Os Sofrimentos do Jovem Werther

Os Sofrimentos do Jovem Werther Goethe




Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther


1671 encontrados | exibindo 811 a 826
55 | 56 | 57 | 58 | 59 | 60 | 61 |


Adriana1037 20/08/2022

Breve sacudida na alma
Que livro incrível. Muito forte e impactante. Werther sofre por ser humano. Estar suscetível às interperies da vida. Um livro curto mas complexo que nos faz refletir sobre a vida e os objetivos do ser humano.
comentários(0)comente



Talita | @gosteilogoindico 20/08/2022

Melancolia
Werther transpira melancolia. Devorei esse livro em 24 horas! Toda a escrita (arrisco dizer poética) me envolveu muito.
Realmente, como o título diz, o protagonista sofre (de amor e conflitos internos).
Não achei que ia gostar tanto da leitura, me surpreendeu.
Acredito que o autor colocou essa melancolia de Werther ao extremo para dar esse choque na sociedade: o que pode ser "besteira" para uns, é "demais" para outros.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



@debee 19/08/2022

Os sofrimentos do jovem Wether traz muitas reflexões interessantes sobre a vida, alegria, tristeza, morte e até mesmo uma visão bem atual sobre depressão e suicídio. É tudo muito poético, às vezes un pouco afetado, mas mostra muito sobre as emoções humanas. Amo livros em formatos de carta/diários, então foi muito bom acompanhar a vida do Werther enquanto ela durou. Apesar de ser uma paixão bem platônica e eu achar que a Lote é uma defraudadora emocional.
comentários(0)comente



Lediane 19/08/2022

Quanto sofrimento!!!!
Este livro contém gatilhos.

Finalmente li esse livro que é um clássico da literatura mundial do alemão Goethe publicado em 1774, os Sofrimentos do jovem Werther é romance epistolar contado em primeira pessoa com cartas em sua maioria de Werther a um amigo, o Wilhelm. Vamos acompanhar Werther um jovem que não sabemos a idade, não pertence a nobreza porém vive em boa situação, é um jovem sensível e intenso, gosta ler Homero no original, ama e sente o belo, é um rapaz lírico, contemplativo, e quer seguir seu próprio caminho, ao ponto que lhe custa fazer concessões para qualquer coisa que ele julga como acima da liberdade.
Werther se apaixona enlouquecidamente (e digo enlouquecidamente por que tenho minhas dúvidas se em certo momento essa paixão não se torna obsessão) por Lotte, maneira como a chama a moça carinhosamente, mas Lotte é noiva de Albert um rapaz que conforme Werther escreve nas cartas vemos que é tudo aquilo que Werther não é.
A partir daí com o passar dos dias temos um Werther sofrendo amargamente por amor, tende a parecer exagerado e melodramático mas é preciso entender que Werther estava com o coração dilacerado por esse amor impossível.
E em uma das cartas ele chega a dizer que ama tanto Lotte que sem ela tudo vira nada para ele.
Esse livro me deixou mexida e aqui digo que o problema não é ler os Sofrimentos do jovem Werther mas sim se identificar com esse jovem que não conseguia lidar com as suas próprias emoções. É sério, grave e é uma doença. Me faz pensar ainda nos dias atuais o quão doente da alma um ser humano tem que estar para não enxergar uma luz no fim do túnel.
O desfecho dessa história é trágico, e eu paro por aqui para não dar Spoiler apesar de que tenho certeza de que você já sabe do que se trata esse livro.
Goethe escreveu esse livro quando tinha por volta de 25 anos e em menos de 4 meses, dizem que tem muitos pontos biográficos, será que o jovem Werther seria Goethe em sua juventude? Recomendo esse livro mas com ressalvas.
comentários(0)comente



Bruna 19/08/2022

Um livro bom. Carregado de drama e paixão. No início gostei do ritmo da leitura, mas depois fui perdendo o interesse por focar muito na fixação do personagem principal em sua amada, que era compromissada.
comentários(0)comente



Heloyse 18/08/2022

Eu amo esse livro ?
Lembro de ler esse livro no ensino médio e ter amado Werther.
Relendo-o depois de adulta, finalmente compreendi a grande obra-prima que é essa história.
O autor faz com que você se apaixone e sofra junto com o personagem, como se o amor fosse seu, e não dele.
Para complementar a leitura, me pus a refletir sobre como as atitudes de Werther impactam as vidas de Carlota e de Alberto, e a experiência foi muito mais aterradora.
comentários(0)comente



Shiara 18/08/2022

É bom...
No meu ponto de vista é um livro bom, de leitura fácil. Mas eu achei a história melodramática, o que não é muito meu estilo.
Então acabei enrolando muito pra terminar de ler kkkkkkkkkk
comentários(0)comente



Pam 17/08/2022

Werther, o talarico mais famoso da história
Recomendo demais, nunca vi uma pessoa mais iludida do que o Werther, me senti representada. O personagem de apaixona por uma mulher comprometida, e o livro é sobre sua tentativa de lidar com os próprios sentimentos.
comentários(0)comente



Isa 17/08/2022

Os sofrimentos do jovem Werther
?É claro, como somos todos feitos de modo a sempre compararmos tudo conosco e a nós mesmos com tudo, a felicidade ou a tristeza dependem dos objetos com os quais nos comparamos, e aí não há nada mais perigoso que a solidão.?

Romance epistolar, clássico da literatura. É um compilado de cartas que se assemelha a um diário, visto que não temos acesso as respostas das mesmas e em determinado ponto precisamos do auxílio do narrador para tentar entender o que acontece com o protagonista. Aos poucos nos habituamos à rotina e a personalidade de Werther em um novo lugar, que no primeiro momento é deslumbrante e encantador, mas que gradativamente se transforma, quando o mesmo se apaixona por Lotte - já comprometida - e não é correspondido. Werther tem análises profundas, induz seus interlocutores a reflexão, mas no fim das contas, padece ao viver e ser humano.
De certa forma achei um romance melodramático de final trágico. Werther era um macho chato, ponto e vírgula. Porém pesquisando mais sobre, descobri que o livro faz parte do movimento "Sturm und Drang" - Tempestade e Ímpeto -, que defendia o homem como um ser dominado pelas emoções em contraposição ao pensamento francês da época, que valorizava a razão como norte das ações. Assim, Jovem Werther faz parte das obras que formaram a base e deram início ao Romantismo na Europa.
Tudo fica mais interessante ao pensar que em partes é um romance autobiográfico, afinal, Goethe também se apaixonou por uma jovem comprometida com o mesmo nome da amada de Werther. O autor também teve um amigo com o mesmo fim trágico de seu protagonista, seu nome era Wilhelm. É inegável a importância do livro, aprofundando mais no movimento, compadeci do sofrimento do jovem Werther.
comentários(0)comente



Leticiavazl 17/08/2022

Gostei
Em alguns momentos, parece que a leitura da uma leve empacada, mas num geral eu gostei bastante desse livro
comentários(0)comente



flabits 16/08/2022

Paixão ardente
Esse livro por mais que seja um clássico, é recomendado para poucos!
O tema principal do livro é o primeiro amor, mais especificamente o amor n correspondido, aquele proibido q destrói e aniquila as forças vitais.
Werther é uma pessoa mt sensível e melancólica, é mt fácil se identificar com ele, e por conta disso acho q o livro se torna mt perigoso para alguns. Bom, tudo o q ele poderia ter feito para o bem dele msm, n o fez...e seu egoísmo parte de sua depressão, fazendo dos próprios problemas uma obsessão, a frase 'quem n respeita a sua própria vida tão pouco respeita a dos outros' se encaixa perfeitamente. Acredito q Goethe n escreveu o livro com a intenção de incentivar o suicídio, penso q foi uma forma dele se libertar e superar o seu primeiro amor..enfim n vou me estender.
comentários(0)comente



Clara 16/08/2022

"você sabe amar melhor que qualquer um de nós, por isso acha tudo tão doloroso" ? fleabag (2016).
comentários(0)comente



Babis Schuina 13/08/2022

Lindo
Eu realmente achei que não ia gostar desse livro, mas então me vi completamente arrebatada logo de cara.
A forma como todos os sentimentos são descritos, a sensibilidade em cada momento e em cada palavra, a contemplação não apenas do ser humano em si, mas também da natureza, das canções e das relações que construimos uns com os outros.
Eu realmente amei e levarei esse livro comigo por muito tempo.
comentários(0)comente



mr_reedies 12/08/2022

Atemporal
Considerando que esse livro foi escrito em 1700, é surreal que alguns dos seus trechos sejam pertinentes até hoje - e, quando eles foram, eles me acertaram de jeito. Mesmo assim, há diversos trechos que talvez tenham feito sentido pra época, como passagens longas descrevendo canções que estão sendo cantadas ou coisas assim, mas que, hoje, parecem sem sentido ou maçantes. Fora isso, considero esse um livro valioso, que tem muito a ensinar em suas 140 páginas de puro drama.
comentários(0)comente



1671 encontrados | exibindo 811 a 826
55 | 56 | 57 | 58 | 59 | 60 | 61 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR