spoiler visualizarBP 20/07/2013
Luciola e o Romantismo Brasileiro
O livro ‘‘Lucíola’’ de José de Alencar é um romance urbanista que se passa na rua da Lapa no Rio de Janeiro em 1855 e conta o romance entre uma prostituta de luxo e um rapaz ingênuo.
O livro é escrito em cartas que o narrador personagem iria contar pessoalmente a uma senhora, mas não o fez porque viu sua neta de apenas 16 anos, na casa e ela poderia ouvir a conversa,
Paulo é de Pernambuco e foi ao Rio para visitar a corte e nessa viagem conheceu Lúcia. Nas primeiras vezes que a viu, a pré-julgou uma menina delicada e inocente, mas seu amigo, Dr. Sá logo a apresentou na festa da Glória e falou para ele dá outra face de Lucia que ele ainda não conhecia. Lucia era a prostituta mais bela, disputada e requintada da cidade, mas ainda assim ele se deixa encantar pelo rosto cândido e seu jeito modesto e vai apaixonando-se por ela ao decorrer da estória. Percebe-se assim, a idealização da mulher, característica do romantismo.
Na sucessão dos dias, ele a visitou na sua casa e assim começou o relacionamento. Eles vão para uma festa onde homens e mulheres bebem e as mulheres se insinuam para Paulo e os homens pedem apara que Lucia tire a roupa e ela aceita. Paulo se surpreende em vê-la naquela situação e constata que não é a mesma Lucia que ele conhecia, mas sim, Lucíola a prostituta e deixa a festa decepcionado.
Lucia se arrepende do que fez e pede desculpas para ele na mesma noite, no jardim da casa onde foi dada a festa. Lucia vende tudo para morar com Paulo em um sítio afastado da cidade, onde os dois já estavam com má fama. Os fofoqueiros diziam que ele estava a privando da vida que ela tinha antes, quando não se prendia a nenhum amante para não os dar direito sobre ela e que ele estava sendo sustentado por ela que era rica.
Quando ela começa a ficar doente e se vê grávida dele, conta a sua comovente estória. O seu nome verdadeiro é Maria da Glória e quando ela tinha 14 anos, sua família ficou doente no surto de febre amarela, menos ela. Então, ela para sustentar a família pediu dinheiro para o vizinho, mas ele se insinuou sexualmente para ela que, no começo resistiu, mas quando se viu sem esperanças, aceitou, conseguindo assim dinheiro para ajudar a família. Mas seu pai incompreensível, a expulsa de casa e ela vai morar com uma prostituta chamada Lucia. Lucia morre e ela finge ser Lucia por causa da vergonha de ter se tornado uma prostituta e continua se prostituindo para ajudar a sua irmã, a única pessoa de sua família que sobrevive, colocando ela num internato.
Lucíola neste momento, estava grávida e doente. O seu filho, ainda um feto, não resistiu e ela não quis abortar pois dizia que ela seria o seu túmulo. Assim, percebemos que o herói da estória é Lucia. Mais uma característica do Romantismo. No leito de morte ela deu o último beijo e o pediu para cuidar da sua irmã e que casa-se com ela... Mas ele não aceitou devido ao amor que sentia por Lucia. Anos mais tarde sua imã casou-se com um homem de bem e Paulo continuou triste com a morte de sua amada.
A carta, contando parte da vida do personagem acaba selada por suas lagrimas ao reviver sua estória escrevendo-a.
site: http://ladydaisydann.wix.com/bparticular#!gallery/c60z