É isto um homem?

É isto um homem? Primo Levi




Resenhas - É Isto um Homem?


412 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


@tayrequiao 03/08/2024

É forte. Triste. Doloroso. Inacreditável.
Literatura de testemunhos sempre me pega forte.

Especificamente nos relatos sobre a Segunda Guerra Mundial, me admira a força daquele que sobrevive, a coragem de relatar e reviver a própria história, mas principalmente a capacidade de se manter lúcido após ter passado pela sistematização da morte desenvolvida pela Alemanha.

Porque existiam, sim, as câmaras de gás, as chaminés, as forcas em praça pública, o trabalho forçado até a exaustão, mas o processo de morte começava muito antes do ato final.

Esse processo era fundamentado na retirada sistemática das identidades dos prisioneiros.

A primeira etapa dessa destruição era a marginalização social, com leis que os excluíam da vida pública e lhes retiravam os direitos civis.

Em seguida, vinham os guetos e os campos, onde as pessoas eram numeradas, suas roupas e pertences confiscados, suas cabeças raspadas e suas línguas e culturas proibidas. A perda do nome e da identidade individual como uma das formas mais cruéis de destruição, pois reduzia esses seres humanos a números a ser contados e recontados, diariamente.

Em última instância, tínhamos ainda o aspecto psicológico. Os prisioneiros eram isolados de suas famílias, amigos e comunidades, perdendo qualquer traço de suas vidas anteriores até que perdessem finalmente suas memórias.

Uma vez que não restava nada de si mesmo, não havia razões para lutar. Não havia esperança. Não havia vida, ainda que vivo.

Primo Levi demonstra brilhantemente esse processo.
É forte. Triste. Doloroso. Inacreditável.
Mas recomendo demais a leitura.

site: instagram.com/tayrequiao
comentários(0)comente



Aline.Sacramento 12/07/2024

Nem sei o que dizer
Eu demorei pra terminar de ler esse livro porque as vezes era difícil lidar com a realidade descrita ali e a minha própria. Mas eu gostei muito da leitura, a forma como ele relata faz você sentir as emoções dos acontecimentos e medo do que viria depois. Enfim recomendo muito,mas esteja bem emocionalmente pra ler.
comentários(0)comente



Elton.Oliveira 11/07/2024

Diário em Auschwitz
Mais uma história sofrida sobre o holocausto!

O autor vai narrar toda sua luta desde a ida até o último dia no campo de concentração de Auschwitz.

Cenas fortes e marcantes de desumanidade ! Homens tirando toda e qualquer dignidade de grupos que eram , na visão Ariana , impuros e indignos de viver no mesmo mundo que eles ! O engraçado é que serviram para o trabalho e para lhe fornecerem suas riquezas!

É um daqueles livros que nos fazem perder a convicção da bondade humana, como pessoas foram capazes de infligir tamanho sofrimento aos seus próximos!

Primo Levi , por pura sorte e muita perspicácia, conseguiu sobreviver à esse tempo sombrio. Umas das coisas que mais me marcou nessa narrativa foi o momento final , foram largados à própria sorte , cabendo aos que estavam em melhores condições, ajudar os incapazes.... Foi essa pequena mudança de comportamento, quando eles começaram a pensar um nos outros , que começaram seus processos de humanização! Pois antes , era todos contra todos !


Um excelente livro ! Recomendo à todos que querem se aprofundar um pouco mais , do que foi esse terrível momento histórico mundial !
Vania.Cristina 13/07/2024minha estante
Parabéns pela resenha, Elton. Está instigante


Elton.Oliveira 14/07/2024minha estante
Obrigado Vânia ! ??


CPF1964 14/07/2024minha estante
Ótima resenha, Elton. ???


Elton.Oliveira 14/07/2024minha estante
Vlw Cassius ! ?




Beto 06/07/2024

Pesadíssimo e no entanto indefinidamente necessário. Por mais que imaginemos não conseguimos vislumbrar um terço do que realmente foi o Holocausto. A escrita não é das melhores mas a verdade que esse livro expõe é assombrosa.
comentários(0)comente



Bianca1909 04/07/2024

"nunca nos esqueceremos de que fomos homens"
Eu demorei simplesmente 5 meses pra conseguir terminar. Tenho uma certa dificuldade com biografias e livros históricos, mas persisti e consegui ler aos poucos.
O livro é narrado pelo Primo Levi, um sobrevivente do holocausto. Ele fala sobre a experiência dele em Auschwitz, descrevendo como eram os dias nos campos de concentração e refletindo sobre a moral, humanidade a desumanização dos homens, como eles eram tratados como coisas e não seres humanos, e iam pouco a pouco, perdendo a esperança de viver uma vida digna.

"não somos mais nada, não somos mais ninguém, fomos exterminados, aniquilados."
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Arthur Guizelini 18/06/2024

Uma história real e revoltante
De todas as leituras que envolvem o Holocausto, nunca me deparei com algo tão descritivo e explicativo como "É isto um homem?".
O livro retrata com maestria como funcionavam as coisas em Auschwitz, desde as noções de "classes sociais" que eles desenvolviam mesmo exilados da sociedade em si, até explicações sobre o dia a dia, o trabalho e noções básicas do funcionamento do campo.
Com certeza é um dos livros mais pesados que já li, e ele é perfeito dentro de sua proposta de retratar para as gerações futuras o que acontecia desde a entrada nos campos de concentração, até a saída deste em 1945.
A obra traz questões filosóficas e apresenta uma analise teórica dos fatos, sob âmbitos sociológicos e estruturais, que me agradaram bastante, principalmente porque leva o leitor a questionar certos detalhes que apresentam questões intrínsecas ao ser humano, evidenciadas pela fome, dor e sofrimento que levou as pessoas a seus estados mais arcaicos de convivência, fazendo com que se imponha o questionamento se o que restou delas, poderia realmente ser chamado de um "homem".

Por fim, saliento que o livro é frustrante, não por sua escrita, mas porque existem momentos em que o leitor se nega a acreditar que esta não é uma obra de ficção.
comentários(0)comente



Adria47 22/05/2024

Tenho coisas a serem ditas:

Demorei muito a engatar na leitura, fui vê a primeira vez que relatei aqui sobre, acho que foi ano passado, quase 1 ano atrás;

Por ser acostumada a ler sobre esse assunto, acho que eu talvez tenha esperado outra coisa, mas essa leitura me mostrou outras partes;

Claro não posso deixar de falar que toda leitura com esse assunto, é de extrema tristeza, em cada frase e estrofe, portanto esse livro não foi diferente;

A abordagem foi diferente, não sei explicar.
comentários(0)comente



jsscmaria 17/05/2024

Triste mas extremamente necessário.
São inúmeros os livros que tratam sobre o Holocausto, mas esse foi o meu primeiro. ?É Isto um Homem??, escrito pelo italiano Primo Levi (1919 ? 1987), um dos poucos que sobreviveram aos campos de concentração nazistas da 2ª Guerra Mundial.

A vontade de ler veio depois de assistir ?Zona de Interesse?, que retrata a família Höss. O chefe da família, uma espécie de líder disruptivo, revolucionou a instalação, aperfeiçoando e testando técnicas de extermínio em massa, que resultaram na construção de quatro grandes câmaras de gás e crematórios nos complexos de Auschwitz I, Auschwitz II e Birkenau. Autodenominada ?rainha de Auschwitz?, Hedwig, sua esposa, administrava a casa de forma rígida, colocando a organização doméstica acima de tudo, até mesmo do marido. Os filhos tiveram uma infância saudável, entre passeios de barco e brincadeiras na areia. Um cenário completamente diferente do que se tinha bem ao lado. O filme me impactou profundamente, por isso decidi iniciar essa leitura que tem muitos anos me amedrontado.

?É Isto um Homem?? é um livro de não ficção. Um relato cruel de um sobrevivente que lutou contra a própria desumanização, servindo de testemunho de uma página sombria da História em que gostaríamos que não houvesse existido. De fato, uma leitura necessária e, com toda certeza, obrigatória. E sem esquecer que, embora seja um dos horrores mais estudados e conhecidos, em nossa história também temos outros tantos massacres e genocídios que não são tão lembrados, estudados? traz uma reflexão de que tipo de humanidade temos vivido. O que é ser humano? O que nos faz ter o poder de decidir quem morre e quem vive? Este livro, mais do que nunca, é um lembrete contundente do legado de dor e sofrimento deixado pelo Holocausto e tantas outras atrocidades que já vivenciamos e ainda estamos vivendo, e da necessidade de lembrar e honrar as vítimas.

#primolevi #éistoumhomem #zonadeinteresse
comentários(0)comente



Marcia 14/05/2024

Minhas impressões sobre o livro
Mais um belo livro pra conta!
Historia do escritor Primo Levi sobre tudo que viveu em Auschwitz.
Com fome, sede, fraqueza, maus tratos e muito trabalho pergunto: como sobreviveu?
O livro é muito bem escrito e o autor nos conta que decidiu escreve-lo questionado a hunanidade e pelo título ja percebemos pois questiona: " isto é um homem?"
Com a narrativa dele nos transportamos para Auschwitz em 1945 onde ele viveu por 11 meses.
Um dos poucos sobreviventes e graças a sua escrita temos conhecimento do que foi o nazismo, os campos de extermínio e todo esse período horroroso e triste.
"No livro, o escritor e químico italiano Primo Levi relembra seu sofrimento num campo de extermínio, sem, contudo, invocar qualquer resquício de autopiedade ou vingança. Deportado para Auschwitz em 1944, entre outros 650 judeus italianos, Levi foi um dos poucos que sobreviveram, retornando à Itália em 1945" (sinopse editora)
Super recomendo a leitura. Livro curto de 209 páginas com uma escrita fácil e envolvente.
Leiam amigos, é muito bom!
Valeu!
comentários(0)comente



RaAssa108 10/05/2024

Eu adoro história, entender como chegamos até aqui, como viveram aqueles que vieram antes de nós? quando li Isto é um Homem ? Eu fiquei devastada, não me lembro de ter lido mais de duas páginas sem que ao menos uma lágrima escorresse, tudo se torna ainda mais intenso quando lembramos que não é uma fantasia, que essa é uma história real de uma pessoa real. Esse, com toda certeza, é um dos livros mais tristes que já li.
comentários(0)comente



PatiClivati 01/05/2024

Livro que transforma
Impossível não sofrer com essa leitura. É o tipo de leitura que mexe com você. Que faz você valorizar as pequenas coisas da vida. Primo Levi magistralmente registra o testemunho vivo sobre a existência massacrada dos judeus deportados na 2ª guerra mundial para os campos de ?morte?
Leitura obrigatória.
comentários(0)comente



aestantedaellie 27/04/2024

Cotidiano
Livro escrito na primeira pessoa e conta detalhes do cotidiano de um período tão sofrido, com determinação e clareza de tantos detalhes que nos emociona.
comentários(0)comente



Fabio.Fatori 28/03/2024

Impactante
Livro que impacta, sabendo que o livro é o que realmente aconteceu com o narrador. Até onde o ser humano consegue ser cruel com quem nem conhece por xenofobia absurda. É triste ver que isso ainda existe de forma velada ( ou não), com o mundo dividido e muito ódio por motivos banais por diferentes políticas, mostrando que tem pessoas que torcem por atrocidades a pessoas que pensam diferente sem sentir um mínimo de compaixão.
comentários(0)comente



JoAo1256 24/03/2024

"É isto um homem?" - Primo Levi
O que nos faz humanos? Nossa capacidade de raciocinar e resolver problemas?! Nosso espirito?!
E o que nos faz perder essa humanidade? As condições em que nos encontramos?! O ambiente pelo qual somos influenciados?! Ou a perca de nossa dignidade?!
Neste relato emotivo e sincero, livre de qualquer indicio de busca por vingança ou rancor, Primo Levi nos conduz até o temido campo de extermínio de Auschwitz, onde por meio de suas lembranças, conta os horrores que viveu ao longo de sua estadia, em que muitas ocasiões duvidou se ainda era possível existir um homem dentro de sua carcaça e viu muitos de seus companheiros, antes de chegarem ao fim de sua existência, perderem sua humanidade e dignidade e passarem a ser apenas corpos, forçados a trabalhar até a exaustão. Além disso Levi questiona o que levou seus algozes a perderem sua humanidade a ponto de extinguirem seres humanos como meras moscas, sem importância e sem histórias.
No entanto este livro não é apenas só mais um relato de um sobrevivente, ele não enfatiza as torturas e surras que sofreu, mas sim desabafa da forma mais singela que sentia em meio aquele caos, e como em meio ao terror o ser humano consegue ser humano para com seus pares e assim nos mostra que com a união foi possível vencer o maior de seus desafios.
comentários(0)comente



412 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR