jota13books 05/02/2023
felicidade ou liberdade?
Em admirável mundo novo, somos apresentados a um mundo onde todo mundo é feliz. Imagina viver sem paixões, sem preocupações e onde você nasce condicionado a uma vida sem sofrimentos? É assim que funciona o mundo "idealizado" por Aldous Huxley.
Separados por castas, os habitantes do novo mundo mais de 600 anos depois de ford, são condicionados desde o seu desenvolvimento embrionário. Eles aprendem uma moral completamente avessa ao que nós consideramos correto. A monogamia, a paixão, a religião, o casamento, a gestação e a castidade são desestimulados e banalizados. O sexo é estimulado desde a infância, assim como o consumismo. É assim que eles aprendem a ser felizes.
Não se pode viver nesse mundo pensando muito sobre a vida, eles abominam a solidão. Abominam literatura e qualquer material filósofico que venha questionar a existência. O governo distribui o SOMA, uma droga que trás felicidade sem efeitos colaterais. Uma grama de soma e os problemas somem.
Aparentemente tudo está em ordem nesse novo mundo, até sermos apresentados a figuras que destoam do mundo da felicidade fácil. Há nele algumas reservas de povos que preservam antigos costumes. É quando um garoto dessa antiga civilização é posto nessa sociedade absolutamente nova que começa o verdadeiro drama da história, que no seu desenrolar nos mostra o choque de John no admirável mundo novo. Em volta de tudo que contrapõe suas crenças, ele se vê acuado e não compreende como uma sociedade assim pode se considerar feliz e nos encaminha lara um final insano e dramático ao final da leitura.
Recheado de discussões filosóficas, profunda pesquisa e muito Shakespeare, essa distopia é de tirar o fôlego. O que você preza mais: ser feliz na ignorância ou ser livre e ter consciência da sua individualidade? Para John, a primeira opção nunca foi viável. Preparem-se para se surpreenderem na imersão narrativa desse universo e na densidade de elementos que nos levam a refletir profundamente sobre a vida, a tecnologia e no Brave new world.