A outra volta do parafuso

A outra volta do parafuso Henry James




Resenhas - A Volta do Parafuso


768 encontrados | exibindo 766 a 768
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 52


Lela Tiemi 09/07/2009

Terrivelmente ambíguo e enigmático!
"A volta do parafuso", publicado em 1898, conta a história de uma jovem que é contratada para se tornar preceptora de duas crianças órfãs, Miles e Flora, cujo o tio solteiro, bonito e mundano é responsável. O tio exige da recém-contratada que se mude para Bly e fique por lá com as crianças sem aborrecê-lo, em hipótese alguma, com problemas.
A preceptora logo se vê encantada com a doçura das crianças, até que começa a ter visões dos antigos funcionários já mortos, o Sr. Quint e a sua antecessora Srta. Jessel. Logo ela começa a desconfiar do poder dessas aparições no comportamento das crianças.
Há no livro muitos mistérios não explicados, muitas perguntas sem resposta: O que exatamente fez o pequeno Miles para ser expulso da escola? O que havia entre o Sr. Quint e a Srta. Jessel tanto enquanto eram vivos quanto depois de mortos, o que realmente eles queriam? Como a Srta. Jessel morreu? E, a questão principal, a que gera diversas discussões: Seria tudo imaginação da solitária preceptora ou há veracidade na história narrada por ela?
Em clima de terror e suspense - que por sinal perdura até mesmo, ou principalmente, após o término do livro - Henry James nos deixa uma obra-prima em histórias de fantasmas.
Oscar Wilde definiu esta obra de James como: "um pequeno conto maravilhoso, terrível e venenoso".
Sem dúvida, um livro terrivelmente ambíguo e enigmático, com lacunas que podem ser preenchidas ao bel-prazer do leitor.

Sobre Daisy Miller: é uma pequena novela que conta a história de uma jovem americana, Annie P. Miller - a quem todos conhecem por Daisy - que viaja pela Europa acompanhada da mãe e do irmão mais novo. Em Vevey, na Suiça, ela conhece o compatriota Winterbourne que está a visitar a tia. Winterbourne mora há muitos anos na Europa e segue as regras impostas da sociedade, já Daisy muito espontânea é malvista pelas suas atitudes consideradas inadequadas para uma jovem. Winterbourne tenta a principio criar desculpas para as atitudes de Daisy já que está encantado com a beleza da jovem. A situação chega ao extremo e o final me pegou de surpresa! Gostei bastante da história apesar de seguir uma linha diferente de "A volta do parafuso".

Henry James nasceu em Nova York em 15 de abril de 1843 e morreu em Londres em 28 de fevereiro de 1916 devido a um derrame. Naturalizou-se britânico ao fim de sua vida.
comentários(0)comente



Kah Cruz 11/06/2009

Tô até agora tentando entender pq comecei a ler esse livro... e tentando entender o que eu li... é mto confuso!!
Rodrigo 19/05/2012minha estante
o terror do livro é vc não conseguir entender nada, muito confuso, só terminei de ler pra não dizer que gastei dinheiro atoa




Claire Scorzi 18/02/2009

A melhor história de fantasmas
Muito se discute se os fantasmas mencionados em A volta do parafuso existem ou se são imaginação da governanta que narra a maior parte da história. Pessoalmente, não creio que ela tenha imaginado como resultado de "repressão sexual" (teoria de Edmund Wilson, numa época em que tornou-se 'perspicaz' explicar tudo com base em sexo, especialmente se a heroína da novela é solteira); acho que os fantasmas são reais, e o que ela narra digno de crédito.
Porém o mais impressionante nessa obra tão debatida é a arte fina de Henry James, que consegue pôr nossos cabelos em pé sem mostrar nada - nossa imaginação preenche as lacunas deixadas pelo escritor. Qualquer coisa imaginada é muito mais apavorante; e James apenas sugere em seu texto - deixando o resto por nossa conta.
Goldenlion85 18/12/2009minha estante
Esse livro é sem dúvida, um peça preciosa, li e meus questionamentos aumentaram

muito..., esse livro deixa muitas questões abertas no ar,

a minha será que a protagonista realmente gostava de seu preceptor?

é muita coisa pra analizar, sua resenha é ótima!!!


Daniel.Malaquias 17/02/2021minha estante
Realmente é um formidável livro, nada é o que parece ou nada pode ser simplesmente explicado com base em uma lógica cartesiana. Enfim é ler e se deliciar com a narrativa


Claire Scorzi 17/02/2021minha estante
Se deliciar: exatamente isto! ^^




768 encontrados | exibindo 766 a 768
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 52