Laranja Mecânica

Laranja Mecânica Anthony Burgess




Resenhas - Laranja Mecânica


2278 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |


mateussussu 30/06/2024

Com uma das escritas mais únicas e características de toda a literatura, ?Laranja Mecânica? apresenta uma realidade mais palpável e menos ?absurda? que os outros livros que o acompanham nas listas de clássicos da distopia.

narrado inteiramente pelo personagem principal, Alex, a narrativa conta sua vida como delinqüente juvenil passando pelo final de sua adolescência na prisão e sua passagem pelo infame Tratamento Ludovico.

por meio de uma mistura da linguagem Nadsat e termos eruditos (que enriquecem e colocam esse livro como um dos que mais gostei de ler) Alex conta sua experiência nessa sociedade distópica que foca mais numa trama política do que nos conceitos abstratos e no autoritarismo presente em obras como ?1984?. aqui vemos tudo mais como uma grande manobra política e forma de auto-propaganda do que realmente os já citados temas, fazendo tudo parecer mais perto da realidade para o leitor.

?Laranja Mecânica? irá se manter por muito tempo como uma das minhas obras favoritas do século XX, principalmente pela genialidade do autor em trazer um contexto mais próximo da nossa realidade e sua forma de nos apresentar um dialeto novo, algo que ocorre normalmente em subgrupos e subculturas, realmente mostrando o quanto o Anthony Burgess prestou atenção em cada mínimo detalhe dessa grande profecia.
comentários(0)comente



Giu :) 26/06/2024

Um misto de sensações em uma obra maravilhosa. Edição e tradução que também agregaram muito. Recomendo.
comentários(0)comente



Matheus.Rocha 26/06/2024

Uma das melhores distopias já feitas
Apesar daquele dialeto insuportável criado pelo autor, eu adorei o livro. Como eu já tinha assistido o filme do Kubrick algumas vezes, talvez isso tenha atrapalhado um pouco a experiência, mas não me deixou frustrado e até elevou a obra como um todo.
comentários(0)comente



luuribooks 25/06/2024

Como sempre o governo tentando "curar" a sociedade adoecida
Laranja Mecânica é uma distopia que nasceu muito à frente de seu tempo, e nos faz refletir até mesmo nos dias de hoje, como a sociedade está cada dia mais adoecida, vítima de abusos governamentais que nunca irão ter um fim.

O vocabulário Nadsat foi bem difícil de compreender, decidi ler o livro sem olhar o glossário, eu acredito que aprendi um pouco as palavras e seus significados. Algum dia irei reler esta obra clássica consultando o glossário, tentando exprimir todo o suco dessa Laranja Mecânica
comentários(0)comente



Sarah587 23/06/2024

Horrorshow
Esse é mais um daqueles livros em que eu não sei pq não comecei antes...

O livro é muito bom, te causa uma série de sensações desde ódio até pena. O Alex é um daqueles garotos problema onde não existe o limite, ele basicamente diz sim para todas as vozes intrusivas dele.

A quebra em três partes trás a separação de criança, adolescente e comecinho da vida adulta. E no final mesmo com tudo o que acontece, a impressão que passa é que ele amadureceu por ele mesmo.

Recomendo.
comentários(0)comente



Jennifer47 20/06/2024

Brutal
Laranja Mecânica despertou muitos questionamentos em mim, algo que considero que eleva uma obra, no caso, fazendo você questionar a realidade.

Toda a brutalidade apresentada, a "ultraviolência", tem um motivo para estar na história, se tratando de uma provocação, uma indagação.

As críticas ao sistema, a justiça falha, o sadismo e perversão do ser humano, a podridão da humanidade e o questionamento de: será que todos somos padronizados para não agir como criaturas violentas? Será que somos doutrinados para manter a sociedade, que ainda assim é falha e controlada por seres humanos tão sádicos quanto os considerados criminosos? Tudo isso para mim foi a cereja do bolo.

É controverso falar que esse livro se tornou um dos meus favoritos?
comentários(0)comente



Joel Joukin 19/06/2024

O vocabulário nadsat foi bem confuso no começo, mas adorei o esforço que precisei fazer para conseguir entender algumas partes de forma integral. Da pra entender tudo no contexto, mas as vezes queria saber a tradução exata de uma palavra e tinha que tentar traduzir só pelo contexto. Foi divertido.
E o tipo de história em que você odeia o vilão e depois ele se torna uma vítima. Talvez seja uma história sobre nem sempre onde fins justificarem os meios, mas não tenho certeza.
comentários(0)comente



Bia 19/06/2024

E aquela kal total
Me envolvi completamente na história, a experiência dessa leitura é diferente de tudo que já li, o próprio vocabulário da história a estranheza que causa, exatamente tudo se encaixa perfeitamente, favoritado com certeza!!
comentários(0)comente



Wagner 18/06/2024

Uma obra marcante e provocativa
Uma obra marcante e provocativa que mergulha profundamente nos temas da violência, livre-arbítrio e controle social. Ambientado em um futuro distópico, o romance é narrado pelo jovem Alex, líder de uma gangue de delinquentes adolescentes que cometem atos de extrema violência sem remorso.
Os personagens secundários, como os membros da gangue de Alex, os funcionários do governo e os médicos envolvidos no Tratamento Ludovico, servem para destacar os diferentes aspectos da sociedade distópica que Burgess critica: a corrupção, a busca pelo controle absoluto e a desumanização.
"Laranja Mecânica" é um estudo incisivo sobre a natureza humana e as tentativas de moldá-la através de meios autoritários. A adaptação cinematográfica de Stanley Kubrick em 1971 amplificou a notoriedade do livro, destacando ainda mais suas questões éticas e sociais. O romance permanece relevante, provocando debates sobre criminalidade, punição e a verdadeira essência da liberdade.
comentários(0)comente



Tati- Leitora 17/06/2024

Extremamente bem escrito e bem traduzido, esses foram os principais pensamentos que ficavam na minha cabeça o tempo todo em que eu lia o livro.
Ele tem vários gatilhos e coisas pesadas, mas pra quem consegue é super válido de se ler
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Luiz Camargo 09/06/2024

Clássico!
Daqueles livros que a gente quando termina se pergunta: porque não li antes? Perturbador ser jogado em um mundo adolescente distópico.
comentários(0)comente



Fernanda.Duart 06/06/2024

Uma maravilha, ó, meus irmãos!
Burgess conseguiu se eternizar nessa distopia que de tão bizarra, se torna inesquecível.
A linguagem nadsat é um bálsamo que leva a imersão na leitura a outro patamar!

Leitura obrigatória.
comentários(0)comente



Ludy 06/06/2024

Laranja nada Mecânica
"Laranja Mecânica", escrito por Anthony Burgess, é um romance distópico ambientado em um futuro próximo, onde a sociedade enfrenta problemas extremos de delinquência juvenil. O protagonista, Alex, é um jovem líder de uma gangue que pratica atos ultraviolentos por puro prazer. Após ser capturado, Alex é submetido a um tratamento experimental de reabilitação pelo governo, conhecido como Técnica Ludovico, que visa eliminar sua capacidade de cometer violência, mas também retira sua livre vontade.

A narrativa é rica em linguagem inventiva, com Alex usando um dialeto peculiar chamado Nadsat, misturando gírias inglesas e russas. A obra explora temas profundos sobre o livre arbítrio, a moralidade, a natureza humana e a manipulação estatal. O tratamento de Alex levanta questões éticas sobre a perda da humanidade em troca da paz social.

"Laranja Mecânica" é um livro impactante que desafia o leitor a refletir sobre a natureza do bem e do mal e as complexidades do comportamento humano. É um bom livro, eu gostei.
comentários(0)comente



2278 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR