Leonardo.Steffens 05/11/2024minha estante Somos estudantes do Ensino Médio, e ao terminar de ler o romance viemos no "skoob" para ver o que o pessoal estava especulando sobre o livro, principalmente sobre esse mistério entre Bentinho e Capitu; nesse processo, nós vimos seu comentário e achamos que seria legal dar continuidade a essa saga de respostas:
Assim como você redige em seu texto, nós copiamos e enaltecemos suas palavras, ?Dom Casmurro é um dos maiores enigmas da literatura brasileira?. O livro, com o seu ritmo, para alguns monótono, enquanto para outros, apenas realista, faz com que o leitor experimente cada sensação e atributo que o narrador consiga prescrever à narrativa, e consequentemente, conheça a história de Bentinho e Capitu, além dos desdobramentos subsequentes dessa relação. Contudo, apesar do cunho calmo e cotidiano do livro, ao terminá-lo, o ávido leitor, que se interessou pela obra e indagou nas controvérsias presentes, fica desesperado. Afinal, Capitu traiu Bentinho ou não?
Bem... em detrimento da sanidade mental e emocional do interessado ledor, não há uma resposta oficial. Logo, resta-nos, apenas, o ofício da revisão bibliográfica, visando, nas entrelinhas, achar a tão estimada resposta, e da especulação e do debate, com a esperança de que na concordância de sua teoria com a alheia, conseguiremos chegar em uma conclusão nada mais que especulativa.
Para o nosso grupo, sua teoria sobre o narrador, Bentinho, trair o leitor, é nada mais, que incrível e pioneira, pois ela atrai e fomenta o leitor a revisar o livro perante uma nova ótica, fazendo-o refletir além do óbvio, porém intrigante, questionamento entre Bentinho e Capitu, para a nova questão a ser analisada, ?O narrador me traiu ou não ?
Todavia, ainda assim, defendemos a vertente de que: Sim! Capitu traiu Bentinho com Escobar. Para nós, podem-nos chamar de leitores ruins, apreciadores de Paulo Coelho, que seja, o Bentinho foi vítima da infidelidade de Capitu.
Em contraste, vocês poderiam argumentar que o narrador, um exímio ?Casmurro?, e escritor de sua própria vida, poderia ter simplesmente manipulado os fatos; apesar disso, trazemos a seguinte incógnita: Por que ele - filho de uma dita santa, amado por todos e condecorado por seu caráter-, virou alguém tão carrancudo? É porque ele sofreu um trauma! O ato de ser traído destruiu a índole do nosso protagonista. A imagem de seu filho sendo fruto da traição de sua esposa e melhor amigo o forçou a se afastar, e o tempo, somado a este acontecimento, o transformou em alguém desprezível e que se importa apenas consigo.
Enfim, esta é a nossa visão como leitores de primeira viagem do livro ?Dom Casmurro? (o que para muitos, pode ser um dado muito explicativo, para nós, apenas a realidade). Contudo, possivelmente, pós uma segunda lida, podemos retornar e especular outra teoria, dessa vez, ainda mais escandalosa ou fictícia, dado que, esta obra é passível a diversas análises. Ademais, diga-se de passagem, que por este e outros motivos, esta obra é uma das melhores do gênero, visto que, usa do artifício realista, descrevendo a vida corriqueira e mundana para criar um livro espetacular e de teor misterioso.