JefersonBOli 07/03/2021Nosso ?A Dama das Camélias? brasileiroLi este livro na faculdade há alguns anos e, levemente exausto, não dei a atenção que ele merecia. Hoje, com a mente mais aberta, pude dar outra chance a ele.
A comparação com ?A Dama das Camélias? de Alexandre Dumas é inevitável, sendo até mesmo referenciado no livro pelo próprio José de Alencar. Claro que possuímos neste uma versão abrasileirada e mais próxima de nossa realidade.
Paulo é bem chato às vezes com suas crises de ciúmes. Senti isso da primeira vez que li e não consegui deixar de sentir novamente na releitura. A parte em que conta o passado de Lúcia é pra mim uma das mais marcantes de toda a história.
Quando dizem que ?livros clássicos não são ruins, são apenas lidos em momentos errados da vida? eu até concordo, pois hoje pude aproveitar a trama valorizando mais os detalhes e a carga de sentimentos espalhados pelas páginas como não havia experimentado antes. É um outro clássico brasileiro que recomendo, pois vale a viagem ao Rio de Janeiro do século XIX.
Romance romântico não faz muito o meu estilo literário, mas, para quem gosta, considere uma estrela a mais na classificação que dei, pois a história é boa.