Admirável Mundo Novo

Admirável Mundo Novo Aldous Huxley




Resenhas - Admirável Mundo Novo


4271 encontrados | exibindo 541 a 556
37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 |


Alessa_08 29/12/2023

Eu tinha algo mtbom e técnico em mente para escrever, mas o skoob bugou nesse dia e não lembro de nd

robocop gay, a origem
comentários(0)comente



Annayupd 28/12/2023

Não deu muito certo. Achei estranho, confuso e não me prendeu.
Acho que não foi uma boa ideia ler algo do tipo depois de Cem anos de solidão. Difícil competir.
No futuro vou tentar ler de novo.
comentários(0)comente



Tainá.J 28/12/2023

? FAVORITO DE MAIO - 5?
?? Essa distopia entra no hall das histórias geniais e assustadoras, que se tornam mais atuais conforme o tempo passa, por descrever em detalhes a forma como somos controlados e conduzidos pelo sistema, seja qual for.

? Dito o básico, seguimos: o que mais explodiu minha mente é a possibilidade de, não apenas a revolução se tornar um produto manipulável, mas (aqui vem a parte aterradora) a revolução ter sido construída pelo sistema! ?
Nosso "próprio" pensamento/movimento contra-cultura pode ser um condicionamento, que a longo prazo vira a nova norma. Conforme os planos... ???

?"E eu achando que tinha me libertado... Mas lá vem eles novamente, eu sei o que vão fazer: reinstalar o sistema." ?

? Mas de qual revolução, e qual sistema? Não importa! Eu citaria vários exemplos do livro, mas isso só faz a gente, de modo geral, se prender a discutir detalhes, e não captar a essência.
Independente do deus vigente, seja Ford, Freud, Cristo... O foco social é a obediência e o controle. Porque não basta controlar o corpo e a mente, é preciso se apossar da alma.

? Agora uma dica prática pra quem for ler o livro: leia o prefácio do autor!
Além de ajudar a entender com maior clareza, particularmente no caso de distopias, é o que mais impulsiona na expansão mental ativada por essas histórias.
Você pode ir atrás de um vídeo de outra pessoa explicando o que o autor quis dizer, ou ler o que o próprio está dizendo sobre o texto que ele escreveu... ?????

? Uma leitura que indico a todos.

??"As palavras podem ser como os raios x, se as usarmos adequadamente: penetram em tudo."
comentários(0)comente



Rodrigo719 28/12/2023

"Quando se vende a verdade pela paz"
A engenhosidade de Huxley assombra com a perspectiva futurista de uma sociedade cada vez mais alienada e dopada pelos vícios humanos.

1°- ENGENHARIA GENÉTICA
O começo do livro é profundamente médico e neologista. A apresentação do condicionamento das pessoas é complexo, delicado para o funcionamento das castas, aqui as pessoas já nascem para os propósitos destinados pelos governantes e não há nada que se possas fazer.
.
.
A embriologia é fundamental aqui, pois é logo no desenvolvimento embrionário que as pessoas são manipuladas parem serem, pensarem e atuarem da forma predestinada. Não há ideologias a serem questionadas, regras ou leis, tudo é conforme os novos padrões sociais e biológicos.


2°- O HEDONISMO É A NOVA RELIGIÃO
O prazer e a felicidade são pautas centrais desse livro, o SOMA (droga criado pelo Autor) é remédio que colabora para este combo, como diz um dos personagens : eis o cristianismo sem lágrimas, deixando as pessoas em êxtase e alheias a realidade controladora, até mesmo o cinema é voltado para as sensações e nada mais.
.
.
O SEXO SEM COMPROMISSO é o sonho aspirado pela nossa sociedade atual e é retratado fielmente na obra, especialmente com uso do anticoncepcional, de forma a ser estimulado tanto quanto o sexo poligâmico. A monogamia é considerada doença, nojeira e estranheza, e os termos parentais de relacionamento como Pai e Mãe são sinônimos de piada.

3°- EXITE UM MUNDO FORA DA BOLHA
Não esperava que ainda restasse remanescentes do "antigo mundo" , que é um ponto interessantíssimo do livro com a apresentação do John , o selvagem, que vive em uma reserva indígena. Ele meio que simboliza a liberdade de pensamento e sentimento, e tudo que remete as coisas "antigas" , mediante a leitura.
.
.
Ele rapidamente entra em choque com a Nova realidade a qual é inserido e não entende o automatismo daquelas pessoas, citando quase sempre Shakespeare (aqui o autor ressalta a importância da literatura e da leitura) em resposta ao que ele considera estranheza naquele novo mundo, que ele sonhava em conhecer.
.
.
4°- PSEUDOCIÊNCIA
A Ciência é sinônimo de busca pela verdade por meio dos fatos. No mundo novo de Huxley, esse conceito foi abandonado , assim como o mundo antigo, e manipulado para se comprar o sossego de uma sociedade sem guerras e violência, e Novas verdades foram criadas. A premissa parece ser bem interessante se não fosse, ao mesmo tempo, degradante: as pessoas não são humanas , são controladas para serem o que os Líderes querem que sejam e morrem cedo ( este é o preço de supervalorizar a beleza e a "longa juventude" por meio do SOMA, terapia medicamentosa - PROFÉTICO).
.
.
5°- PERSONAGENS
- Bernard : a crise existencial dele é ponto de partida que explana a contradição desse mundo novo, porém não tem força suficiente para levar a diante suas contestações.

- LINDA: a personagem em si não tem nada demais para nós, mas para os alienados ela é um ESCÂNDALO SOCIAL. Sua aparência senil contrariava a jovialidade artificial daquelas pessoas. E até mesmo sua imposição durante a cena de revelações pessoais, virou espetáculo.
Além disso, ela representa uma dualidade, pois era do mundo novo e durante uma expedição ficou presa na reserva e aprendeu a se adaptar aos valores daquele povo , porém ansiando sua volta para o mundo novo.

- JONH: é o que eu chamo de plot Twist do livro. Pois o mundo novo não era como Linda o fizera acreditar. A mente literária de não se encaixa nos padrões e valores daquele mundo. A ponto ter um diálogo social e teológico profundo com um dos Líderes.
....
Há muito do que falar do livro ainda , por bastante tempo, se não formos restringidos até lá.
comentários(0)comente



Lucas.Domingos 28/12/2023

Bem interessante
Recomendo a leitura levando em consideração que não tem o mesmo ritmo que as distopias atuais jovens contemporâneas. Gostei do enredo, o começo é um pouco devagar, mas depois que você entende a história, fica melhor.
comentários(0)comente



Juleitora06 27/12/2023

O livro mostra o quão superficial e raso é tudo aquilo programado para ser perfeito. Problematiza a busca da sociedade em obter uma hegemonia e padronização das pessoas, com um desfecho triste, a falta de amor e felicidade predominam nessa ótima história de distopia.
comentários(0)comente



Urbano.Aires 27/12/2023

A leitura é muito confusa, mas trás sim a reflexão a respeito de sociedade civilizada, porém sem muita liberdade.
comentários(0)comente



Alana.Leitao 27/12/2023

Maravilhoso
Pensa num livro que deixou um silêncio na minha cabeça, que final. Publicado pela primeira vez em 1932, mas poderia muito bem ter sido publicado pela primeira vez ontem.
comentários(0)comente



lumapinotti 27/12/2023

É meu primeiro livro da tríade dos clássicos distópicos. Por ser escrito em 1932, suas críticas chocam, ao saber que não evoluímos nada e estamos cada vez mais no caminho de uma sociedade igual a do livro. A principal crítica do livro é a alienação, uma pauta que deveria ser cada vez mais lida, já que estamos cada vez mais alienados. Triste saber que esse livro pode se tornar realidade algum dia?
comentários(0)comente



Manuela.m.pla 26/12/2023

Não funcionou pra mim. Achei um livro muito estranho fiquei confusa e acho que não deu certo, e não moral o escritor era meio perturbado, pois tem uns negócios.
comentários(0)comente



Xuneor 26/12/2023

Toda mudança é uma ameaça a estabilidade
Que livro "perturbador". O cenário e a trama que o escritor adota é de tirar o sossego de qualquer um, e, pior ainda, é saber que esse cenário não é absolutamente impossível.

Seres humanos produzidos em massa, laços familiares hostilizados, escapismos, "religiosidade" fanática... assustador e não tão distante.

A ideia toda é genial, e uma p*** crítica à nossa sociedade.

Quanto ao desenvolvimento e ao ritmo da história; achei um pouco lento demais, sem grande ação, não que seja um problema, mas eu esperava que tivesse algo a mais. A trama podia ser um pouco mais explorada, acho.

Ótima leitura pra reflexão. Vale muito a pena!
comentários(0)comente



David746 26/12/2023

ADOREI
Eu já terminei este livro faz algum tempo mas eu adorei a leitura e recomendo totalmente para lerem.
comentários(0)comente



Hadassa.Spolador 26/12/2023

Li em outubro e ainda não superei
No admirável mundo novo o lema é "comunidade, identidade, estabilidade", os bebês são criados em laboratórios, dividos em classes sociais, doutrinados quando crianças, drogados quando adultos E MUITO MAIS!

No começo, você é sugado para os laboratórios, no meio você tem vontade de largar tudo e ir para o mato, pintar umas aquarelas, valorizar os latinos e de ler Shakespeare (dessa lista eu só fiquei com a parte da leitura mesmo, que foi sensacional aliás!) e no fim você tem uma crise existencial e acha finalmente um livro digno de estar no pódio das distopias junto com 1984!!!!!!! Para ser sincera, eu já sabia que ia ser favorito logo no laboratório, com o ápice sendo a frase: "O princípio da produção em série aplicado enfim à biologia."!!!!!!! Vocês entenderam o que acabaram de ler??? PRODUÇÃO EM SÉRIE APLICADA NA BIOLOGIA!!!!!!

Aldous Huxley inventou a máquina do tempo e esse livro é uma prova disso de tão atual que ele é!!!!!!!!!!!!!! toda vez que eu ia escrever essa resenha, me faltava palavras de tanto que esse livro explodiu minha cabeça!!!!!!!!!!!! (pelo visto ainda falta, meu único meio de comunicação são pontos de exclamação)

Esse livro é simplesmente coisa de maluco!!! Eu citei só alguns dos pontos que ele aborda, porque é muito mais que isso! Vale muito a pena ler! É incrível! Arte! E é muito triste por retratar tão fielmente a modernidade.
comentários(0)comente



Débora 26/12/2023

Incrível
Esse livro me trouxe muitas reflexões. No início demorei para pegar o ritmo, mas depois o livro fica incrível. Afinal, o que é a felicidade? Como saber o que ela é sem a presença de momentos tos ruins? É possível existir uma civilização perfeita? E a que custo? Fico encantada pois esse livro poderia ter sido escrito ano passado, mas foi escrito em 1932. Uma distopia sobre um futuro que parece até possível. Não acredito que demorei tanto para ler.
comentários(0)comente



luan.willian00 25/12/2023

Uma distopia que flerta com a realidade
Em admirável mundo novo temos um mundo no qual a reprodução humana controlada em laboratórios, e as classes sociais são pré-determinadas desde o nascimento. Existe um droga, soma soma é amplamente utilizada para manter a população submissa, enquanto a busca pelo prazer imediato e superficial substitui os valores tradicionais.
o enredo gira quando Bernard Marx, entra em contato com um selvagem que vive em uma reserva intocada pela civilização tecnológica. A interação entre esses dois mundos contrastantes provoca questionamentos sobre o preço da conformidade e os limites éticos da engenharia social.
temos um crítica sobre o avanço da tecnologia, a perda da individualidade e as consequências de uma busca desenfreada pelo conforto e estabilidade. Temos aqui vários dilemas éticos e no final vem aquela sensação que essa distopia tem traços muitos parecidos com realidade.
comentários(0)comente



4271 encontrados | exibindo 541 a 556
37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR