Senhora

Senhora José de Alencar...




Resenhas - Senhora


1508 encontrados | exibindo 1321 a 1336
89 | 90 | 91 | 92 | 93 | 94 | 95 |


Bruno 01/10/2013

Uma mulher apaixonada
Como o titulo já revela,trata-se de um romance urbano retratado na primeira metade do século XIX,que é uma das mais esplêndidas histórias de José de Alencar,no qual ele revela várias questões sobre a sociedade e pontos de observação que podem ser discutidos.Isso se deve em razão da grande capacidade de percepção e imaginação de Alencar.
A história se passa no Rio de Janeiro,e relata a vida de uma moça,que por ser pobre foi largada por seu amor.Após ficar rica,entretanto órfã,a moça é então bastante cobiçada pelos homens de sua cidade que almejam casar-se e tornar-se ricos.É justamente nisso que ela se apoia para conseguir o que quer,buscando testar o seu amado.A história enfim começa a se desenrolar de maneira surpreendente,que colocarão os personagens em situações um tanto interessantes.A obra possui uma linguagem mais formal,é narrada na 3° pessoa com um narrador onisciente "que tudo sabe sobre os personagens,penetrando em seus pensamentos e até mesmo em sua alma".A respeito desse narrador,pode-se dizer que ele é intruso,já que interfere em vários momentos,apresentando-se ao leitor.
Essa obra chama a atenção do leitor por causa do caminho que ela vai tomando,surpreendendo o leitor pela sua história,bem como pelo seu conteúdo que fala sobre o casamento por interesse.Recomendo a todos que leiam essa belíssima e clássica obra de José de Alencar.
comentários(0)comente

jose 02/10/2013minha estante
Isso é verdade Aurélia Camargo era uma mulher muito apaixonada por Fernando Seixas por isso ela fez tudo aquilo,por ama-lo demais.


Snara 02/10/2013minha estante
Concordo Bruno, não dá pra deixar de comentar a participação de José de Alencar na história, ele até supõe o que os personagens poderiam estar pensando ou o que fariam logo em seguida.




Neto 01/10/2013

Vingança Arquitetada
O livro Senhora de José de Alencar tem uma linguagem meio complicada para os leitores de primeira viagem e também não segue uma cronologia.
O livro começa apresentando ao leitor quem seria Aurélia, uma jovem bonita, rica e muito afrente de sua época, que resolve pagar a quantia de 100 contos de réis para poder se casar com um rapaz chamado Fernando Seixas, que não tem nenhuma riqueza, mas que se importa muito com sua imagem perante a sociedade, usando os melhore ternos, fumando os melhores charutos e frequentando os bailes da alta classe. A história toma um rumo totalmente diferente, quando após o casamento Aurélia começa a humilhar seu companheiro das piores formas possíveis. " Ai meu leitor se você ficou curioso para saber o porquê disto você vai ter que ler o livro e ver o disfeixo que essa história vai tomar ".
Eu recomendo o livro para as pessoas que já tenham tido alguma experiência de leitura antes e que gostem de romances antigos sem aquela melação toda como é de costume se ver neste tipo livro.
comentários(0)comente



jose 01/10/2013

“Surpresas da Vida”
Aurélia Camargo era uma moça pobre, mas o destino lhe reservou grandes surpresas e a tornou uma mulher milionária, que não podia frequentar os bailes da alta sociedade sem que os homens se arrastassem aos seus pés, com isso ela conseguiu dá uma lição a Fernando Seixas, que continuava sendo o grande e único amor de sua vida. Ele era um rapaz que vivia de aparências e a humilhou quando lhe deixou por um simples dote que uma moça rica lhe oferecera.
O casamento por interesse retratado tão bem por José de Alencar, numa época onde a riqueza, o status e o luxo dos salões da corte do Rio de Janeiro eram mais importantes que qualquer outra coisa, ainda se mantem atual, por isso que continua sendo um clássico da literatura brasileira. Além dos personagens tão marcantes da história, gostei bastante deste romance principalmente por apresentar algo que veio acontecer posteriormente: a mulher ser a protagonista da história, numa época onde as mulheres não haviam conquistado seus direitos o autor antecipa algo que futuramente aconteceu e que está acontecendo na atualidade.
Eu indico o livro para as pessoas que gostam de romances que surpreendem no final, pois Senhora supera as surpresas que a vida lhe proporciona e descobre que o amor vence todas as barreiras.
Joybaby 15/04/2016minha estante
Oi uma Dearest
Meu nome é Jennifer Francis como você está fazendo hoje e como sobre a sua saúde, espero que você está muito bem e good.Any depois de passar pelo seu perfil neste site i se interessou em you.I vai gostar de tê-lo como meu bom amigo quem eu gostaria de partilhar a minha experiência de vida with.Your sexo, idade, raça, nem a distância não importa para mim sim o que mais importa em um relacionamento é a maturidade, a verdade ea honestidade que existem entre friends.So eu gosto de você entrar em contato comigo de volta através do meu endereço de correio privado (Jenniferfrancis34@hotmail.com) para que eu possa lhe dizer mais sobre o meu ego e lhe enviar mais fotos do me.Yours Atenciosamente,




spoiler visualizar
Sérgio Filho 01/10/2013minha estante
O que Fernando Seixas sofreu foi realmente uma tortura.




Jonatas 29/09/2013

Leitura Sensacional
O livro Senhora é um classico da literatura brasileira que tem como autor José de Alencar.
Ele conta a história de aurelia,uma menina pobre que teve uma tragica infancia, transformando-se em uma mulher rica e poderosa que busca vingança por que a fez sofrer no passado,seu amado marido Fernando Seixas.
Será que ela conseguirá vingar-se dele?
Que mal teria feito ele para merecer essa vingança?
Esta é sem duvida uma leitura obrigatória para os amantes da literatura brasileira.
Titulo:Senhora
nº de paginas:129
Autor:José de Alencar

Sérgio Filho 29/09/2013minha estante
Um ótimo romance romântico.




Alberson 29/09/2013

O Teatro mágico

"Minha senhora,
És de lua e beleza
És um pranto do avesso
És um anjo em verso... "

O romance Senhora é um clássico literário de José de Alencar, o autor nos deixa encantados pela história de Fernando Seixas e Aurélia Camargo. Seixas é um moço pobre que sempre quer estar no meio da aristocracia, doutores e ricos de sua época, é um homem ambicioso e de personalidade marcante. Já Aurélia Camargo, sua amada, é dona de uma beleza celestial, educada, inteligente, rica e elegante. Entre a ambição do moço e a vingança de Aurélia, somos arrebatados para uma época em que a boa aparência valia muito, o amor era desprezado e substituído por um bom “dote”.
O cenário da trama é um casamento armado por Aurélia com a ajuda do senhor Lemos, seu tutor, para conseguir a vingança desejada por todo o desprezo sofrido durante sua adolescência. Para lhes garantir o prazer de uma boa leitura, encerro aqui minha análise dessa grande obra que me cativou pela forma simples e direta utilizada pelo autor.
Sérgio Filho 29/09/2013minha estante
Gostei da epígrafe, legal.




Abraao 29/09/2013

A vingança inesperada
Aurélia, uma belíssima jovem atraente que encanta os rapazes da elite carioca nos bailes e eventos da sociedade, se deixa levar por uma vingança que guardava no coração assim que ficara órfã, após ser trocada pelo amor da sua vida por não ter condições financeiras até o momento.
A obra de José de Alencar conta a história de Aurélia Camargo e Fernando Seixas, que se casam inicialmente com intuito de serem felizes, mas ao desenrolar dos fatos percebemos que não passa de uma vingança reprimida da parte de Aurélia.
Fernando Seixas representa o homem que se preocupa tanto com o status que esquece do amor, pensava que amor não valia mais que alguns contos de réis. Aurélia Camargo após ficar rica, termina pensando que a sua felicidade pode ser comprada, é totalmente enganada após o marido não se encantar com a sua riqueza com o passar do tempo.
Recomendável para os amantes de uma boa leitura dos nossos clássicos brasileiro, que nos contagia ao fazer-nos parte daquela época memorável.
Sérgio Filho 29/09/2013minha estante
Ainda hoje muita gente pensa que se compra felicidade.


Snara 02/10/2013minha estante
Achei interessante a transformação pela qual passou Fernando Seixas: no começo ficou mudando o roteiro de sua vida amorosa por causa de dinheiro, e no final não demonstra nenhum encanto para com a riqueza de Aurélia.




Diego 28/09/2013

Dona do seu próprio destino.
A história se passa no Rio de Janeiro de 1870, e gira em torno de uma linda mulher, Aurélia, recentemente enriquecida pela herança do avô, que propõe casamento com um jovem elegante e pobre, chamado Fernando Seixas, que aceita casar-se sem saber quem é sua noiva por um dote de 100 contos, em um ato chamado "casamento de conveniência".
Com o desenrolar da história o leitor percebe que ambos já se conheciam antes, e que o casamento foi um plano de Aurélia para se vingar de Seixas, que a abandonara logo após pedir sua mão pouco antes dela receber a herança, por sua então falta de dinheiro.Preso a Aurélia pelo dinheiro e sentindo-se humilhado, Seixas começa a tratar Aurélia como sua dona, adotando fortes doses de sarcasmo, Aurélia passa a fazer o mesmo.
Passei a ficar cada vez mais apreensivo com o passar das páginas, com medo do tão falado final. Toda a minha preocupação se mostrou infundada, assim que li a última frase. Fiquei muito contente ao ver que José de Alencar era dos meus.
Não posso descordar das opiniões que ouvi, de que a resolução final de Aurélia fica, em parte, em desacordo com sua atitude no resto do romance. O que não tira a credibilidade da obra, pela idade de Aurélia(19 anos) e os sentimentos conflituosos que ela mostra durante todo o desenrolar da história, além de várias cenas em que ela se infringe enorme esforço para não permitir aflorar determinadas emoções.
"Senhora" agora se encontra em minha prateleira de favoritos. Em parte pela antiga e requintada linguagem e pelo tom poético descritivo do autor. O livro merece toda uma leitura não só acadêmica, mas com repercussão para os dias de hoje, que o amor ainda é difícil de ser constatado, quando o orgulho se sobrepõe ao sentimento do coração.
Sérgio Filho 28/09/2013minha estante
É o que mais acho interessante nesse livro, as personagens não são planas, superficiais, caricatas, Aurélia é uma personagem esférica, de alguma profundidade, sofre conflitos morais e éticos como qualquer ser humano de verdade.


jose 02/10/2013minha estante
Também concordo! os personagens se apresentam para nós de maneira tão real que chegamos a nos identificar bastante com eles e até com o autor afinal:"Fiquei muito contente ao ver que José de Alencar era dos meus." Parabéns!


Snara 02/10/2013minha estante
É impossível comentar o livro Senhora sem mencionar a forma que o autor lida com toda a história, está sempre indo a fundo nos pensamentos dos personagens, e detalhando tudo quanto for possível. Este é um ponto que diferencia José de Alencar de tantos outros.




Mateus 27/09/2013

O início da vingança.
O livro “Senhora”, de José de Alencar, foi escrito em 1875, fazendo uma ótima descrição da sociedade do Rio de Janeiro com enfoque na elite da época, falando de suas tradições, bailes pomposos e moças atrativas.
Nesse mesmo tom José de Alencar descreve uma moça de nome Aurélia Camargo, riquíssima e com a mão mais valiosa do Rio de Janeiro, era uma moça de beleza extrema e órfã, mas ao decorrer da história percebe-se uma linha de imensa tristeza que Aurélia tem em sua vida, causada por um triste momento que ela já viveu, também tem o jovem e bonito Fernando Seixas que está de casamento arranjado com Adelaide Amaral, uma jovem cujos pais ofereceram a Fernando um dote de 30 contos de réis para tomar a mão de sua filha.
No decorrer da história, Aurélia de repente chama o seu tutor à sua casa e diz que está preparada para um casamento, ela pede ao tutor que fale com Fernando Seixas e ofereça-lhe um dote inicial de 100 contos de réis e caso ele não aceitasse a proposta que seu tutor estava a oferecer, aumentasse o valor.
O livro de José de Alencar é uma obra de literatura muito prezada aos críticos de literatura, pelo fato de ser um livro antigo tem uma linguagem bem mais pesada que livros mais atuais, mas não oferece risco que o leitor faça mal entendimento de suas palavras. No geral o livro é muito bom, tem um história totalmente envolvente do meio pro fim e cativa o leitor a descobrir mais detalhes sobre vida da senhora.
comentários(0)comente

Sérgio Filho 28/09/2013minha estante
É verdade que a linguagem, própria da época, possa afastar um pouco o leitor iniciante, mas à medida que vamos avançando na leitura vamos compreendendo a linguagem riquíssima de José de Alencar.




Wenderson 27/09/2013

Clássico com Contraste de Emoções
Procura-se entretenimento com bom gosto, que despertem sentimentos variados que toquem o coração e que dê o prazer de continuar a se entreter. Se você procura por isso, pode ter certeza que não precisa procurar mais, Senhora, De José de Alencar, além de ser um clássico, levanta uma série de questões polêmicas que citaremos adiante.
De forma breve, Senhora é um romance que relata o amor e ódio do casal: Aurélia Camargo e Fernando Seixas, que negocia seu casamento. A história levanta a polêmica do casamento por dinheiro e status, algo que acontecia antigamente, mas não com tanta frequência nos dias atuais, fala também sobre a preocupação exagerada com o tal status, coisa que até hoje muita gente se preocupa, além de mostrar o poder que a mulher podia obter, naquela época, através de Aurélia. Garante muitas emoções e suspense, o que estimula ainda mais a você, leitor, a lê-lo.
A obra é bem atrativa, provoca um suspense de tal forma que incentiva a explorá-la sem parar, retrata a organização da sociedade da época, e levanta o debate de varias questões bem polêmicas, além de se apresentar em uma linguagem praticamente artística, com riqueza de detalhes. Essas características atraíram muito a minha atenção, e me estimularam a ler, porém e preciso cuidado ao realizar a leitura, pois por se tratar de um livro de outra época, possui vocábulos que não são muito utilizados no cotidiano, o que pode atrapalhar um pouco a interpretação, mas de forma geral é um ótimo passatempo, além de ser uma fonte rica de estudos.
Se preparar para abrir sua imaginação e receber conhecimentos, além de apreciar um belo romance, que explora a sensibilidade e a frieza, são passos necessários para tornar sua leitura prazerosa e agradável.
Sérgio Filho 28/09/2013minha estante
Senhora é mesmo um livro completo, além de nos entretermos, a partir dele podemos refletir sobre muitas questões que até hoje são válidas.




Cleysson 27/09/2013

A vingança de um amor vendido
‘Agora, meu marido, se quer saber a razão por que o comprei de preferência a qualquer outro, vou dizê-la [...] Deixa-me vazar o que tenho dentro desta alma [...]’. Pegue um pouco de amargura, junte com um pouco de passado mal resolvido, misture o amor ao dinheiro com a desvalorização do amor verdadeiro, e no final ponha uma pitada de vingança, então você terá o romance romântico Senhora, de José de Alencar.
Na obra de José de Alencar são abordados ponto a ponto temas como o amor ao dinheiro, o casamento por interesse, a valorização do status social, a ideologia da mulher independente e com certeza a vingança feminina, o que dá um toque de magnificência. Temos Aurélia, uma mulher a frente de seu tempo e independente em contraste com Seixas, um homem aprisionado pelo olhar da sociedade hipócrita que visa os bens como forma de esplendor e de beleza.
Os pontos principais da obra retratam uma crítica do autor a troca do amor verdadeiro, ou seja, amor sinônimo de felicidade pelo amor que visa os recursos financeiros, esse tal “sentimento” pelo dinheiro não é digno de ser chamado amor, o amor é puro e o sentimento mais forte e poderoso do mundo, único capaz de transformar o mal em bem, a tristeza em felicidade. Seixas, contudo não é esse monstro trocador do amor pelo dinheiro em si, ele é totalmente pressionado a tomar essa atitude, por conta da alta sociedade que visa esse bem financeiro em vez de ver o interior de cada um.
De forma geral o romance reproduz bem esses temas e aborda de maneira bastante atraente esses fatores da vida, o autor envolve o leitor ao texto em especial pelo fato de “congelar” a cena na primeira parte e desenvolver os detalhes e justificativas do porquê de tudo aquilo que estava acontecendo, Aurélia nos mostra a força feminina que pode ir além de ser apenas mais uma na sociedade, Seixas nos mostra que não devemos de forma alguma ser levados pelos pensamentos errôneos da sociedade e que isso nos leva a perder as coisas mais puras dessa vida, ele perdeu o amor. Na avaliação de tudo isso, digo que para quem aprecia um bom romance de época, um suspense atraente e uma história de amor dramática é indispensável à leitura dessa maravilhosa obra.


Andréia 27/09/2013

Essência do Amor
O livro “Senhora” conta a história de Aurélia, que é uma moça órfã da alta sociedade, que viveu um romance na adolescência com Fernando Seixas.
Fernando, com a morte de seu pai desistiu dos estudos para ajudar a sua família.
Fernando e Aurélia ficaram noivos, mas logo esse noivado acabou pelo fato de que Seixas recebeu uma proposta de 30 contos de réis para se casar com Adelaide, e ele aceitou.
Passados alguns anos, Aurélia recebe a noticia de que receberia uma herança de seu avô, que antes de falecer deixou um testamento, que deixava todos os seus bens a neta.
Como a moça tinha apenas 18 anos, foi necessário um tutor, e através de seu tutor ela pede para que ele ofereça 100 contos de réis a Fernando para que ele se casasse com ela.
Enfim casados, começa uma historia de amor, ódio, vingança, humilhação, etc.
Recomendo o livro para quem gosta de um clássico romance, que mesmo com todo o ódio que existia, prevaleceu sempre a essência do amor presente neles.
Sérgio Filho 28/09/2013minha estante
Bem observado, o amor purificou tanto Aurélia, que humilhou Seixas, quanto Seixas, que sofreu as humilhações com paciência e resignação.




spoiler visualizar
Sérgio Filho 27/09/2013minha estante
Acrescentaria também o casamento por interesse como um dos temas desse romance, por causa disso tudo o mais (vingança, traição, perdão) acontece no enredo da história.




Adrilânia 27/09/2013

o amor sempre vence
Resenha critica
O livro senhora foi muito bem elaborado, teve como base o romantismo, que conta a história de um verdadeiro amor de um homem com uma mulher, uma mulher que fica amarga com tantas tragédias que o destino a revela e que a maior foi a de ter seu coração estraçalhado por um amor que o abandona por um simples dote, mas essa mulher vai atrás desse homem que a fez sofrer, esse homem que a deixou no momento mais difícil, esse homem que merecia todo seu desprezo, ela fez o que desejava, comprou o que lhe era mais valioso: a sua liberdade. Fez dele um escravo a quem humilhava e pisava constantemente, fez ele sofrer tudo o que ela tinha sofrido, porém isso não estava só acabando com ele, mas com ela também, apesar de ambos se amarem o orgulho não os deixava viver esse amor, pois a amargura e tristeza que um trazia do outro no coração não permitia, mas no decorrer da historia tudo muda, o homem e a mulher mudam e essa mudança vem pelo amor que um sentia pelo outro e enfim esse amor vence e o que era impossível se torna real, o amor agora vivido e compartilhado, o amor que os cabia.
Sérgio Filho 27/09/2013minha estante
Em algumas obras do romantismo o amor realmente vence e o casal protagonista vive feliz para sempre, já em outras o amor atrai a morte e a tragédia se torna inevitável.




And 26/09/2013

Muito Bom
O li a mais de 10 anos, e de lá pra cá acho que minha mente e meus gostos são outros, mas pela minha percepção de garoto, senti um romance muito bem elaborado e a gramática muito rica ao usar uma linguagem exuberante de nosso português, hoje praticamente esquecida. Muito gostoso de ler, José de Alencar sabe como cativar seus leitores ainda hoje.
comentários(0)comente



1508 encontrados | exibindo 1321 a 1336
89 | 90 | 91 | 92 | 93 | 94 | 95 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR