LuanaBorges 23/01/2016Resenha IG @dicadeleitoraO Símbolo Perdido é a terceira aventura de Dan Brown com o protagonista Robert Langdon. A primeira foi Anjos e demônios, seguido por O código Da Vinci. Apesar de ter todos os livros, não estou lendo na ordem, e não me perguntem o porquê, pois nem eu sei. Meu primeiro contato com o autor foi em ?Ponto de impacto?, onde ainda não temos o famoso personagem Langdon. Tendo em mente que Ponto de impacto possui, no meu ponto de vista, um enredo mais emocionante, foi o livro que gostei mais até agora.
No início, a linguística excessivamente descritiva de Dan Brown torna a leitura maçante. Confesso que fiquei bastante tempo enrolando, mas persisti e fui presenteada com uma história fascinante, extremamente rica e cheia de aventuras.
Poucos autores tem a capacidade de pegar elementos reais e criar uma ficção em torno do assunto. O livro fala sobre os mistérios da Maçonaria e o quanto a criação dos Estados Unidos está relacionado a isso.
Fala também sobre a ciência noética, que para quem não conhece é basicamente a ciência que estuda a "dimensão espiritual do homem". Uma das personagens centrais consegue comprovar através da ciência que o pensamento do homem pode se materializar, ou como diria minha mãe, "o pensamento tem poder". A personagem consegue comprovar também que o corpo é apenas matéria orgânica, habitado por uma partícula divina, a alma.
Não sei onde termina a verdade e onde começa a ficção, mas é tudo MUITO interessante. Vale lembrar que a noética é uma ciência real, mas relativamente nova.
Essa aventura é cheia de teorias da conspiração e espiritualidade. A junção desses dois elementos é a marca registrada do autor, assim como a habilidade de escrever romances policiais surpreendentes.
Fiquei ligeiramente decepcionada com o final, pois esperava algo mais mirabolante. No entanto, acho que foi uma leitura extremamente enriquecedora e despertou meu interesse para os mistérios que transcendem a compreensão humana.
Se você leu esse livro e ficou curioso sobre o assunto, achei no Youtube um documentário interessantíssimo. Você pode acessar no link https://youtu.be/nAvFD7isfks.
Vou pôr a sinopse do livro nos comentários.