Manuelzão e Miguilim

Manuelzão e Miguilim João Guimarães Rosa




Resenhas - Manuelzão e Miguilim


119 encontrados | exibindo 91 a 106
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 7 | 8


mii.hay 18/02/2023

Do começo ao fim da vida...
"Campo geral" é um livro que traz duas visões praticamente opostas: a de uma criança no começo da vida, e a de um senhor no final da sua. Tal oposição é o que torna essa obra tão única e impactante.

Para mim, foi uma história de difícil leitura, uma vez que não estou acostumada com a prosa rosiana, mas, mesmo assim, pude absorver a inocência de Miguilim e a experiência de Manuelzão. Ambos os personagens vivem no contexto de dificuldade do interior mineiro, e mesmo afetados pelo ambiente, não deixam de ensinar lições para qualquer leitor, independente da realidade.

Por fim, Guimarães conseguiu com êxito trazer reflexões e profundidade para a obra por meio de todo seu elenco tocante, que não se restringiu somente aos protagonistas. Recomendo esse livro para aqueles que buscam variar seu jeito de observar a vida e que podem estar em um monte de dificuldade emocional.
comentários(0)comente



Tha 06/04/2023

Li apenas campo geral e PQP. guimarães rosa eu te amo. me envolvi demais com a leitura, criei um apego enorme pelos personagens. chorei, dei risada, criei ódio mortal por alguns. a linguagem para muitos é complicada, mas pra mim foi o charme desse livro.
comentários(0)comente



Gabriela Gonçalves 17/04/2023

Primeira vez tendo contato com a literatura de Guimarães Rosa. A professora de Teoria da Literatura pediu para a gente ler o conto "Campo Geral" e eu, como boa estudante que sou (rsrsrs), resolvi ler o livro inteiro. Estou encantada pela escrita e pelo trabalho do Rosa! É de uma sensibilidade enorme e encanta demais. É um pouco desafiador, mas acredito que começar por esse livro é mais interessante para familiarizar a mente e pegar gosto pelo autor e daí depois você encara Grande Sertão. Eu gostei muito dessa leitura, acho que meu preferido foi o conto do Miguilim. Adoro narrativas que mostram os encantos, desencantos e fantasias da infância. O conto do Manuelzão também é muito lindo e traz um senso de "comunidade que se junta por uma causa" que é lindo demais. A forma como Guimarães escreve é incrível, estou chocada com tanta perícia e entendimento da linguagem. Enquanto lia, fiquei me questionando como deve ser difícil traduzir seus livros para outros idiomas. São vários neologismos, combinações e palavras específicas da região... Enfim, gostei muito de fazer essa leitura e conhecer esse autor tão importante para a nossa literatura. Com certeza lerei mais escritos do Rosa!
comentários(0)comente



Adriana1037 27/04/2023

Retrato do Brasil rural
Maravilhoso retrato do sertão e dos seus habitantes. A linguagem é bem regional, mas ao mesmo tempo reflexiva e poética. Miguilim é incrível. Me identifiquei demais.
comentários(0)comente



Guilherme.Oliveira 02/05/2023

Guimarães Rosa tratando sertão de uma maneira tão poética e linda.

Os dilemas do dia a dia na história dos personagens são tratadas com muita beleza.

De um lado, as descobertas de Miguilim, e na outra novela, a vivência do Manuelzão e as suas reflexões.
comentários(0)comente



Solange 04/06/2023

Sobre o poder da literatura, o poder da ficção de ensinar o caminho, a verdade, a reconhecer as verdades, a encontrar verdades nunca suspeitadas, de aprender sobre a vida, sobre o interior mais profundo de cada um de nós, de compreender as divisões que nos habitam e a viver mais sabiamente conosco próprios e com os outros seres humanos.
comentários(0)comente



AngelaS.DiasNagami 04/06/2023

Miguilim <3
Primeiro contato com o autor e não posso dizer que foi um livro fácil, mas, que depois do ritmo pegado, foi bom!

O conto de Miguilim me lembrou muito Meu Pé de Laranja Lima e, foi meu preferido!
comentários(0)comente



estantedogabs 19/07/2023

Tenho tentado me encontrar mais em histórias clássicas, e ainda não achei bem o meu lugar. Essa indicação foi um passo que me agradou bastante.

Se tem uma coisa que amo em livros, é o bom uso de sotaques e marcas culturais, e esse é cheio disso. Amei conhecer a história de Miguilim e todas as duas descobertas. O foco em Manuelzão já não me prendeu tanto, sinceramente.

A primeira metade do livro foi uma leitura excelente, e me deu uma animada a seguir buscando mais títulos clássicos. Gostei muito da indicação.
comentários(0)comente



moara 02/10/2023

ô lindeza mais linda de todas.

ocupandoespacoqueprecisaternessetrecoderesenhadesseaplicativodelivro
comentários(0)comente



Kenny G 15/11/2023

Campos pacatos
Li por conta da Fuvest (que pede Campo Geral). O início foi bem sofrido, é uma leitura desgastante por conta da enxurrada de palavras pela qual o autor é conhecido, os regionalismos o neologismos obrigam uma leitura paciente e atenciosa. A monotonia do começo do livro também dificulta adesão por parte do leitor, entretanto, após a metade do livro, com o desenvolvimento de Miguilim pelos eventos traumatizantes, a história engrena e fica interessante.
comentários(0)comente



bibioslivrosecia 31/12/2023

A história de Miguilim, com foco na infância, me emocionou mais, mas nem por isso a de Manuelzão é menos linda ou interessante, amei as duas.
comentários(0)comente



Ed Carvalho 03/01/2024

Mais um Guimarães Rosa de muita qualdiade
Muitos falam da forma de escrita do autor, de suas recriações de palavras e termos, de sua semântica particular, mas o que me encanta de verdade é todo universo que ele nos ambienta, num tempo geralmente lento, silencioso e diferente que suas "estórias" carregam. Nada é forçado, fingido, é tudo natural. Emocionei-me com Miguilin, senti a solidão de Manuelzão...obra maravilhosa. Mago das palavras.
comentários(0)comente



janja fragão 10/01/2024

Comece por aqui
O título desta resenha é uma proposta para quem quer começar a ler Guimarães Rosa.
Campo Geral tem por protagonista uma criança com seus sonhos, invencionice, parâmetro para direção de vida.
Uma estória de amor, traz o sertanejo, suas crenças, costumes e propósito de vida.
comentários(0)comente



Thali 03/02/2024

Esse foi meu primeiro contato com Guimarães Rosa. Realmente é diferente de tudo que já li. O autor escreve de um jeito único, relatando a vida das pessoas do campo, vaqueiros, fazendeiros, as pessoas dos "Gerais". Gostei muito da história de Miguilim, muito delicada. E também gostei da história do Manuelzão, apesar de ter me pegado menos. Achei Manuelzão mais difícil de ler, mais difícil de fazer fluir. Não dá pra fazer pausas na leitura, senão perde o ritmo na escrita do autor.
comentários(0)comente



Cristiane 29/02/2024

Histórias bem construídas e fascinantes. Campos Gerais emociona, dando um aperto no coração e mostra o quão maravilhosa é a escrita de Rosa.
comentários(0)comente



119 encontrados | exibindo 91 a 106
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 7 | 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR