Anota 12/08/2021
"à inutilidade da hipocrisia"
que leitura! que quebra de expectativas! A Relíquia, essa obra tão descarada e tão interessante.
o protagonista, Teodorico, está disposto a fazer de tudo para herdar a herança de sua "titi" Dona Patrocínio das Neves" a beata riquíssima que herdou uma fortuna imensa de seu tio comendador.
Teodorico, depois de ficar órfão, foi acolido pela senhora, que tem uma personalidade muito intolerante a coisas mundanas (inclusive o amor), mas quando vai a faculdade de advocacia, o jovem se depara com a vida libertina e se perde dentre rabos de saia e prostitutas. Na frente de titi, um grande apreciador e temente às coisas santas, mas longe, se delicia nas predições das ruas de Lisboa.
até aceita o desejo da tia para que vá à Jerusalém, a terra santa, para que lhe traga uma Relíquia santa e única que cure seus males, mas a única coisa que Teodorico Raposo deseja é que a velha se vá logo para herdar todo o dinheiro e propriedades que se encontra em seu nome.
Essa personalidade de mulherengo no protagonista me fez ficar um pouco desconfortável por vezes, qualquer mulher jovem e bonita já queria lhe atirar seu charme, mas talvez isso possa fazer sua ruína...
experiência muito boa pela literatura portuguesa através dessa Edição da Panda Books, muitas notas e ilustrações, a melhor coleção de clássicos do mercado editorial, recomendo todos da coleção que se volta para adequar e explicar muitas coisas com uma linguagem que qualquer jovem de hoje entenderia. Não há mais desculpas para não ler clássicos com essa coleção!!!!