A história secreta

A história secreta Donna Tartt




Resenhas - A História Secreta


890 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


lisia 25/02/2023

Bom e enjoativo
A história secreta é um livro que eu achei que fosse me prender muito mais do que realmente prendeu.

logo no prólogo já sabemos quem são os assassinos e quem foi assassinado, isso dá um ar de mistério diferente pra história, pois te leva a querer saber quais foram os motivos e circunstâncias que levaram a tal homicídio.
porém acaba que no decorrer do livro o mistério se perde, você fica mais envolvido em outros tópicos do que no mistério principal em si.
além disso, achei a leitura muito "pesada" por assim dizer, donna tartt é uma ótima autora, porém creio que não me adaptei tanto a escrita da mesma por conta dos capítulos muito longos.
apesar de tudo, a história é maravilhosa. definitivamente um bom livro.
comentários(0)comente



Wellington Kling 26/02/2023

Eu gosto muito da escrita da Donna Tartt. Eu gosto desses livros que descrevem muito o ambiente, me faz sentir bem imerso na história, e mesmo os momentos que não acontecem muita coisa, eu gosto muito.

Os personagens aqui são bem complicados, não teve um que eu tenha me apegado muito, mas creio que a intenção tenha sido essa, são personagens totalmente alienados do mundo a sua volta (os comentários dos personagens sobre a América Latina mostram que eles não sabem nada do que acontece fora do mundo deles, as vezes me incomodaram um pouco kk). Acho que do grupo ali, me apeguei um pouco mais ao Francis e ao Richard, mesmo. Henry é um doido.

Eu gosto mais da primeira parte do livro, acompanhar a amizade conturbada deles se formando foi bem legal e lentamente caminhando ao acontecimento que marca livro. A segunda parte de inicio eu senti que perdeu um pouco o ritmo e demorei um pouco até me engajar na leitura de novo, mas depois começa a ficar mais interessante de novo. Gosto de como o livro vai mostrando que a amizade deles vai caminhando para o fim, que não será a mesma coisa do que foi (se é que foi uma amizade mesmo ou eles fingiam que era.) E o final achei muito bom, todo o ar melancólico que ele passa...

Eu acho que eu gosto mais do Pintassilgo pela temática do livro, mas não tenho certeza de qual eu prefiro. Uma coisa que aqui me parece menos problemático do que no Pintassilgo é a questão de representação de minorias. Aqui é basicamente um livro com personagens brancos, acho que tem poucos não-brancos aqui, mas no Pintassilgo apareceu alguns muito estereotipados...
Os comentários do personagens sobre a América Latina que me incomodaram, eles tratando como se aqui fosse uma selva que todo mundo vive se matando, que não tem cultura... mas acho que isso é reflexo da mentalidade dos personagens mesmo, não sei é um problema da autora.
comentários(0)comente



Alícia 27/02/2023

Adorei a história, é um livro intenso e que dá uma sensação agridoce. Mas é muito longo. A obra é cheia de detalhes desnecessários, que não têm nenhuma função no enredo, o que torna a leitura um pouco chata. Apesar disso, em nenhum momento perdi interesse pelo livro, já que o suspense prende o leitor.

No final, foi uma sensação de tristeza, certa impotência, perante tudo o que aconteceu.
comentários(0)comente



Leticia.Rebecca 27/02/2023

Eu amo esse livro TANTO!
Não sabia nada da história quando comprei a versão física e me surpreendi muito com a profundidade dos personagens e principalmente as consequências que continuam cada vez mais pelo livro quando geralmente vc pensaria "ahh vai acabar por aqui" mas a vida continua e no final tudo que parecia certo no começo pode mudar.
Me prendeu muito ao ponto de ler as mais de 500 páginas e querer mais.
comentários(0)comente



bele 27/02/2023

Apesar de ter várias partes cheia de detalhes, a maioria desnecessarios, essa riqueza de detalhes cria o ambiente perfeito na sua cabeça. Logo no começo, já é dito quem é assassinado e quem assassinou, criando uma bolha de mistério pra descobrir o que fez eles chegarem a fazer o que fizeram. Eu preferi a primeira parte porque a amizade deles está cheia de obstáculos e acontece mais coisa, mais mistérios. Já na segunda parte, é uma mistura de remorso, não pelo que fizeram, não por altruísmo, mas por egoísmo da própria alma humana, que é mostrada de forma agridoce e crua. Os personagens são tão bem construídos que chegam a fundo na essência do ser humano. Nunca pensei que esse livro ia ter esse final, apesar de ter previsto vários acontecimentos, o livro chega a ser previsível de uma forma imprevisível.
comentários(0)comente



Leticia.Kaminski 08/03/2023

Um livro bem complicado de falar sobre, são personagens muito detestáveis e difíceis de gostar, não são carismáticos, bem estranho, porque não me apeguei nem no protagonista kkk
É muito bem escrito, a história é bem interessante, todo o desenrolar, o que estragou na minha opinião foram os personagens em si.
Até recomendo a leitura, mas pode deixar no fundinho da lista kk
comentários(0)comente



Laura 16/03/2023

A ascenção e queda do esteticismo
Eu particularmente estava ansiosíssima para essa leitura e finalmente a concluí.

a história secreta retrata o richard que é esse garoto que ainda não parece ter se encontrado, ele vem de um lar conturbado na Califórnia e parte por impulso, parte por um desejo de ir o mais longe de casa (e uma pitada de por que não?) ele se inscreve para o curso de grego em uma universidade em outro estado, e assim começa a história, o que imaginei que seria uma espécie de coming of age de auto descoberta entrelaçado com esse teor de classicismo e filosofia, a exploração dos 5 personagens marcantes do grupinho novo e como o Richard sendo tão diferente deles iria se adaptar, acaba se tornando um thriller emocionante.

em nenhum momento a donna tartt chega a me decepcionar com a sua escrita, é tratado em primeira pessoa e mesmo o Richard não sendo essa pessoa mais culta do mundo, recebemos várias belas descrições sobre a neve ou sobre o desenrolar de um crime.

quanto aos personagens, só tenho algumas ressalvas quanto à Camilla, mas isso pode ser explicado pelo fato do livro ser narrado pelo Richard e ele sempre romantizar a existência dela, de forma que ela vira algo quase irreal, e um pouco bidimensional até. no geral acho que temos uma boa ideia de como é a personalidade de cada um dos personagens

e por fim a meu aspecto preferido é como parece que o brilho, as expectativas e a beleza até dos personagens vai embora depois que aquele evento acontece, como se qualquer feitiço ou lente embelezadora que estivesse sobre a visão do richard simplesmente se esvaisse depois daquilo, me lembrou o retrato de dorian gray.
comentários(0)comente



Yas Rez. 14/03/2023

Dever, piedade, lealdade, sacrifício
Não é porque um livro tenta seguir a linha de criação dos clássicos, ou porque apresenta conhecimentos filosóficos e complexos, que isso torna o livro bom. E esse livro é um exemplo disso.

Ele não é ruim, ao contrário, a intenção da autora de focar (assim como nos clássicos) mais no sentimento dos personagens e na imersão do ambiente, foi muito bem feito. Mas faltou história, faltou mesmo.
Os clássicos tem grandes romances, guerras épicas, heróis e deuses. Eles não são famosos só por sua capacidade de nos fazer sentir o que os personagens sentem.
Então acho que esse livro foi infeliz nesse ponto, simplesmente faltou história.

Não se pode negar que ficamos imerso no mundo dos personagens, sentimos profundamente o que eles sentem, lealdade, repulsa, raiva, amizade (mesmo que de uma forma deturpada). Mas mesmo assim não dá pra se apegar aos personagens porque eles são apresentados de forma superficial demais.
A autora tinha tudo na mão, poderia aprofundar os relacionamentos, mas não fez. Ela dava deixas de coisas que poderiam acontecer, e você fica esperando aquilo acontecer na história mas aí simplesmente aquilo fica esquecido. Parece que ela foi tendo ideias ao longo do livro e foi deixando elas pra trás. E isso foi bem frustrante.

Enfim, um livro é um livro, e só por isso ele já é valioso. Mas a verdade é que ele tinha potencial para ser bem melhor.
comentários(0)comente



Camila | @abismos.literarios 14/03/2023

(Resenha publicada no IG: @abismos.literarios)

“Qualquer ação, no tempo infinito, reduz-se a nada.”

Richard, ao ingressar na faculdade, se inscreve na turma de Grego Antigo, o grupo mais peculiar e isolado da sua universidade. Uma turma pequena, com apenas seis alunos, e um único professor tão sofisticado e excêntrico quanto seus alunos que se dedicam ao estudo da grécia antiga e ao idioma.

Logo no início da leitura já descobrimos que um desses jovens será morto, e o desenrolar da história a partir desse fato é compreendendo o que aconteceu, e porquê, entre eles que levasse até esse desfecho, além das consequências, principalmente morais e emocionais, que irão impactar esse grupo até muitos anos depois do ocorrido.

“O tempo é algo capaz de desafiar primavera e inverno, nascimento e morte, o bem e o mal, indiferentemente.”

A história secreta é um deleite para os amantes de dark academia - histórias que se passam no universo acadêmico com foco na literatura, filosofia ou arte. Donna consegue desenvolver uma trama bem elaborada e sombria, repleta de mistérios e questionamentos, com personagens complexos e ambíguos, o que acaba deixando o leitor desconfortável ou em dúvida sobre certas ações ou personagens em si.

Vale pontuar que não é uma leitura rápida; apesar do mistério e suspense que envolvem a história, Donna faz com que seja uma leitura extremamente imersiva, construída pouco a pouco, tanto no que tange a ambientação acadêmica, os personagens e o crime em si. Mas quando concluída, é uma leitura que vale muito, e uma experiência inesquecível.

“Beleza é terror. O que chamamos de belo provoca arrepios. E o que poderia ser mais aterrorizante e belo, para mentes como a dos gregos e a nossa, do que a perda total do controle? Soltar as amarras do ser por um instante, estraçalhar a estrutura de nossos egos mortais?”

site: https://www.instagram.com/p/CpxerjiL0NU/
comentários(0)comente



Sarah 13/03/2023

Com esse livro chego a conclusão que dark academia talvez não seja para mim, é o segundo que tento ler do gênero e não consigo passar da metade. É um livro sem dúvidas muito bem escrito, mas que não funcionou comigo. Achei a história arrastada e não consegui sentir nada pelos personagens.
comentários(0)comente



Juliana (Ju/Jubs) 12/03/2023

Não consigo parar de pensar que esse livro é como uma bola de cristal, transparente. A história é contada de uma forma que dá pra ver o que motiva cada personagem, dá para ver tudo ao redor do objeto, que é o crime, a morte de Bunny.

Desde o começo o leitor sabe que Bunny morre, como ele morre e quem mata. Mas não conhece nenhum personagem ainda, e essa aproximação é feita bem lentamente, como quando conhecemos pessoas novas.

Primeiro sabemos suas qualidades, depois nos acostumamos com a presença, e com o tempo vemos os defeitos, e decidimos se ficarmos por perto ou não.

Donna Tartt nunca decepciona, a situação pode ser horrível demais para ser verdade, mas ela vai tornar a experiência mais real possível. Eu amo isso nela.

A única coisa que eu gostaria era uma ambientação mais sombria, como o Dark Academia "vende", e personagens mais carismáticos, queria me apegar mais a eles. Só que são tantos segredos que passei a maior parte da leitura desconfiada, até que percebi que era o que Richard sentia também, ele desconfiava, mas já estava muito preso ao grupo.

Era tarde demais.
comentários(0)comente



Thaissa 09/03/2023

Nossa, demorei alguns dias pra conseguir escrever qualquer coisa sobre o livro KKKKK até a página 50 demorei alguns meses, da 50 até a 560 foram 4 dias, juro, me prendeu com um leve esforço por causa do começo mais truncado, muito tempo e esforço mental pra uma página só, dps fica mais fácil e mais emocionante, não conseguia largar, lia até no serviço e só parava quando começava a ficar nervosa de tensão KKKKKK que livro IMPECÁVEL, gostei demais, quero indicar pra todosss
comentários(0)comente



Carolina160 06/03/2023

Simplesmente decepcionada. Li o livro por indicação e não me dei bem com a experiência. Uma trama que não prende a atenção chegando a ser por vezes monótona. Para um livro grande, tem poucos pontos que geram expectativa. Um enredo sem graça e um desfecho nada empolgante.
comentários(0)comente



Claudio.Berlin 28/02/2023

Distração com conteúdo
Um grupo de alunos universitários de ciências clássicas ( especializado em grego ) , se envolve em uma orgia , uma ode à divindade grega Dionisio .
Acontece um acidente inesperado.
A primeira parte do livro lida com a construção do grupo , a paixão pelo grego , personagens marcantes , com personalidades muito interessantes.
O ambiente cultural foi extremamente agradável para mim .
A segunda parte lida com as consequências do acidente .
Embora o livro tenha alguns trechos desnecessariamente longos ( e monótonos ) , o total do livro é muito bom .
A autora faz algumas críticas a sociedade americana ,com o excesso de álcool consumido .
É irônica com o clássico mau gosto do americano médio .
Vale a leitura .
comentários(0)comente



João 05/03/2023

?It's a very Greek idea, and a very profound one. Beauty is terror. Whatever we call beautiful, we quiver before it.?
comentários(0)comente



890 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR