A geografia brasileira descrita em pormenores — dos pampas gaúchos à bacia do São Francisco, chegando ao vale do Vaza-Barris.
O homem sertanejo — suas raízes e crenças, seu isolamento histórico, suas semelhanças e diferenças com os tipos litorâneos.
A Campanha de Canudos — seus antecedentes, a trajetória de Antônio Conselheiro, o conflito e a confusão entre civilização e barbárie.
Publicado pela primeira vez em 1902, OS SERTÕES, de Euclides da Cunha, combina descrições técnicas, análises sociológicas e esmero estilístico para retratar o embate entre as Forças Armadas brasileiras e os seguidores de Antônio Conselheiro, numa campanha surpreendente em todos os sentidos.
Fruto de seu trabalho como jornalista correspondente em Canudos, o livro de Euclides da Cunha é uma das leituras mais desafiadoras de nossa literatura.
Por isso, o Clube de Literatura Clássica preparou uma edição especial: com literalmente MILHARES de notas explicativas para ajudá-lo a encarar essa obra-prima — com explicações de vocabulário e a localização das referências, muitas vezes obscuras, do autor. Um item essencial em sua biblioteca para deixar de herança.
História do Brasil / Literatura Brasileira / Não-ficção