deadly_romantic 22/06/2023
O que é ser humano?
Eu simplesmente nao tenho palavras pra descrever o peso desse livro, mas vou tentar.
primo levi relata sua experiência como prisioneiro no campo de trabalho de auschwitz-morowitz e como sobreviveu. em todo o livro ele descreve em detalhes a fome, a dor, o frio, a doença, a exaustão, a morte. mas, por mais detalhado que seja seu relato, ele mesmo reconhece que suas palavras não significam nada para um ser humano livre, porque não existe vocabulário para descrever o horror dos campos de concentração.
ele descreve como os SS eram o menor dos problemas lá, pois raramente tinham contato direto com os prisioneiros. descreve a hierarquia de comando dos próprios detentos. descreve os subornos e roubos. descreve a economia do mercado negro do campo. descreve o que se é capaz de fazer para sobreviver.
mas apesar de toda a repugnante riqueza de detalhes, o relato não é o ponto central do livro. ele é apenas um instrumento, um modo de fazer-nos questionar o que é ser humano. um modo de fazer-nos pensar como foi possível que se transformasse um homem em escravo integral até ser eventualmente jogado ao gás, ao fogo, à forca ou à ponta de uma pistola como parte de um frio protocolo. um escravo que perde o direito de pensar, de sentir, que comete o pior dos crimes para se manter vivo. um escravo que tem sua humanidade tirada de si.
esse livro nos faz dar mais valor à comida de cada dia, à cama em que dormimos, e à cabeça que podemos usar para pensar.