Os Sofrimentos do Jovem Werther

Os Sofrimentos do Jovem Werther Goethe




Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther


1671 encontrados | exibindo 826 a 841
56 | 57 | 58 | 59 | 60 | 61 | 62 |


Kauan 11/08/2022

Para todos que amam.
Tudo nele é lindo, os personagens, o cenário, os sentimentos, tudo!
Leitura em minha opinião mais que necessária a todos que amam e nunca o leram, que sintam o mesmo que eu senti. :)
comentários(0)comente



Maria 11/08/2022

Sentimentalismo
O livro é composto por uma série de cartas que o Werther envia principalmente para seu melhor amigo, desabafando. É considerado um pré-romantismo por ter sido publicado antes dessa época (antes da revolução Francesa) e ter as características dessa escola literária.
Esse romance é um sentimentalismo exacerbado, retrata muito individualismo em torno do jovem Werther que conta em suas cartas os seus dias, o seu amor por Lotte que está prometida a outro homem, Albert.
Nele, o Werther defende muito que o ser humano tem que demonstrar tudo que sente, seja amor, ódio, pois são esses sentimentos que movem a gente, que mostra que realmente somos humanos, inclusive ele odeia pessoas racionais do tipo "pense antes de fazer", ele defende que temos que fazer o que sentimos!
Defende as pessoas que se suicidam, pois acha que a pessoa tem tanto sentimento que a única alternativa que teve foi colocar um fim na vida e ninguém pode julgar! Defende muito a intensidade e até o fato de alguém matar outro por amor, por não poder ter o amor (o crime passional)!
Enfim, é um livro maravilhoso que recomendo para quem já teve uma paixão e saiu machucado, como também para qualquer pessoa que ama a literatura em si! Considero uma leitura obrigatória.
Curiosidade: o Napoleão Bonaparte disse para o Goethe (autor do livro) que amou essa obra! Que sempre lia antes de suas batalhas e que a carregava sempre em mãos.
comentários(0)comente



Sté 09/08/2022

É que a primeira impressão nos encontra de coração aberto
"Quanto à sua perplexidade, à sua paixão, à sua incessante agitação e aspiração, ao seu cansaço da vida, algumas das cartas que ele deixou, e que incluímos a seguir, ofereceram o testemunho mais marcante", p. 172

Confesso que o início não me prendeu, acredito que estava muito ocupada e demorou bastante para fluir. Mas acredito que faltou me debruçar mais já que o meio para o fim me prendeu bastante.
Desde o princípio eu já achava super problemático esse amor platônico do Werther, mas quando ele tenta defender um ser que também está padecendo de um "amor" desse tipo, e tenta abu**r da mulher que não compartilha do mesmo sentimento que ele. Foi o fim para mim, não tem mais como defender. Atos desse tipo não se justificam, ponto.
Você é livre para amar e se apaixonar, assim como o(a) outro(a) é livre para não corresponder. Acho super perigosas essas paixões doentias, em que o ser acredita que a pessoa só será feliz com ele, que ninguém pode amar como ele, etc etc... Para mim isso não é amor e vai, geralmente, levar a um fim trágico para alguém...
Eu, no lugar o Wilhelm, recebendo todas essa cartas do Werther, na metade delas já tinha pego meu cavalinho e ido buscar ele pela mãozinha igual criança: "meu anjo, vamos para casa, vamos fazer um tratamento psicológico, melhorar essa autoestima".
Sem condições!!!
Mas para além dessa problematica, esse livro é uma obra, Goethe faz jus em estar entre os grandes clássicos, a perfeição da escrita, o desenrolar da história descrita através de cartas, com uma riqueza de detalhes que faz parecer uma história contínua, muitas das colocações do Werther, esplêndidas!

"Quando sentimos falta de nós mesmo todo o resto nos falta", p. 110

"Além disso, ele parece ter em mais alta conta minha inteligência e meus talentos do que este meu coração, que é meu único orgulho e a única fonte de tudo: de toda a minha força, de toda a fortuna e de toda a desdita. Afinal, o que eu sei, qualquer um é capaz de saber ? mas só eu sou portador deste meu coração", p. 138

Obs. Não vou tocar na questão problema do fim, por dar spoiler e ser bem densa.
Enfim, recomendo, mas Werther me fez muita raiva kk
comentários(0)comente



jenne 08/08/2022

?Tudo nos falta quando faltamos a nós próprios.?
Provavelmente, Os Sofrimentos do Jovem Werther é um dos meus livros de romance favorito, eu amo tudo nesse livro. Ele é a prova de que as melhores obras são as que te fazem sentir algo! Seja esse algo bom ou ruim, não importa, o que importa é o sentimento criado dentro de você sobre o que está ali escrito e senhor como eu senti. Acho que nunca chorei tanto lendo um livro como chorei lendo esse, leiam e se apaixonem pelo universo, personagens e qualquer coisa que envolva essa trama.
comentários(0)comente



Ro Tonks 04/08/2022

Um romance epistolar
É um bom livro a ser livro na perspectiva de que é um clássico aclamado na literatura. Sua história epistolar é bem construída e suas reflexões ainda são pertinentes nos dias de hoje.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Manu 04/08/2022

Como sofre esse Werther!
Definitivamente, clássicos não são pra mim. O livro é poético, o formato em cartas é interessante, mas não consigo me conectar com o personagem. É um livro curto, e mesmo assim não me prendeu, algumas reflexões do Werther andam em círculos. Entendo quem gosta muito do livro, existem ali elementos super profundos e reflexões filosóficas importantes, mas esse sofrimento poetizado e carregado de drama não é pra mim hahaha
comentários(0)comente



Soliguetti 03/08/2022

Paixão ardendo em fogo lento
"Os Sofrimentos do Jovem Werther" é um clássico, então obviamente temos aqui um bom livro. Para quem gosta de se aprofundar na psique dos personagens, esta obra de Goethe é um prato cheio. Werther pode ser analisado de diferentes ângulos e perspectivas, cada uma delas lançando luz sobre as ações do personagem de forma diferente. Há também que se considerar a época em que foi escrito. Goethe foi uma das principais figuras do Romance Europeu, e este romance trata de questões universais como amor, ciúme, depressão...

Dito isso, por se tratar de um escritor mais antigo e com uma linguagem também mais antiga e rebuscada, exige-se o dobro da atenção para não deixar passar nenhuma das aflições de Werther. A história em si também é um pouco lenta, com os fatos demorando-se anos para se desenrolar - se fosse escrito nos dias de hoje, acredito que a paixão seria mais violenta, caminhando para sua conclusão em apenas algumas semanas. Essa morosidade, combinada ao linguajar arcaico, me cansou os olhos algumas vezes. De qualquer forma, superados esses obstáculos do tempo, a leitura será muito agradável (à medida em que se pode ser, considerando os suplícios do personagem que o leitor também acaba sentindo em menor grau).
comentários(0)comente



andre 01/08/2022

Werther e seu sofrimento
Realmente pareceu um sofrimento acompanhar, 3 páginas pareciam 20 do jovem Werther contando suas frustrações.

Na minha opinião, o livro teria sido muito melhor com mais interrupções do interlocutor que coletou as cartas trazendo outras visões da história, pois no momento que ele começou a fazer isso o final foi instigante de ler, mesmo a gente já sabendo o que seria o final.
comentários(0)comente



Claudiapnm 31/07/2022

Leitura um pouco maçante, até pela época. Mas vale a pena ler pela importância histórica do texto.
Fiquei com um pouco de pena da Lotte. Ele a deixou certamente cheia de culpas?
comentários(0)comente



Eva 31/07/2022

OS SOFRIMENTOS DO JOVEM WERTHER
Os mais sinceros e dolorosos sentimentos são descritos por Werther nesse pequeno livro preenchidos por suas cartas.

P.S.: nunca menospreze ou julgue o sofrimento de uma pessoa...
comentários(0)comente



Eduardo 30/07/2022

É necessário ler Werther para além das leituras estereotipadas
Enquanto lia o livro fui consultando alguns vídeos no Youtube sobre Os Sofrimentos do Jovem Werther e sobre Goethe. No vídeo que mais gostei, uma live de lançamento da nova tradução publicada pela Cia. Das Letras, um professor disse algo que me pareceu bastante significativo: é necessário ler Werther para além das leituras estereotipadas.

Na leitura estereotipada, Werther é apenas um chato, obcecado por Carlota (Charlotte), jovem dramático que encerra sua própria vida por causa de um amor doentio... E tudo isso tornaria o livro algo batido, óbvio. Apenas um caso típico do esquema mais quadrado do que se definiria como Romantismo.

Gostei da leitura também pelo esforço de tentar entender Werther segundo ele próprio se entende: é alguém que busca o sentimento de plenitude e que rejeita os jogos sociais, é espontâneo com as crianças, com os de classe social inferior à sua, é inadequado aos jogos sociais da aristocracia. Busca ser espontâneo e aceitar tudo o que lhe vem da "alma". Em outras palavras, ele vive com liberdade, em um certo sentido.

Tragicamente ele desenvolve uma paixão intensa por Carlota e uma grande amizade por seu esposo, Alberto (Albert). Ao seu modo, Werther é corajoso (e inconsequente!), pois não se furta a ambos os sentimentos. Pelo contrário, os vivencia e alimenta, rejeitando a todo o bom senso e aos conselhos de Guilherme (Wilhelm), seu amigo e confidente.

Gosto da ideia de que Goethe, que se inspirou em si mesmo e em um amigo próximo para criar a figura de Werther, mata seu personagem, mas continua a viver, escreve outros livros, vive outras histórias de amor. De certo modo, amadurecer é matarmos nosso próprio Werther, a ilusão da completude, a rejeição em absoluto a participar do jogo social... E continuar a viver.

Nesse sentido, o mito (não me parece ter sido confirmado ou negado) de que uma série de jovens sentimentais se suicidaram após a leitura do livro (assim como o próprio Werther se suicida projetando sua história na história dos personagens de Ossian) me parece fruto de uma leitura da superfície do texto. Ao meu parecer, é um livro que ganha força justamente na sua ambiguidade: é elogio e crítica à figura de Werther, sua inocência, impetuosidade e ideal de pureza.
comentários(0)comente



Fernanda1492 30/07/2022

@rascunhosdeleitora
Atenção: gatilho de suicídio.

De forma geral uma boa leitura. Um pouco densa e cansativa, mas vale a pena se aventurar.
comentários(0)comente



planoeprosa 30/07/2022

Romance e dor
Este nao é um tipo de livro que costumo ler, nem mesmo gosto muito do estilo. Acho esse tipo de romance muito aficionado, quase doentio.

A escrita é interessante e ben poética, o livro passa bem rápido inclusive.

Mas não diria que leria uma iutra vez este livro, não mesmo!
comentários(0)comente



1671 encontrados | exibindo 826 a 841
56 | 57 | 58 | 59 | 60 | 61 | 62 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR