A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil

A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil Becky Chambers




Resenhas - A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil


734 encontrados | exibindo 586 a 601
40 | 41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 |


Natalie 20/05/2020

A longa viagem a um pequeno planeta hostil
O universo criado é interessantíssimo e envolve assuntos que despertam a curiosidade dos amantes de sci-fi (sério, a apresentação é incrível); contudo, o enredo não surpreende, não dá a sensação do clímax e de um desfecho de tirar o fôlego.
comentários(0)comente



Dani do Book Galaxy 19/05/2020

Como falar sobre diversidade, família e pertencimento e ainda assim divertir? Num sci-fi, claro!
Uma das coisas que mais gosto do gênero de sci-fi é que ele permite que autoras brilhantes como a Becky Chambers usem o máximo de sua imaginação, sem nenhum limite. E o que acaba acontecendo quando esses autores se libertam dessa forma é que eles nos presenteiam com raras obras como "A longa viagem a um pequeno planeta hostil".

A despeito do título gigante (e que eu sempre fico com preguiça para falar), eis um livro que me deixou bastante confortável durante sua leitura. Apesar de se tornar um pouco arrastada em alguns pontos aqui e ali, a narrativa de Becky Chambers é tranquila, de linguagem fácil, divertida e bastante descritiva.

Sua característica descritiva, aliás, acaba por ser tanto o ponto mais forte do livro como também o único ponto de atenção, que me fez classificá-lo como quatro estrelas e meia ao invés de cinco.
Muito bem escrito, conforme mencionei, o livro tem um desenvolvimento intenso de personagens. Assim, temos muitos detalhes das diferentes espécies alienígenas e as histórias de cada um. Algumas cenas me lembraram de O Guia do Mochileiro das Galáxias e até de Star Wars, sci-fis célebres que exploram com intensidade o relacionamento e interação interespécies.

Assim como Douglas Adams nos oferece em suas obras detalhes sobre os diferentes tipos alienígenas que possivelmente encontraríamos na galáxia, Becky Chambers também foi pelo mesmo caminho, nos oferecendo uma pluralidade cultural extremamente rica.

Tal multiplicidade de espécies permitiu que a autora as explorasse como quisesse para tratar, de maneira criativa, as questões sobre diversidade, respeito e intolerância entre elas, bem como os diferentes relacionamentos encontrados na galáxia. Afinal, a autora propõe uma realidade onde existem dezenas de milhares de seres diferentes que interpretam o Universo à sua maneira, respeitando suas próprias crenças, cultura, instintos e modo de vida.

Outro aspecto clássico dos maiores títulos de ficção cientifica, abordado pela autora neste livro, foi a Inteligência Artificial - e declaro, aqui, que este foi meu ponto preferido de toda a história. Confesso que eu gostaria que a autora explorasse o assunto ainda mais aqui (e fiquei extremamente satisfeita em descobrir que a continuação do livro aborda justamente este aspecto), pois ela o trata com bastante propriedade e de uma forma que tocou meu coração.

Por falar em tocar o coração, uma sensação persistente em cada página do livro é a de acolhimento. Descrevendo a nave Andarilha como um grande lar, onde cada tripulante (por mais diferente que seja) compõe uma família, a sensação que se tem, ao estar a bordo nela, é que você, leitor, também pertence a este ninho. É engraçado como um livro consegue nos transmitir isso com apenas palavras; mas é o que acontece.

Dito isso, a história em si parece que não evolui muito. De fato, este não é um livro onde acontecem muitas coisas; é um livro onde o desenvolvimento e, principalmente, o relacionamento entre as personagens é o foco. A leitura, apesar de extremamente prazerosa e capaz de me despertar diferentes emoções em muitas passagens, demora um pouco para evoluir e, em alguns momentos, eu sentia que tinha lido umas 300 páginas, mas sem sair do lugar na linha do tempo da história.

Esse aspecto mais lento do livro poderia soar até como algo ruim, mas não é. Para mim, foi uma experiência rica e emocionante, e gostei de ver esse aspecto mais delicado sobre os diferentes tipos de amor e relacionamento em um livro sci-fi.
É uma história que expandiu meus horizontes e minha mente, e me fez me questionar sobre os julgamentos que fazemos, mesmo que inconscientemente, ao olhar para as pessoas. O quê, em meio a tudo o que vemos em seu exterior, conseguimos apreender sobre elas e que de fato é real? Como podemos julgá-las só pela aparência, seu modo de falar ou andar, sem nem mesmo conhecer seu passado, crenças, sua bagagem?

Uma das mensagens que mais me marcou foi a de que, para nos conheceremos e entendermos nosso lugar no Universo, precisamos ter o coração aberto e olharmos mais ao nosso redor - e menos para nós mesmos.
comentários(0)comente



Enndiel 18/05/2020

Surpreendente
No início não achei que ia ser muito incrível, mas a cada página eu me surpreendi. O final é muito bom, você fica com uma sensação de que foi perfeito mas que poderia ter um 2 livro de tão interessante que é ver a vida da tripulação da Andarilha.
comentários(0)comente



Fanny 16/05/2020

Incrível!
O livro é extremamente autêntico e ?me fez pensar sobre infinitas formas de se relacionar e tipos constituições de famílias. Tem casal lésbico, personagens não binário, trans... mesmo não sendo um tema central, a autora trata o tema sexualidade de uma forma criativa, com muita representatividade apresentando as diversas formas de ser e se relacionar.
Xabriel 16/05/2020minha estante
Tenho um amigo que me recomenda bastante esse livro, agora deu vontade de ler.


Fanny 16/05/2020minha estante
Super recomendo! É ficção científica! Amo!!! Hahaha No início achei que lembraria vagamente a pegada que tem o guia do mochileiro das galáxias! Mas é um livro muito autêntico e criativo!!!


Xabriel 16/05/2020minha estante
Obrigado pela recomendação, também gosto de ficção científica.


Fanny 16/05/2020minha estante
Mas confesso que as primeiras 140 páginas não consegui me conectar tanto com a história. Depois não conseguia mais largar o livro!


Xabriel 16/05/2020minha estante
Normal kkkk




Lucas Gonçalves 14/05/2020

Anseio por mais!!!
Que personagens incríveis! Me senti como se eu fosse parte dessa tripulação, acompanhando cada momento de alegria e tristeza. Além de perceber o quão valoroso as mensagens tem para dar. Queria dar vários fios de cabelo a autora kkkkkk, só para poder dizer o quanto ele me marcou!
comentários(0)comente



Adrieli 13/05/2020

Favoritado
Uma história envolvente e apaixonante, focada no desenvolvimento e interação entre seus personagens. Foi impossível não me encantar com cada um e querer saber tudo sobre suas viagens.
comentários(0)comente



Lai 13/05/2020

Incrível!
É um livro que descreve personagens, bem como, a história de cada um deles de uma forma muito rica. No começo é preciso se organizar mentalmente, pois a diversidade de espécies é ampla e a autora faz questão de descrever como vivem, como se comportam, quais são seus costumes e no que acreditam. Apesar de se tratar de uma ficção científica, a obra traz à tona - de forma totalmente humana - questões de gênero, política, autoestima, poder feminino e amizade. Sendo assim, nos leva a pensar temas tão atuais que se fazem presentes em nosso cotidiano. Com certeza tornou-se um dos meus preferidos.
comentários(0)comente



Alice que Lê @aalicequele 11/05/2020

Um livro sobre personagens.
É um livro sobre personagens.
No livro A Longa Viagem a um pequeno planeta hostil nós iremos conhecer a tripulação da nave Andarilha, iremos ver a rotina deles durante uma viagem longa a trabalho e conheceremos suas histórias.
Não leia esperando grandes acontecimentos, o livro em si não é especificamente sobre a viagem ao planeta hostil e não é um livro com começo meio e fim cheio de plots twist, é sobre personalidades, amizade e convivência entre amigos.
O livro começa pelo ponto de vista de Rosemary mas o seu desenvolver é contado por todos personagens, não temos um principal. O que torna a leitura interessante, ver alguns acontecimentos de diferentes pontos de vistas e consequências, mas não pense que foi escrito de uma forma repetitiva pois não foi! Mesmo sendo o mesmo fato os pontos de vista são diferentes e alguns detalhes também.
A leitura é lenta, tive a sensação de ler, ler e não sai do lugar. Como não temos grandes acontecimentos o livro no início é desgastante, do meio para o fim a leitura engrena, consegui a partir daí um ritmo legal. Confesso que tive que insistir para não desistir de ler, e de certa forma não é um livro que eu saio indicando para todo mundo. É uma leitura densa mas conhecer o universo vasto desenvolvido por Becky é uma experiência incrível! O livro exige paciência de quem não é acostumado com Sci-fi. Os personagens foram desenvolvidos de uma forma linda, a criação deles, as histórias e suas personalidades me encantaram! A forma com que a autora criou cada um, fez eles se encaixarem dentro desse universo, desenvolveu suas histórias, o passado e origem de cada um merece ser reconhecido e por esse motivo o livro merece 5 estrelas. E ver cada um interagindo num grupo com suas peculiaridades tornou o livro interessante.
E sua história é isso, temos um universo vasto, com criaturas incrivelmente bem desenvolvidas e interessantíssimas, personagens que conheceremos a fundo e passamos a presenciar suas relações pessoais e profissionais dentro de uma nave de perfuração espacial durante uma longa viagem a trabalho!
comentários(0)comente



guizo | @euguizo 08/05/2020

A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil - Becky Chambers
Um verdadeiro cristal da ficção científica. Becky cria uma atmosfera perfeita no espaço, e não precisamos de batalhas intergaláticas ou plots mirabolantes para nos encantarmos pela história e personagens. Cada particularidade desse universo mostra o quão genial essa estória é. perfeito ♡
comentários(0)comente



Rai 05/05/2020

Muito bom mas não entendi o hype
Mas Raissa, como assim tu não entendeu o hype depois daquele comentário completamente surtado às três e meia da manhã? Entenda, meus amores, se um livro de 350 páginas só me emociona em uma única cena, então não tem hype pra mim (ok, teve uma outra cena específica que eu dei um gritinho, mas tava bem óbvia que ela ia acontecer, então não conta).

Isso não faz dele um livro ruim. Pelo contrário, ele é muito bem escrito, personagens bem apresentados e desenvolvidos (espero outras surpresas no restante da série), com um final fechadinho (mesmo tendo continuação), e um mundo bem explicado. Eu tinha tudo pra amar esse livro e favoritar ele pro resto da vida, mas não senti aquele calorzinho no coração, sabem? Não consegui me apegar tanto assim aos personagens, talvez por ter muitos e muitos pontos de vista diferentes, e quando me apeguei a um, deu no que deu.

Mas é um livro incrível e eu recomendo pra todo mundo. E, se puderem, comprem o físico! A capa é a coisa mais linda e hipnotizante desse mundo!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mariii 02/05/2020

A longa viagem a um pequeno planeta hostil
É um livro de muita ficção cientifica, com espaçonaves, diversas espécies alienígenas, governo intergalactico e tudo mais, mas que trata de forma muito real como nos sentimos muitas vezes perto de pessoas diferentes ou como o olhar dela sobre nós pode ser diferente, este volume conta basicamente de uma guarda livros que vai para a "andarilha" ajudar o capitão a organizar a papelada e nisso ela se envolve nesse mundo intergalactico, mas não pense que o livro só se trata dela, pois toda a tripulação é bem desenvolvida e são todos apaixonantes. É uma leitura divertida e leve, não é muito bem o que costumo ler e mesmo assim me cativou.
comentários(0)comente



selvadelivros 01/05/2020

A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil
Ideal pra começar a ler ficção científica ou para aqueles (como eu) que não têm o costume de ler esse gênero por causa dos termos.

A princípio parece que o livro vai ser focado em apenas uma personagem, que seria a Rosemary, mas ele acaba se aprofundando em cada um dos personagens. Isso foi magnífico porque conseguimos conhecer todos eles um pouquinho mais a fundo, e não é sempre que a gente tem livros com pontos de vistas assim diferenciados não é mesmo? E que histórias esses personagens carregam ein! Poxa vida 🖤.

Fazia muito tempo que eu não lia um livro que se passa no espaço e ver todo o mundo (ou melhor, universo) que a autora criou pra essa história me deixou sem palavras. A criatividade dela é grandiosa.

Amo forte livros onde os autores criam espécies diferentes, sejam de humanos, humanoides e afins ou de animais, e em Pequeno Planeta Hostil temos uma variedade enorme de novas espécies. Vou confessar que não consegui decorar todos os nomes delas e associar aos corpos e formas, mas isso é perfeitamente normal no meu caso 🤷🏻‍♀️.

Citando alguns personagens: estou precisando ter umas conversas com Dr. Chef. Melhor do que muito psicólogo por aí 🤭. E Sissix é um hino, também preciso de uma amiga sem papas na língua (e com um rabo) que nem ela hahaha.

Mais um livro engraçado pra conta. Porém também foi o livro em que chorei por causa de uma inteligência artificial. Não vou nem tentar me defender, foi assim que aconteceu.

Um livro lindo. As pessoas sempre falaram que esse livro era maravilhoso, só que quando eu comecei a ler ele fiquei me perguntando o que de tão incrível as pessoas viam naquelas páginas... A escrita era realmente boa, mas em geral estava ok, porééém quando as coisas começaram a acontecer e a história se desenvolveu eu entendi muito bem o porquê de tanta idolatria. Ele é lindo de formas tão diversas, toca em assuntos tão necessários e traz uma gama de reflexões... Por favor leiam esse livro.

site: https://www.instagram.com/p/B8ACjGhDNZE/
comentários(0)comente



@umapaixaochamadalivrosblog 01/05/2020

Singular.
Boa noite leitores,
Li este #livro em #ebook após ler alguns comentários muito positivos, mas sem saber o enredo. A capa chama bastante a atenção. Imaginei algo aventureiro. E de certa forma, é. Se o pudesse descrever em uma única palavra, seria singular. Bem diferente de tudo o que eu já li. #ficcaocientifica nível máximo.
Gostei bastante do início e do final do livro, mas confesso que algumas partes foram difíceis para me conectar a história. É um mundo novo, diferente, com regras e situações bem distintas. Porém ao analisar o todo, o livro trata de questões comuns e fundamentais. Como questões de gênero, raça, sexualidade e família.
Os personagens são carismáticos e profundos. Meu preferido foi o capitão, Ashby.

Um dos motivos do sucesso é a abordagem da história. Elementos essenciais em qualquer narrativa #scifi estão muito bem representados, como a precisão científica e suas possíveis implicações políticas. O gatilho principal é a construção de um túnel espacial que permitirá ao pequeno planeta do título participar de uma aliança galáctica. A tripulação da nave espacial, Andarilha, é composta por indivíduos de espécies, gêneros e planetas diferentes, incluindo um médico de gênero fluido, uma estagiária nascida nas colônias de Marte, uma piloto reptiliana, personagem com inteligência artificial, entre outros. Temas como amizade, força feminina, novos conceitos de família, poliamor e racismo fazem parte do universo da narrativa.

#alongaviagemaumpequenoplanetahostil #beckychambers #darksidebooks #2017 #ficcaonorteamericana #notaquatro #leitora #lendo #literatura

Beijos e até a próxima ?.
comentários(0)comente



Laura 28/04/2020

Admito que comprei o livro pela capa, que achei muito bonita... mas não sabia o que esperar da historia, estava com receio de me perder por ser algo muito diferente de tudo que eu ja li. No entanto, no decorrer das paginas eu me apaixonei com o enredo, com cada personagem e a historia da Andarilha. Uma característica que me prendeu muito a esse livro foi o fato de não haver um protagonista e vários personagens secundários, o que eu senti foi que todos foram protagonistas, pude conhecer cada personagem da historia e me apegar a eles querendo saber cada vez mais o que estava por vir. Outro fator que me interessou muito foram as ?pequenas historias? dentro de um enredo traçado, pelo titulo sabemos que é uma longa viagem a um pequeno planeta hostil, mas durante a jornada da tripulação, ocorrem varias pequenas jornadas que possibilitam uma aproximação muito grande com as personagens. Então, para mim, foi fantástico! Indico muito para quem gosta de ficção!
comentários(0)comente



734 encontrados | exibindo 586 a 601
40 | 41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR