laxxal 02/12/2021
Úrsula é um livro que deveria ter muito mais reconhecimento, esse é o primeiro romance brasileiro escrito por uma mulher, uma mulher negra e nordestina que escreveu justamente sobre questões raciais vivendo em uma das províncias mais escravistas do Brasil. Fiquei completamente impressionado depois dessa história e da aula absurda de literatura nos posfácios desse livro.
Essa história possui dois focos: o romance central e o outro, que é o principal, e aparentemente conta a história dos personagens coadjuvantes, mas que são os verdadeiros protagonistas. Achei ambas as histórias admiráveis, a primeira me lembrou bastante de "O Morro dos Ventos Uivantes" (um dos melhores livros que já li) com romances de muita intensidade com amor, violência e melancolia, já a segunda, mostra como as pessoas escravizadas viviam, pela primeira vez, mostrando seus pontos de vista com suas individualidades, questões pessoais, objetivos e protagonismo de alguma forma nas lutas abolicionistas.
Esse livro, como aprendi durante a leitura, possui muitos pontos inéditos para a literatura e para o seu contexto, é fenomenal a qualidade e profundidade desse desenvolvimento, onde ao ler qualquer parte, você consegue aprender ou interpretar algo diferente.
Certamente se tornou um dos meus favoritos, infelizmente só fui conhecer Maria Firmina agora, mas não vou perder mais tempo para ler outras coisas da autora e com certeza farei releituras dessa preciosidade que é Úrsula.