Capão Pecado

Capão Pecado Ferréz




Resenhas - Capão Pecado


128 encontrados | exibindo 121 a 128
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 9


Barbara602 24/02/2024

Adorei!
Meu primeiro contato com a leitura marginal, e simplesmente amei e virei muito fã do Ferrez. Recomendo!
comentários(0)comente



iamleticiarodgs 01/05/2024

"o futuro fica bem mais pra frente."
Ferréz não só sabia o que estava escrevendo quando fez esse livro como viveu na pele a sua escrita. Literatura marginal que cativa e traz identificação ao jovem periférico.
comentários(0)comente



vocepoderepetir 08/06/2024

Livro impecável. Retrata vivências que são comuns em favelas brasileiras com uma veracidade absurda. A leitura me foi recomendada por um amigo, estudante de filosofia e morador de uma favela de BH e não me desapontou em nenhum aspecto.
comentários(0)comente



Floraâ¡â¡:) 19/06/2024

"Da trairagem nem Jesus escapou"
Eu poderia escolher outra frase pra colocar como título, mas essa me marcou muito,não só por ser uma frase forte mas o motivo dela ter sido citada. Essa frase é de um dos últimos capítulos,e meu Deus,quem leu vai saber o quão chocante foi o final desse livro.
Esse livro aborda temas marcantes e fortes,como a violência,os abusos,as mortes,os furtos e o fato de tudo isso ser a realidade de muitas pessoas que vivem em periferia. O livro mostra a verdade e não esconde nada,é rico em detalhes e te deixa de boca aberta. Agradeço muito a minha professora por ter recomendado esse livro pra mim e pra minha turma.
Leiam, vocês vão amar.
comentários(0)comente



Marine 09/10/2024

Muito forte
Excelentes personagens, uma história simples, que chama atenção por ser tão verdadeira e nos causa espécie diante da realidade apresentada.
comentários(0)comente



Ricardo.Bechelli 26/10/2024

Então, eu conclui a leitura de Capão Pecado do Ferréz. Finalmente. Porque eu creio que deveria ter lido esse livro quando era mais jovem. Talvez me espantasse muito, mas me ajudaria a entender melhor a situação da cidade de São Paulo. Ferréz não tem vergonha de expor coisas sobre o local em que viveu e descreve cenas e personagens que conviveram ou poderiam ter convivido com ele. Fiquei sabendo no posfácio que o autor foi preso por apologia ao crime por ter escrito esse livro! Só mesmo em SP censurariam a literatura por contar histórias verídicas ainda que ficcionalizadas. A verdade da literatura dói. Mas ninguém que acusou o autor se sensibilizou com os destinos das pessoas que ali vivem e viviam. Vemos em Capão Pecado pequenos resquícios do que surgiria mais tarde na cultura do gueto, o pobre crente agarrado pela teologia do domínio. Vendo que os políticos assistencialistas nada podiam fazer por eles, então se rendem ao pastor, ao policial herói ou achacador. Ferréz me surpreende porque foge da narrativa óbvia. Eu achava que Matcherros pricuraria um justiceiro pra vingar sua honra de homem traído. Afinal Paula acaba saindo com Rael, seu melhor amigo. Burgos cedo ou tarde seria convocado pra fazer justiça a um parça da comunidade. Mas não foi bem isso que aconteceu. O importante na trama é o todo e não a parte. Rael é uma vítima, mais uma, que é espremida pelo sistema. E não se faz de santo nem de herói.
Gosto da comparação da feitura do cesto indígena (Capão Redondo) sendo elaborado como a trama da história narrada. Os povos indígenas podem ter sido esquecidos - às vezes intencionalmente, mas eles ainda e sempre figuram em espaços e tempos presentes (nominal e fisicamente). Quer queiram os senhores, quer não.
comentários(0)comente



Tainá 31/10/2024

Mais um importante nome da literatura de periferia, que em capão pecado mostra de forma crua a dureza da vida nas favelas de São Paulo. Ler Ferrez é entender a verticalidade da miséria, a ausência de perspectivas, é rasgar de vez o mito da meritocracia. Achei a escrita um tanto atropelada no fim, e meio fria de mais em alguns momentos. Mas gostei.
comentários(0)comente



Yasmim 14/11/2024

Esse estilo de livro não faz muito o meu gosto, mas eu tive que ler para um trabalho da escola e não achei muito ruim. É um livro triste que infelizmente trata da realidade do nosso país, e a proposta do livro é muito boa, mas eu achei umas partes do livro muito confusas, não conseguia entender o contexto e nem qual era o personagem que estava narrando, e também senti que no final o autor apressou a narrativa para o livro acabar logo. Mas ao todo o livro é muito bom e me fez aprender bastante de como é a realidade que não está presente no meu cotidiano.
comentários(0)comente



128 encontrados | exibindo 121 a 128
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 9


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR