Carine 14/12/2020Leitura de LucíolaNo início da leitura conhecemos o Paulo, jovem pernambucano que chegou à cidade do Rio de Janeiro a pouco tempo, o mesmo ainda não está completamente estabelecido e conta apenas com ?amizades e contatos? para organizar sua vida.
Logo no primeiro capítulo conhecemos Lúcia, uma das mais famosas e requisitadas cortesãs da corte do Rio de Janeiro na época.
Paulo se apaixona por lúcia quase que à primeira vista e fica fascinado com a dualidade apresentada nessa mulher. Lúcia tem um comportamento que beira sempre os extremismos, doce e recatada para devassa e orgulhosa num piscar de olhos.
Eles iniciam um romance conturbado, marcado de maus entendidos e fofocas de amantes outrora dispensados por Lúcia.
Infelizmente esse livro não tem um final feliz, é algo agridoce até certo ponto, mas um pouco decepcionante para mim...
Sofri muito com a caracterização da Lúcia que ocorre na metade final do livro, porém após realizar algumas pesquisas consegui me sentir mais conformada com o final que o autor José de Alencar deu a ela. O contexto histórico de fato não o permitia mais!
Sinto que houve um grande crescimento no personagem de Paulo, ele após sua vivencia com Lúcia se torna menos preconceituoso e percebe que algumas mulheres tem suas escolhas reduzidas ou até mesmo tiradas a força suas mãos.
O livro não ganhou 5 estrelas pois me fere pessoalmente ver a figura feminina tão marcada e oprimida pelos conceitos arcaicos de "moral" da época, onde basicamente uma prostituta por mais que ?redimida? não poderia ter um final feliz em hipótese alguma. Entretanto posso dizer que esse livro se tornou um dos meus favoritos da vida, mesmo que o final tenha me desagrado.