Noites brancas

Noites brancas Fiódor Dostoiévski




Resenhas - Noites Brancas


5735 encontrados | exibindo 631 a 646
43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 |


Gege Gomes 08/05/2024

Aí, assimm, eu gostei, realmente gostei, porém eu estava com expectativas muito altas, e, infelizmente, elas n foram atendidas... Acho q só realmente n é mto meu estilo de leitura, mas n deixa de ser um bom livro, me pegou um pouco de surpresa tbm.
comentários(0)comente



Ivonete 09/05/2024

Viver é melhor que sonhar?
Tido como livro mais romântico de Dostoievski; eu achei mais melancólico do que romântico.

No livro temos um personagem, chamado apenas de O Sonhador. O nome dele não é mencionado. Em uma das 4 noites brancas em que se passa a história (noites brancas refere-se a um fenômeno atmosférico em que o céu não fica completamente escuro), ele encontra uma jovem moça chorando, Nástienka.
Vai falar com ela, eles contam cada um a sua história de vida, e o Sonhador se apaixona pela moça.

O Sonhador é um sujeito extremamente solitário, sem amigos ou parentes, sem traquejo social. Ele conversa com os prédios e com a cidade, sonhando que entende suas dores e dilemas, e também imagina que as pessoas que ele encontra todos os dias são seus amigos, mas na verdade, nunca trocou uma palavra sequer com eles.

É bem triste na verdade.

Ele cria verdadeiros romances e amizades em sua imaginação. Ele tem uma fala empolada, parece o tempo todo estar interpretando um personagem, algo que ele criou para si.

No fim, assistindo e lendo algumas coisas sobre esse livro, me deparei com uma suposição que me intrigou....toda essa história será que foi real ou mais um sonho do sonhador?

Afinal, parece estranho um cara tão tímido e retraído ter tomado coragem para abordar uma mulher desconhecida na rua...

O livro tem sua beleza, repleta de melancolia e romantismo. O sonhador é um homem doce, respeitável, sensível e nutre um amor puro e sincero pela Nástienka.

Uma história de amor, com encontros e desencontros.

E o final...o que seria dos grandes escritores sem um final ambíguo?
Triste ou otimista?
Um minuto de felicidade plena é o suficiente para sustentar toda a vida de um ser humano?

Viver um grande amor e sofrer ou nunca tê-lo vivido?
comentários(0)comente



leandrobuas 09/05/2024

Nos sonhos crio verdadeiros romances
Livro mais romântico da obra de Dostoiévski, Noites brancas traz como tema central o encontro entre uma jovem desiludida e um sonhador, aquele que narra os eventos ocorridos ao longo de poucas noites, durante um período muito especial do ano em São Petersburgo.

O cenário é São Petersburgo, capital do Império Russo no século 19 e um dos temas preferidos de Dostoiévski. Cenário de suas grandes obras, a misteriosa cidade é palco de um fenômeno natural conhecido como "noites brancas", que ocorre quando, durante quatro dias no verão, a noite não escurece.

E é justamente neste período do ano que um homem sonhador e solitário perambula pela capital. Entre devaneios, reflexões e até um diálogo ou outro com os prédios da cidade, conhece Nástienka, uma melancólica jovem de coração partido. A partir deste encontro, os personagens desenvolvem uma conexão arrebatadora, e o Sonhador tem uma sensação de que finalmente coisas incríveis podem acontecer em sua vida.
comentários(0)comente



gabi â¡ 09/05/2024

Sempre tive curiosidade de conhecer sobre livros da literatura russa, mas tinha receio de ser uma leitura pesada e difícil, então decidi começar por esse, que é bem curtinho.
Achei uma leitura bem interessante e fluída, e acho esse um bom livro para se começar.
Vejo muitos falarem que não suportam o protagonista, mas eu me identificava mais a cada frase que ele falava (nas suas reflexões autodepreciativas, porque ele é emocionado demais até pra mim).
Achei legal e quero ler outros livros do fyodor!!
comentários(0)comente



brunaloureiro 09/05/2024

É aquilo
Nenhuma experiência é única galera e o Dostoiévski está aí pra provar, em 1848 já tinha coitado sofrendo e sendo feito de otário sim!

Brincadeiras à parte adorei a leitura, são poucas páginas então dá pra ler rápidinho e é um romance descontraído e inocente. Amei!
comentários(0)comente



hylle 09/05/2024

Acho que a praga que me jogaram p não conseguir ler nada deste homem finalmente caiu!! (como se a culpa não fosse minha rsrs)
Primeiramente, em minha defesa, nos meus critérios de avaliação, 4 é maravilhosamente bom e só não é 5 porque não mudou a minha vida avassaladoramente. Achei necessário explicar isso pra não acharem que eu cometi o pecado de não ter gostado dessa obra de arte em forma de livro...

Ok, confesso que tenho uma dificuldade meio chata com Dostoievski. Já tentei ler dois outros livros dele e não consegui passar da metade. Maas, como a esperança é a última que morre, resolvi culpar a complexidade, quantidade de páginas e meu cérebro atarracado por nunca ter sido capaz de terminar nenhum livro do autor e acabei decidindo nao desistir. Peguei esse. Que decisão boa!

O pessoal realmente sabe oq diz quando recomenda esse como a melhor leitura pra se ter um primeiro contato com o autor. É um livro pequeno, logo, rapidinho de se ler, mas o incrível é que nem só por isso ele perde o que eu vou chamar de "essência Dostoievskiana" (termo que deve existir por aí com um nome muito mais chique que eu desconheço). E mesmo tendo lido pouquíssimo dele, acabei por perceber (e posso estar fatidicamente errada, infelizmente) que essa essência é uma realidade bruta, um sofrimento palpável e real que constantemente te dá aquela vontadezinha de morrer, mas é contada de um jeito taao bonito, tão profundo e poético, que acaba te deixando maravilhado. Esse é o poder desse livro.

Além disso, a história em si, sem os significados profundos e lições de vida, é muito interessante. Conta bem sobre a natureza humana, e se você não se identificar com nenhum personagem, agradeça de coração, porque eu quero ser você quando crescer. No final das contas, "Noites Brancas" é um livro pra ler numa noite gelada, não muito confortável, sem perspectiva de nada e que vai, provavelmente, te acompanhar pro resto da vida (mesmo que sem te impactar, vai ficar na memória).
comentários(0)comente



ladyblue 10/05/2024

"Meu Deus! Um minuto inteiro de felicidade plena! Seria isso pouco para toda a vida de um ser humano??"
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gabriel1994 12/05/2024

Barbaridade
A guria falou um bagulho pro mano, e 10 sefundos depois, ela casa com outro maluco, e tem a cara de pau de mandar carta pro prota. Muita safadeza.....
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Emanuel242 13/05/2024

Tedioso
Esse cara é um chato
Essa menina é uma 🤬 #$%!&
A história é ruim
Graças a Deus esse livro tem menos de 100 páginas pq se tivesse mais seria usado como instrumento de tortura
comentários(0)comente



Atenalu0 13/05/2024

Estou muito triste, que eu fiz todo um texto sobre esse livro e deu um bug q simplesmente tudo foi apagado. Mas eu gostei do livro, senti q no inicio foi um pouco arrastado, mas dps virou uma grande novela mexicana q eu amei, foi minha primeira vez lendo Dostoiévski, e eu gostei bastante, pretendo algum dia ler mais obras do autor.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Paula 14/05/2024

The other woman (Dostoiévski?s version)
Meu primeiro contato com a literatura russa. Achei interessante a forma como as emoções são trazidas de um modo tão tangível.
Confesso que achava o protagonista um chato em certos momentos. Mas no geral, é um bom livro.

?Gosto de me apaixonar por paixões. Por pessoas, ainda tenho dificuldade. Mas por paixões? Deliro.?

"Há quem diga que ainda terei muito tempo para dormir depois da morte, mas quem disse que não estou vivendo enquanto sonho?"

?E você se pergunta: onde é que estão os seus sonhos? Aí você balança a cabeça e diz: como os anos passam depressa! E outra vez se pergunta: o que foi que você fez com os seus anos? Onde você enterrou sua melhor época? Você viveu ou não viveu??
comentários(0)comente



Renata 14/05/2024

Um dia o sonhador vai perceber que seu primeiro amor passou longe de ser aquela moça sentada no banco, pelo contrário, o que faz palpitar seu coração é a própria vida que o circula, com toda a sua personificação que, de tão forte, chega a ter cheiro e gosto.
comentários(0)comente



5735 encontrados | exibindo 631 a 646
43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR