Ju 10/08/2013As Vantagens de Ser InvisívelPor favor, não me matem pelo que eu vou dizer. Mas eu não gostei desse livro. E o pior é que não entendi bem o motivo. Talvez por um dos motivos que o fez ser censurado nos EUA: as drogas têm um papel de destaque na narrativa. As pessoas mais legais fumam o tempo todo, e usam outras drogas às vezes. Eu tenho uma antipatia tão profunda disso que acho que atrapalhou bastante a minha leitura. Essa antipatia não fica restrita à literatura: quero subir no palco e apagar o cigarro do ator quando ele inventa de fumar em cena... rs... Eu sei, sou meio radical.
A narrativa de As Vantagens de Ser Invisível é bem diferente, Charlie escreve cartas para alguém que não sabemos quem é. Na verdade não sabemos nem se essa pessoa realmente existe (tive a impressão de que existia). Acompanhamos praticamente um ano exato da vida dele através do que conta nessas cartas.
O garoto está vivendo sua adolescência, ou pelo menos tentando fazer isso. Seu amigo define sua invisibilidade: "Você vê as coisas.Você guarda silêncio sobre elas. E você compreende". Charlie é assim mesmo. Ele é aquela pessoa que sempre surpreende os outros em momentos delicados, mas que nunca comenta sobre isso ou usa o que sabe para obter alguma vantagem. Não julga ninguém, aceita todos como são. Mas ele tem dificuldade de "fazer parte". Tenta com todas as suas forças ser um adolescente normal e ter todas as vivências que acredita que deve ter.
"Cada pessoa tem de viver para a própria vida e depois escolher compartilhá-la com outra pessoa".
O livro é bem rápido de ler, e me fez refletir em vários momentos. Acho que sofri foi com minha antipatia pelas situações mesmo, porque ele tinha tudo pra ser considerado um livro bem interessante. Mas, infelizmente, não nos acertamos.
As personagens têm conflitos legais, crescem no decorrer da narrativa, aprendem a se aceitar e a se valorizar. Deixam de ser autodestrutivas. Foi bom observar isso. Enfim, não gostei, mas o livro tem coisas que merecem ser lidas. E eu quero assistir ao filme para ver se minha opinião vai mudar. Sintam-se à vontade para defender As Vantagens de Ser Invisível nos comentários! rs...
"A gente aceita o amor que acha que merece".
site:
http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2013/08/resenha-as-vantagens-de-ser-invisivel.html