Livrissimu 28/03/2020
EU PREFERIA NÃO RESENHAR, MAS…
Ao terminar a leitura dessa novela do autor de Moby Dick, desapontado, pensei: ‘’é só isso?’’. Essa primeira reação decorre de termos aqui uma história de poucas concretudes, não fornecendo respostas às minhas questões. Então, aos interessados, estejam avisados: Melville escondeu suas reais intenções debaixo das letras na superfície; você precisa levantá-las e procurar um pouco. Contudo, ao procurar, entendi a riqueza de seus possíveis significados.
Um advogado de renome contrata um novo copista: Bartleby. No inicio, o novo empregado trabalha incansavelmente. O chefe muito se impressiona com sua eficiência e tenta ignorar as excentricidades do escrivão: um homem calado, nunca visto fora do escritório ou comendo nada além de meras bolachas de gengibre. O tom da narrativa estremece quando Bartleby, sem nenhum aparente motivo, responde com um firme e educado ‘’eu preferia não fazer’’ a um rotineiro pedido do Advogado para que conferisse uns documentos. A partir de então, o mantra do personagem ‘’eu preferia não’’ repete-se vez após vez, promovendo um baita desconforto no escritório e deixando o seu chefe confuso sobre o que fazer com o funcionário insubordinado.
Não é atoa que o subtítulo do livro é ‘Uma História de Wall Street’’, que já em 1853 era símbolo do manejo financeiro e comercial do país. O protagonista parece não ser guiado por absolutamente nada, a não ser representar uma antítese para tudo ao seu redor. Logo, a teimosia polida de Bartleby pode ser interpretada como uma espécie de rebelião, uma silenciosa revolução contra a mentalidade materialista que lhe era imposta pela sociedade, personificada pelo Advogado. Bartleby está quase indefeso, com exceção do NÃO que ele embainha contra as tentativas de fazê-lo enquadrar-se e que rapidamente vai penetrando e alterando o discurso de quem está próximo.
Apesar de parecer irreal e insustentável a postura do personagem, vale a pena lembrar: quase 100 anos depois, Mahatma Gandhi catalisou a independência Indiana com uma atitude não muito distinta do nosso querido Bartleby.
NOTA:9
site: https://www.instagram.com/p/B9eiXRKDGWZ/