Victoria Ogando 30/05/2020
Notre Dame de Paris
Notre Dame de Paris, comumente conhecido como o Corcunda de Notre Dame, é o primeiro livro da tríplice ananke escrito pelo romancista francês Victor Hugo em 1931. Nesse livro é abordado uma das três lutas do homem, segundo o autor, que é a religião.
A história se passa basicamente, como diz o título, ao redor da Igreja de Notre Dame. Conta a história de Esmeralda, uma mendiga, que passa parte do tempo na praça a pedir dinheiro para seu sustento, porém 2 homens (um padre e o outro é seu protegido) se apaixonam por ela, contudo a menina não gosta de nenhum dos dois, mais sim do capitão da polícia. Com o desenrolar da história Esmeralda é acusada de assassinato e condenada a forca. Ela tenta fugir se esconde na igreja para tentar se proteger, mas consegue apenas atrasar um pouco sua sentença de morte. O livro descreve em seu total genocídio, infanticídio (tendo em consideração a idade da condenada), luxuria, pecado.
Para alguns pode ser história difícil de ser terminada, não pelo enredo em si, contudo pela descrição que é apresentada no mesmo, a capítulo descrevendo só a arquitetura, por exemplo. Mas para que gosta de história é uma ótima leitura.