O Poderoso Chefão

O Poderoso Chefão Mario Puzo
Mario Puzo




Resenhas - O Poderoso Chefão


576 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |


Dani 18/07/2021

Uma faculdade escrita.
Eu tenho o costume de "Receitar" livros aos meus "pacientes" (amigos) que gostam muito de ler e este livro está na minha lista de "remédios" que sempre "receito".

Muitos acham que "O Poderoso Chefão" é uma leitura antiga, antiquada, passada, ou, até mesmo, "!cringe!", todavia, quanto a isso, eu não posso concordar, de forma alguma.

"O Poderoso Chefão", pra mim, é uma verdadeira faculdade, pois nos ensina a sermos discretos, camuflados, a falarmos o superficial e a termos respeito e lealdade aos nossos próximos. Mário Puzo conseguiu extrair uma face da sociedade que, na época, era completamente velada e trouxe a tona tudo do que realmente se tratam as máfias.

Sem sombra de dúvidas este livro pode ser considerado como uma obra de arte moderna e deve ser explorada por qualquer um que busca crescimento interno (não pelo lado do mal, lógico!).

Vai um gostinho logo do princípio do livro:

[...]"Bonasera abaixou a cabeça e murmurou, com voz abafada: 'Seja meu amigo. Eu aceito, Padrinho."[...]
comentários(0)comente



Lucas Lobo 16/07/2021

"Vou te fazer uma proposta irrecusável"
"Vou te fazer uma proposta irrecusável", você só vai entender essa referência depois de ler o livro. Então espero que leia, ou vai sofrer as consequências do Don Corleone.

O livro conta a história da mafia italiana, da família corleone e de como Don Corleone se tornou o poderoso chefão. O livro fala sobre famílias e negócios, tem violência e algumas cenas de sexo.

Os principais nomes do livro são Don Corleone e o Michael Corleone, pois a história gira em torno deles 2, mas existem vários personagens emblemáticos.

Se você já assistiu o filme e gostou você vai gostar muito mais do livro, pois no livro tem mais detalhes das histórias de outros personagens, que no filme não aparece muito. Como: Jhonny Fontane, Kay e Luca Brasi.

Como disse Michael Kyle da série Eu a patroa e as crianças: "Tudo que alguém precisa saber nessa vida, está em o poderoso chefão."

"Homens grandes não nascem grandes, tornam-se grandes."

- Don Corleone
Sté 16/07/2021minha estante
Agora vou ter que ler esse tambem? Kkkkkk PASME, vivi 23 anos da minha vida sem ver o filme... Agora já vi 5 vezes kkkkk


Lucas Lobo 16/07/2021minha estante
Kkkkkkkk e eu que tinha tentado assistir várias vezes, porém sempre dormia pq o filme era grande kkkk. Aí um dia vi todinho e me apaixonei kkk


Lucas Lobo 16/07/2021minha estante
Teve um dia que assisti os 3 filmes de uma vez


Sté 16/07/2021minha estante
Meu sonho conseguir ver os 3 kkkkk nunca consigo


Lucas Lobo 16/07/2021minha estante
Kkkk eu entendo




Patrícia 12/07/2021

Terminei querendo reler já
Don Corleone é o chefe da família mais poderosa da máfia e no momento ele vê a necessidade de escolher e treinar um dos seus filhos para assumir o seu lugar e essa não vai ser uma tarefa fácil.
O Don é muito respeitado e admirado pelo seu modo de conduzir os negócios e pela forma como ele trata igualmente todas as pessoas por quem ele tem alguma estima, não importando posição social ou financeira.
Se você for uma pessoa considerada amiga por Don Corleone e precisar de qualquer coisa, ele fará tudo para te ajudar mas ai você ficará em dívida com o padrinho, como muitos chamam Don Corleone, e essa dívida será cobrada a qualquer momento.
.
Eu amei essa leitura, eu tinha na minha cabeça que seria uma leitura difícil, mais lenta mas foi totalmente o contrário e logo nas primeiras páginas eu já estava completamente envolvida pelos personagens e querendo saber mais sobre eles.
Eu adorei o fato de todos os personagens terem um bom motivo para estarem ali e como fica tudo interligado e muito bem interligado.
Tiveram vários momentos em que eu simplesmente queria bater palmas para o autor pq quando a gente menos espera vem um super acontecimento e muda muitas coisas na história.
comentários(0)comente



Driely 10/07/2021

O chefão
Excelente! Tiveram alguns momentos que eu queria que a história fosse mais rapida, mas isso não impede o livro de ser muito bom!
comentários(0)comente



Danilo 07/07/2021

O clássico da máfia
The Godfather (título original) é o protótipo das histórias de Máfia que conhecemos. Feito através de muitas pesquisas, o novaiorquino descendente de italianos, Mario Puzo, surpreendeu a todos (incluindo mafiosos reais) em 1969 com a sua representação da Família Corleone. Puzo nos leva por toda a estrutura da família siciliana, revelando os papéis de cada membro e seu destino. O sucesso da obra foi renovado com o lançamento da produção cinematográfica homônima em 1972, considerado um dos maiores filmes da história do cinema.

Após a leitura, posso dizer que realmente a adaptação é extremamente fiel à obra original, com muitas frases e cenas idênticas. Alguns poderiam pensar que isso é um ponto negativo, por estar lendo algo que já se conhece o desfecho. Porém, durante a leitura, o grande destaque é justamente o contexto que Puzo provê aos personagens, nem sempre possível no cinema. É um trabalho exímio que o autor nos fornece ao descrever alguns personagens como Vito e Michael Corleone, demonstrando o respeito e moral que todos os outros personagens têm deles.

Vito Corleone, o “Padrinho”, fornece (muitas vezes por meios não-ortodoxos) ajuda os amigos e afilhados que vêm a seu socorro, porém sempre seguindo o código de honra e leis da Máfia. No entanto, essa ajuda não vem de graça. Um dia, que talvez nunca chegue, Don Corleone irá pedir um favor a quem ele ajudou no passado, e negar essa ajuda nunca é uma opção.

O que mais me prendeu ao livro foi a dinâmica e disputa de poder das “Famílias” italianas em Nova Iorque, verdadeiras organizações poderosas que, paralelas ao governo americano, disputam vários territórios e brigam por influência política e possuem uma enorme lista de contatos, passando por juízes, policiais, sindicalistas e atores. Todo o complexo esquema da máfia é apresentado e assusta saber o tanto de poder que elas possuíam.

Outros pontos interessantes são percebidos com a descrição precisa dos costumes dos ítaloamericanos vindos da Sicília, que são particulares e diferentes de outras regiões da Itália, e como esses costumes se misturaram com a cultura americana, o “american way of life”. É notório o desejo dos chefes da família de que seus filhos e netos não sigam o mesmo caminho do crime organizado, e pelo contrário, se tornem grandes nomes da política, empresários, juízes e médicos.

Recheado de cenas e frases icônicas, O Poderoso Chefão merece o título de clássico supremo de histórias de máfia.


site: @mangue.literario
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lucas Brito 17/06/2021

Cruel.
Esse livro é cruel, ele é pesado, ele é uma forma de percepção de como a Máfia funciona.
Os Corleone são personagens incríveis, cada um a sua maneira, são várias camadas a se analisar.
Mario Puzzo caprichou nesse livro.
5 estrelas, favorito.
RicXand 17/06/2021minha estante
Já vi os três filmes. Gostei muito.




MrLexotan 13/06/2021

Um livro raro
Sabe todos aqueles clichês de filmes de mafiosos e bandidos ? Então, tem quase todos os estereótipos nesse livro, mas, são escritos e, desenvolvidos de uma forma, que esse certamente se torna o livro insuperável sobre o tema.

A forma como todos os personagens são desenvolvidos é simplesmente a melhor possível, TODOS, simplesmente todos os personagens tem uma história bem desenvolvidos. Nada passa em branco, nada tem furo, tudo é perfeitamente pensado.

Não acho que vale a pena muito sobre a história, só saiba que é simplesmente fenomenal.

Ps: É melhor que o filme.
comentários(0)comente



Rahrt 08/06/2021

"Mas o tempo desgasta a gratidão mais depressa do que a beleza."
Que leitura f*da!

Peguei o livro sem conhecer nadinha da história e não esperava me apaixonar tanto por Don Corleone e toda sua trajetória.
Uma leitura fluída, história bem construída, tramas políticas intrincadas e reviravoltas do tipo que te fazem se segurar no sofá!
Mario Puzo soube conduzir direitinho uma narrativa não linear que vai te entregando aos poucos as informações, sempre te fazendo querer ler "só mais um capítulo" antes de largar o livro.
comentários(0)comente



Guilherme 07/06/2021

O Poderoso Chefão
Como a grande maioria, conheci a história de "O Poderoso Chefão" através do cinema. Desde a primeira vez que o assisti, esse filme ficou profundamente marcado em minha memória pelo simples fato de ser absolutamente extraordinário. Agora, anos e anos depois, tive a oportunidade de ler o livro que o originou e a experiência foi ainda mais avassaladora.

Já li muitos livros ótimos, irretocáveis, mas poucos foram impressionantes e esse adjetivo defini de maneira perfeita a grande obra prima de Mario Puzo. "O Poderoso Chefão" consegue criar um universo fascinante e absolutamente romanceado de foras da lei que vivem sob um rígido código moral. Não se engane, os protagonistas dessa jornada épica são homens terríveis, capazes das mais hediondas atitudes mas mesmo assim nós leitores nos vemos os amando e nos importando com seus destinos. Isso se deve a maneira brilhante que esses mesmos personagens são desenvolvidos. Suas jornadas são concebidas de maneira que podemos quase justificar seus meios nada ortodoxos.

Achar problematizações nessa obra é tão fácil quanto desnecessário. Os personagens de "O Poderoso Chefão" são tradicionalmente hipócritas, conservadores, machistas, racistas e violentos, mas aí eu te pergunto: o que esperar de mafiosos assassinos do século passado? Compreendendo esse contexto o que nos resta é o fascínio que esses grupos secretos exercem, sua camaradagem e lealdade. Amizades construídas de maneira que sempre haverá alguém para interceder ao seu favor quando o estado te virar as costas.

Essa é uma leitura prazerosa, fluída e viciante, resultado da maneira espetacular que Mario Puzo concebeu uma das grandes obras primas da cultura pop, tão grande que se instalou no imaginário coletivo de todos nós, até mesmo que nunca leu ou assistiu aos filmes sabe pegar referências dessa obra magnânima.

Enfim, como leitor é de obras assim que sempre estou a procura. Livros bem escritos, divertidos e que propõe diversas reflexões. Essa é uma prova cabal de que grandes histórias podem ser ao mesmo tempo profundas e divertidas. Clássico.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Magda14 31/05/2021

Tudo podia ter sido evitado se...
Johnny Fontane não quisesse ter sido ator! Essa é a verdade. Maaasss, em todo caso, o livro é excelente. É o tipo de história que te prende do começo ao fim e te deixa com gosto de "quero mais" a cada página. Várias vezes tive que me policiar para não varar a noite lendo. Pode parecer estranho, mas eu gostei do Don Vito Corleone. Achei o Sonny meio pedante, por isso era óbvio desde o começo que o Michael... Bem, não vou estragar a surpresa. Uma coisa é certa: se você vai ler este livro, esteja preparado para muitas cenas de sexo e violência gráfica (gratuita, diga-se de passagem).
comentários(0)comente



Ralf.Junior 30/05/2021

The god father
Livro muito bem construído, porém com algumas partes um poco desnecessárias, fazendo com que se prolongue muito.
comentários(0)comente



Fabi 27/05/2021

Adoro histórias sobre mafiosos e essa é, de longe, a melhor. A história sobre a família Corleone é tão bem escrita e tão bem montada que vc não consegue criticar as barbáries q eles cometem porque, dentro do sistema de lealdade criado por eles, acaba sendo ?o certo? ou fazendo vc crer q eles são os corretos. Há muitos trechos e frases marcantes nesse livro q valem à pena serem relidos. Muito bom!
comentários(0)comente



576 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR