spoiler visualizarThayla.Souza 03/03/2018
O espelho
O espelho, é um conto que integra a obra Papéis Avulsos,de 1882, do escritor Machado de Assis, e retrata a história de Jacobina, um homem de origem humilde que recebe um importate cargo militar.
Reunidos em uma casa no Morro da Santa Tereza, estavam cinco amigos. Equanto quatro deles conversavam sobre diferentes coisas, e Jacobina, o protagonista, se mantinha calado. Durante a conversa o assunto acabou por parar em natureza da alma, o que dividiu os quatro amigos e um deles pediu a opnião de Jacobina. Ele lhes explica que há duas almas, a alma exterior e a interior, e conta uma história pessoal sobre o tema.
Jacobina era um homen de origem humilde, quando tinha 25 anos foi nomeado Alferes da Guarda Nacional, o que causou orgulho em seus familiares e inveja em alguns conhecidos. Um tempo depois, ele foi chamdo para passar uma temporada no sítio de sua tia Marcolina que lhe oferece um espelho da Família Real Portuguesa.
Certo dia sua tia precisa sair do sítio para resolver um assunto familiar e o deixa sozinho. Os escravos aproveitando o que aconteceu fogem e deixam o lugar com Jacobina que só ao acordar no dia seguinte percebe o que aconteceu e passa a se sentir sozinho.
Se passaram alguns dias, e Jacobina resolve olhar-se no espelho que havia em seu quarto. Quando ele chega ao seu destino vê no espelho uma imagem distorcida, e entâo decide colocar sua farda de Alferes e só após isso consegue se ver nitidamente no espelho. Ao final da história, Jacobina foi embora e deixou seus amigos na casa.
O conto traz uma reflexão sobre a alma e o comportamento humano, e nos mostra como a imagem que a sociedade faz de nós, a alma exterior, muitas vezes é mais importante do que a nossa real personalidade, a alma interior.