Camila | @abismos.literarios 14/03/2023
(Resenha publicada no IG: @abismos.literarios)
“Qualquer ação, no tempo infinito, reduz-se a nada.”
Richard, ao ingressar na faculdade, se inscreve na turma de Grego Antigo, o grupo mais peculiar e isolado da sua universidade. Uma turma pequena, com apenas seis alunos, e um único professor tão sofisticado e excêntrico quanto seus alunos que se dedicam ao estudo da grécia antiga e ao idioma.
Logo no início da leitura já descobrimos que um desses jovens será morto, e o desenrolar da história a partir desse fato é compreendendo o que aconteceu, e porquê, entre eles que levasse até esse desfecho, além das consequências, principalmente morais e emocionais, que irão impactar esse grupo até muitos anos depois do ocorrido.
“O tempo é algo capaz de desafiar primavera e inverno, nascimento e morte, o bem e o mal, indiferentemente.”
A história secreta é um deleite para os amantes de dark academia - histórias que se passam no universo acadêmico com foco na literatura, filosofia ou arte. Donna consegue desenvolver uma trama bem elaborada e sombria, repleta de mistérios e questionamentos, com personagens complexos e ambíguos, o que acaba deixando o leitor desconfortável ou em dúvida sobre certas ações ou personagens em si.
Vale pontuar que não é uma leitura rápida; apesar do mistério e suspense que envolvem a história, Donna faz com que seja uma leitura extremamente imersiva, construída pouco a pouco, tanto no que tange a ambientação acadêmica, os personagens e o crime em si. Mas quando concluída, é uma leitura que vale muito, e uma experiência inesquecível.
“Beleza é terror. O que chamamos de belo provoca arrepios. E o que poderia ser mais aterrorizante e belo, para mentes como a dos gregos e a nossa, do que a perda total do controle? Soltar as amarras do ser por um instante, estraçalhar a estrutura de nossos egos mortais?”
site: https://www.instagram.com/p/CpxerjiL0NU/