Rayssa Bonissatto @livrosdarayssa 08/02/2022
Relato da realidade da pessoa que sofre racismo e transtornos alimentares
🚨GATILHOS: abuso parental, violência, racismo, transtornos alimentares, gordofobia.
Heavy, an american memoir, é uma autoficção, baseado na vida do próprio autor. Acompanhamos como é ser um homem negro e obeso estadunidense, desde sua infância, em Jackson, Mississipi, até se tornar professor na Faculdade de Vassar, em Poughkeepsie.
Acompanhamos o peso de crescer marcado com o racismo, pelo abuso, pela violência (principalmente, materna), pelos traumas, pelo transtorno alimentar, pelas mentiras e pelo vício.
Esse livro de memórias é direcionado à mãe de Kiese, responsável por grande parte de suas feridas. Ela é uma mulher extremamente inteligente, que luta para obter seu doutorado, que ensina ao seu filho que o estudo e a escrita são as ferramentas para se proteger dos policiais, dos brancos e dos EUA. Por isso, ela sempre exigiu nada menos que a excelência para que Kiese se mantivesse à salvo. Mas, frente à realidade, a régua da excelência para um negro é diferente. Mesmo quando é atingida, nada vale, não redime: o mundo ainda é racista e opressor.
A questão alimentar é outra de destaque: seja no excesso, seja na falta. É mecanismo de automutilação e espelho de como Kiese lida com o mundo.
A avó é outra figura central - fonte de amparo frente à relação sufocante com a mãe. Uma senhora com pouca instrução que inventa palavras explicava ao neto o motivo da mãe agir daquela maneira e qual a lógica dos brancos.
Essa leitura é desafiadora: vemos como a sociedade fracassou com essas pessoas através da fala de um sobrevivente que revive todas suas feridas.
Pesado retrata uma família negra que se ama, mas não sabe como demonstrar, marcada pela violência à gerações. Kiese, através da obra, diz o que precisa ser dito para entender o que passou e o que os seus passaram, pois, apesar de silenciados, suas vivências fazem parte da história americana.
Foi um soco no estômago. E os gatilhos foram diversos para mim... Um livro tocante, visceral.
Nota: 9/10
site: https://www.instagram.com/livros_da_rayssa/