Contos

Contos Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - Contos


331 encontrados | exibindo 211 a 226
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |


Beatriz 04/03/2018

Opinião
Em comparação aos outros contos é o menor, porém, o mais interessante, pois deixa claro a vivência não só daquela época mas também nos dias de hoje. Machado estabelece uma linha entre o Ser x Parecer e nos mostra que vivemos uma época em que a nossa "alma externa" que é ligada ao prestigio social, profissional, tem sido mais importante que a nossa "alma interna", que são nossos sonhos e ambições.
Caldinhas 04/03/2018minha estante
Ae mana bia , muito bom hein !


Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Esse conto é fantástico! Discute a duplicidade de consciência existente entre o os outros concebem a nosso respeito e aquilo que realmente somos.




spoiler visualizar
Caldinhas 04/03/2018minha estante
Boa Marcelle até que enfim parou de conversar hein


Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Muito feliz!!! Um texto atemporal e por isso um clássico da Literatura.




Bruno Roma 04/03/2018

Conto Reflexivo
Esta obra de autoria de Machado de Assis, tem como foco o personagem Jacobina, um homem de 45 anos de origem humilde, que de uma certa forma, subiu na vida devido a uma nomeação a um posto militar.

Futuramente, Jacobina foi nomeado Alferes da Guarda Nacional, o que lhe rendeu um aumento significativo de prestigio, perante a profissão que o mesmo exercia.

Porém, como diz aquele ditado " Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades " e maus olhares também, Jacobina passou a ser criticado e invejado, mas em " Contra- Mão ", ganhou o apoio e a admiração da sua familia.

O conto é muito interessante e vale a pena ser lido, pois Machado de Assis retrata com " Maestria ", a sincronização entre corpo e alma, ou seja, uma análise de nós mesmos.
Grace 22/03/2018minha estante
ok


Grace 22/03/2018minha estante
Conto reflexivo?




Tairone 2°b 04/03/2018

Resenha 2º B
Um conto relativamente pequeno em comparação aos outros e o mais interessante , instigante até agora, pela forma em que se lida a sua estrutura e pela forma que Jacobina lida e se questiona com as questões metafísicas e a forma em que e lida a solidão.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Um tema atemporal e instigante.




Nalanda.Rocha 04/03/2018

Se ver como somos
Jacobina era um homem humildade e muito dedicado, um dia conseguiu ser nomeado como alferes da guarda nacional, com isso sua tia orgulhosa lhe deu um espelho.
Jacobina morava só, pela carência o fazia olhar para seu reflexo no espelho. No início ele se enxergava turvo, não estava nítida. Quando ele usava a sua farda conseguia se ver melhor, ele se via como que a farda dava o orgulho ou o poder a ele mesmo.
Gostei do livro, por ser uma história focada em só uma pessoa que era jacobina, não tem enrolação no livro. E sua lição é que precisamos nos sentir bem sem nossa farda, nos sentir bem como somos de verdade.
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Nossa farda???? Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.




Henrique 04/03/2018

...
Putz velho... Eu não entendi nada do livro apenas com leitura por conta da
linguagem... Tive que ir atrás de um resumo falado para poder compreender. Eu não gosto de livros desse estilo, ainda mais quando a leitura é difícil aaaarrr.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Recomendo uma nova leitura para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.




spoiler visualizar
Ana Paula Paim 22/03/2018minha estante
Ingrid,
Também, gosto muito do conto. Machado utiliza um mecanismo filosófico para explicar a "teoria da alma". Assim, como Jacobina, hoje muito mais do que ?ser?, temos a necessidade de ?ter?, somos valorizados e reconhecidos não pela alma interior e sim, pela exterior.




Willian.Muniz 04/03/2018

O conto o espelho retrata uma história que me chamou muita atenção pelo fato de abordar uma conto um pouco intrigante.
Jacobina um homem muito conhecido pelo seu humor .
Ele foi nomeado alferes da guerra nacional e isso de alguma forma mudou a vida dele.
Ao passar do tempo Jacobina foi para o sítio de sua tia .
Lá ela o acolheu muito bem e lhe presentou com um espelho de extrema importância para ela .
Jacobina depois de um tempo resolve se olhar no espelho e só consegui ver uma imagem distorcida e não consegui ver a sua aparência normal ele começou a se se julgava por conta disso . Mas logo resolver coloca a farda e a sua imagem mudou nitidamente .
Na minha opinião esse conto é muito importante porque de tal forma nós ajuda a perceber o nosso ponto de vista e a nossa opinião .
Ana Paula Paim 27/03/2018minha estante
Olá, Willian

Quem não deseja ser sempre o primeiro a ser servido?! Quem não se acostumaria a ouvir tantas adulações e bajulações? A alma da personagem se perde quando não tem mais o grupo de bajuladores e o único recurso é o espelho e a farda.




Samuel.Victor 04/03/2018

Minha opinião
Neste conto aparece o tema de Papéis Avulsos: ser versus parecer, desejo versus máscara, vida pública versus vida íntima. Através de uma aguda análise do comportamento humano, Machado de Assis expõe em “O Espelho” que a nossa “alma externa”, ligada ao status e prestígio social, à imagem que os outros fazem de nós, é muito mais importante do que a nossa “alma interna”, ou seja, a nossa real personalidade.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Ser o primeiro a ser servido é o desejo da alma exterior! Esboço de uma nova teoria da alma humana




Fernanda.Costa 04/03/2018

O espelho
Esse conto retrata o que vivemos hoje em dia, pessoas que são de um jeito e a sociedade não aceita e quer que mude pois na cabeça deles está errado digamos, fala das pessoas que vivem hoje em dia e perde suas ?almas exteriores?, às vezes precisamos de fato olhar nosso interior para nós reconhecermos de verdade, isso tudo por causa das opiniões alheias do ser humano.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Esse conto é fantástico! Discute a duplicidade de consciência existente entre o os outros concebem a nosso respeito e aquilo que realmente somos.




Ruan.Lima 04/03/2018

O espelho
De primeira, eu achei um conto bom, porém ao longo da leitura, eu acabei me perdendo, porém eu conseguir entender do que se trata o livro. O livro é meio que uma reflexão filosófica sobre almas interiores e exteriores, lembrando até um pouco sobre a ideia de Platao do Dualismo psicofisico.
Tairone 2°b 04/03/2018minha estante
boa guy


Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Recomendo uma nova leitura para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.




Augusto.Souza 04/03/2018

Gostei
O Espelho é um conto de Machado de Assis que integra a obra Papeis Avulsos (1882). O escrito traz profundas reflexões filosóficas ao leitor, apresentando uma nova teoria metafísica sobre a alma humana.
Cinco homens estão reunidos em uma sala, sob luz de velas. Quatro discutem metafísica enquanto um apenas ouve. Foi quando o ouvinte, chamado Jacobina – reconhecido principalmente por seu temperamento irritado.
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Machado refletia seu tempo e o pessimismo é uma marca indelével de seus textos. Descrença na humanidade.




Brena.Santos 03/03/2018

Conto indicado pela professora Ana Paula Paim. O conto O Espelho reflete a dualidade que vivemos todos os dias, “o que vão pensar de mim” “o que acho de mim. Normalmente vestimos uma mascara para escondermos o que somos mostrando o que a sociedade quer ver esquecendo-se do que você é para apenas impressionar.
Eu gostei por transmitir essa mensagem, devemos vestir nossa “farda” de quem realmente somos.
Ana Paula Paim 16/03/2018minha estante
Esse conto é fantástico! Muito atual, pois discute a duplicidade de consciência existente entre o os outros concebem a nosso respeito e aquilo que realmente somos. Concordo com você! Abraços




Joao.Vitor 03/03/2018

Resenha: O Espelho
Achei o livro muito bom se comparado ao anterior (O Alienista), pois traz um assunto que muitas pessoas vivem nos dias de hoje, que perdem suas "almas exteriores" ao desvalorizar o seu real ser, e ao visualizar apenas o que as pessoas pensam que você é, OU QUE QUEIRAM QUE VOCÊ SEJA. Isso tornou o livro incrivelmente envolvente , me admirei em como poderia um ator que nunca valorizei me fazer refletir tanto. Obrigado Paim!

2º ano B
Tairone 2°b 04/03/2018minha estante
BOA AMIGO




Ana Beatriz 2G 03/03/2018

O que somos de fato?
O conto nos leva a fazer uma reflexão, vemos que as pessoas dizem o que somos só pelo exterior, e por um momento acreditamos nessa "verdade", por um momento precisamos olhar para nosso interior, só assim nos conheceremos realmente.
comentários(0)comente



331 encontrados | exibindo 211 a 226
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR