Admirável Mundo Novo

Admirável Mundo Novo Aldous Huxley




Resenhas - Admirável Mundo Novo


4273 encontrados | exibindo 1096 a 1111
74 | 75 | 76 | 77 | 78 | 79 | 80 |


Ana Bernhard 01/02/2023

Não pense, não questione, não sinta.
Imagine uma sociedade sem casamento, monogamia, família, religião, propriedade privada e pensamento individual.

Os seres humanos nascem condicionados quimicamente: seus cérebros, estruturas físicas, gostos e preferências são escolhidos desde a fase embrionária de acordo com a casta e profissão que irão seguir.
A sociedade é priorizada acima de tudo. Todos pertencem a todos. São ensinados a amar os trabalhos que são condicionados, pois isso faz bem a sociedade. Independente das suas preferências pessoais, o importante é fazer o que é melhor para o social.
Não existe mais religião, cultura ou a noção de individualidade. Ford é considerado o maior pensador e idealista de todos os tempos. As relações "religiosas" que existem são substituídas por uma adoração ao sistema. Somente uma língua permanece, um costume cultural globalizado e replicado em todos os países civilizados. Um só povo com um só propósito, as individualidades são substituídas pela generalidade.
Não existe mais tristeza, ou raiva, ou dúvida. Como são condicionados a amar os trabalhos (para o qual foram criados), no tempo livre o povo é incentivado a ingerir o "soma", uma bebida que traz êxtase e é consumida diariamente para minimizar qualquer estranheza que exista.
O sexo é livre, e é o centro. Ser livre sexualmente é bom, e é necessário. Seja atraente e bonita. Não seja rechonchuda demais, tome seus hormônios em dia e não se esqueça dos anticoncepcionais (caso algo dê errado, compareça a uma das Clínicas de Aborto).
Qualquer envolvimento emocional é extremamente reprovado. Não fique com a mesma pessoa, não gere vínculos. Não questione, não queira mais ou menos. Aceite a condição para o qual você foi criado.

O livro apresenta uma distopia que se passa em um futuro distante, mas ao mesmo tempo que ela se parece absurda, parece também um relato dos tempos atuais.

Somos incentivados a ter o sexo como o centro de nossas vidas, nos alterando e observando a fim de sermos desejáveis e atraentes para o outro (e não para nossa noção própria). Somos incentivados também a amar a esterilidade (tanto de filhos, como também emocional). Somos incentivados a "nos conformar com as coisas deste mundo", sendo condicionados a ser como as mulheres e homens na capa de revista. Somos ensinados a querer carros, dinheiro, coisas que se compra, mesmo que o nosso coração permaneça vazio. E quando o coração fica vazio ou resta uma dúvida existencial, preenchemos isso com bebidas e drogas que nos fazem esquecer momentaneamente do que sentimos e desejamos.

Não pense, não questione, não sinta.
Consuma, se anestesie, produza e replique.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Yuri 01/02/2023

Maluquice total
Esse livro é uma maluquice total. Mas excelente. Pega tudo que a gente conhece como bom, certo, e transforma ao contrario. O que me irritou foram as citaçôes de shakespeare. Do meio pro fim parecia que tava ali pra encher pagina. Mas no geral muito bom
jota13books 03/02/2023minha estante
Huxley era fã de Shakespeare, o título do livro inclusive foi tirado de uma sentença de uma das novelas dele. Embora meio deslocadas, eu achei bonito a inserção dessa literatura numa perspectiva futurista.




Julia 31/01/2023

Admirável Mundo Novo
Eu comecei a ler por pura influência dos diversas recomendações que eu já ouvi.
Distopia e ficção científica não são minha zona de conforto literária, foi penoso ler o livro, tive dificuldade em imaginar as coisas mais científicas e todos os processos da criação dos seres.
Enfim, acho que minha leitura não foi produtiva, foi muito abstrato pra mim, e o assunto bruto mesmo já é algo meio cansativo pra mim, ?o diferente em um mundo caótico?. Mas acredito na grandiosidade desse livro, mas pra mim foi muito difícil toda a parte imaginária.
Talvez não tenha entendido a totalidade da obra, mas tenho uma certeza, há muitos assuntos importantes dentro do livro.
comentários(0)comente



andrrson_ 31/01/2023

Vale a pena
Leitura muito interessante da qual pode-se desprender muita coisa. O enredo do livro nos leva a um "choque de dois mundo", o chamado "mundo civilizado", com ênfase em Londres, e o "mundo selvagem" simbolizado no livro por John (tido pelos habitantes da cidade como "o selvagem"). No livro, a chamada civilização não é mais a mesma de hoje, o ano é 632 depois de Ford, elementos como a arte, e a ciência passam a ser vistos como heresias que atrapalham o bem estar social e são desestimulados em parte ou totalmente (Acredito que o personagem Ford do livro tenha a ver com o fordismo, modelo de produção que ocorreu com as revoluções industriais, em que se empregou a produção em massa, com grandes estoques, funções super especializadas e etc. Inclusive no livro faz várias alusões daquela sociedade como sendo voltada para o consumismo, e onde sua própria produção embrionária é em massa através de métodos de engenharia genética que produz dezenas de gêmeos idênticos). E o então "selvagem" aos olhos daqueles habitantes cresceu e viveu toda a vida afastado dessa civilização em uma "reserva de selvagens" que seria uma espécie de zoológico de seres humanos afastada dos centros, com isso ele absorveu uma religião, costumes, moral e ética completamente diferentes dos da cidade. Ao longo do texto podemos ver como esses dois mundo se dão quando John desembarca em Londres, o choque desses dois tipos de condicionamentos.

Além disso, podemos ver que no meio daqueles civilizados existem pensamentos dissonantes em atitude crítica contra tudo aquilo que acham errado. Despertando em nós leitores uma atitude crítica sobre as nossas próprias convicções e o mundo a nossa volta. Gostaria muito de ter lido esse livro lá atrás na minha adolescência. Mas sem dúvidas um ótimo livro para todas as idades.

Embora tenha sido lançado na primeira metade do século passado, Admirável mundo novo continua bastante atual com temáticas sobre a nossa sociedade, expondo a violência, a discriminação, a falsidade, o interesse, as aparências, a superficialidade.
comentários(0)comente



joao 30/01/2023

O fordismo social
O modelo que produção, o qual estudei amplamente na faculdade de administração, é referência para o enredo dessa obra. A ideia de uma linha de produção em massa, padronizada e ficada em atividades repetitivas foi a analogia que huxley usou para representar um futuro distópico onde as pessoas seriam produzidas assim como é produzido um carro. Uma composição fixa de peças que encaixam perfeitamente para um mundo perfeito. É assustador a similaridade do livro com a vida perfeita mostrada nas redes sociais atualmente, principal no Instagram. Por fim, achei a leitura um pouco arrastada, diferente de outras obras distópicas, como 1984 e Fahrenheit 451, que no meu ponto de vista envolve mais o leitor.
comentários(0)comente



Cardana01 30/01/2023

Indescritivelmente bom(?)
Não tenho palavras para descrever. Apenas posso confirmar que é uma escrita muito boa e uma leitura chocante.
Então eu recomendo que leiam. Com a consciência de que haverá algumas partes meio insanas e explícitas para nossa realidade.
Faça isso com a mente aberta.
comentários(0)comente



Gaby 30/01/2023

!!!
Um livro que acima de tudo é um romance de ideias, que descreve as formas mais sutis e engenhosas que pode assumir o pesadelo do totalitarismo, uma sociedade dividida em ser livre ou ser feliz como se não ouve-se escolha dos dois, só não dei 5 estrelas pois no começo foi meio confuso mas ameiiii esse livro
comentários(0)comente



Manu 30/01/2023

"Mas eu não quero conforto. Quero Deus, quero a poesia, quero o perigo autêntico, quero a liberdade, quero a bondade. Quero o pecado"
comentários(0)comente



Cecelha 29/01/2023

minhas distopia favorita
a escrita do huxley é deslumbrante. simples assim! toda dinâmica que gravita no universo distópico desse livro é visceral pra mim. as poucas páginas tem um poder surreal de criar uma realidade complexa de exploração (e ?aceitação?) de uma sociedade no mais extremo ponto capitalista, onde nem mesmo suas emoções são realmente suas. vale muito a pena refletir esse mundo dentro do nosso mundo.
comentários(0)comente



RyFarias 29/01/2023

Admirável 2023...
É impossível não se sentir dentro de um centro de condicionamento, nem estar atormentada por uma personalidade individual, em meio a tanta gente rendida ao condicionamento.

Por opção, vejo uma sociedade caminhando para o "admirável mundo novo" se tornando ípsilons e deltas-menos com sujeição e alegria...

Essa leitura mexeu muito comigo. Sinto dor e tristeza. Sinto repulsa pelo que se desenrola diante de mim.

É incrível como o autor teve essa visão de futuro já em 1941. Caminhamos a passos largos para a concretização do qur ele escreveu
comentários(0)comente



Amanda2041 29/01/2023

Você pode ser controlado???
Que livro fantástico! Sinceramente a melhor leitura de 2022?prepare-se para ser convencido a ler este livro em 3...2...1...

Imagine o nosso mundo, muitos séculos a frente, com paz e estabilidade perfeitas. Um mundo onde não a roubo, ciúmes, assassinatos, motins ou brigas. Um mundo tão diferente que pai e mãe não existem mais e são um conceito estranho na mente das pessoas, e onde essas pessoas não são concebidas naturalmente mas são feitas in vitro e condicionadas a certos pensamentos em "prol do bem estar social", sendo implantadas em suas mentes frases "cidadãs" desde a infância. Um mundo em que a família, intimidade, monogamia ou até mesmo religião não passam pela cabeça dos indivíduos(ops! Esqueci, o que são indivíduos mesmo?! Isso não existe).
Um mundo de controle genético e sistematizado em castas sociais e onde a população é drogada, tudo isso é fornecido pelo Estado.Tudo isso muda quando dois sujeitos começam a se sentir desajustados e tem pensamentos que saem dos eixos da civilização.

E aí, te convenci?

?Detalhe, a linguagem não é complicada e o autor é bem claro e direto, só no início tem algumas palavras técnicas e um clima seco, mas isso é necessário pra ambientar o leitor naquele novo mundo
comentários(0)comente



Guilherme 29/01/2023

Clássico, hoje tirado de contexto para discursos extremistas
É um livro que corresponde a realidade e anseios de sua época, com um viés político claro e como forma de representar o medo da mudança e do futuro, assim com as distopias juvenis atualmente representam os medos da atual geração.

Obviamente, parte das críticas se tiradas do contexto, podem servir como "argumento" para avanços importantes da sociedade moderna, como o avanço de diretos reprodutivos das mulheres e da Revolução Sexual.

É importante destacar que a ignorância e o desprezo a arte e a ciência são as principais críticas desse livro, e que se trazidas para o contexto atual, são pontos que podemos observar uma crescente recentemente, mas, não provavelmente, na maneira que os autores das distopias passadas imaginavam.

O desfecho é surpreendente e comovente. O Mundo é completamente bizarro e em alguns momentos até incompreensível

É um bom exemplo de onde começar se o interesse é por distopias clássicas!
comentários(0)comente



Arthur183 28/01/2023

Acho que fui com a expectativa errada
Segundo livro que eu li na vida. Tinha acabado de ler 1984, estava na pira das distopias. Lembro de não ter gostado tanto quanto o do george orwell. Talvez se fizesse uma releitura hoje, gostaria mais.
comentários(0)comente



Camila 28/01/2023

Interessante e à frente do seu tempo por ser de 1932
Livro interessante por diversos aspectos. Escrito em 1932 já antecipou avanços como a reprodução assistida e engenharia genética, além do condicionamento psicológico.
Livro certamente poderia ter sido escrito nos dias atuais.
As personagens em si não me cativaram tanto e achei um pouco maçante a repetição da terminologia própria do livro, sentia como se fosse um roteiro as vezes.
As reflexões finais e o desfecho do livro foram muito satisfatórios e fazem valer a leitura!
No geral gostei e fiquei impressionada com as semelhanças com muitas temáticas atuais, 90 anos depois.
comentários(0)comente



4273 encontrados | exibindo 1096 a 1111
74 | 75 | 76 | 77 | 78 | 79 | 80 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR