L F Menezes 09/06/2012
Clássico da literatura brasileira
Sim. É clássico da literatura brasileira um romance cheio de lirismo, linguagem coloquial, e beleza formal e nenhuma história criativa. O romance não tem trama, não prende a atenção pelo enredo, apesar de prender pelo estilo de José Lins do Rego.
O livro conta a história de Carlinhos, órfão de mãe e, de certa forma, de pai (que vai para os hospício), no engenho de seu avô, onde passa sua infância. É formado pelas lembranças do próprio personagem, no qual traça um retrato muito bem elaborado da vida dos senhores de engenho, de sua família e dos negros escravos da época.
No meio disso, vemos Carlinhos perder sua meninice mais cedo do que os demais garotos de sua idade, devido à natureza bestial, sexual e violenta do engenho. Além do que ele vive atormentado pela ideia de que pode puxar o pai em sua loucura.
Dotado de um sentimentalismo tremendo e de uma narrativa próxima da crônica, Rego aproxima-se de um contador de histórias da época, porém, com nenhuma inovação aparente, seu livro acaba atingindo um fluxo maçante.
O livro é bom? É. O livro é legal? Não. Pode ser considerado uma obra importante da literatura brasileira? Claro. Porém não pode ser considerado uma obra de literatura universal.