Thaís Aguiar 02/08/2020
@elaselivros no instagram
É isto um homem? - Primo Levi
Primo Levi, um químico nascido em Turim no ano de 1919, foi deportado para Auschwitz durante a Segunda Guerra Mundial e traz neste livro de testemunho, um relato dolorosamente lúcido do que ele presenciou e viveu num campo de concentração.
Estamos talvez até um pouco saturados dessa temática, visto que todos os anos lançam livros, filmes, séries que têm como tema a Segunda Guerra. Mas acredito que essa obra seja completamente distinta das demais. Pois o autor nos leva para um lado da história que vai além do que vê o mero expectador.
Somos teletransportados para o dia a dia dos trabalhadores dos Campos, para cada minuto batalhado com vida e para cada sofrimento além desta. A morte neste livro é constante, não somos poupados de nenhum detalhe e são esses mínimos detalhes que pintam com a maior exatidão o retrato dessa tragédia. Afinal, além do Nazismo, do trabalho forçado, das condições inumanas, lemos sobre a saudade dos homens, sobre a falta de esperança, sobre as muitas doenças e sobre como é possível que um lugar tenha sido tão monstruoso a ponto de a morte tornar-se pouco assustadora e irrelevante.
Foi um livro muito difícil de ler, apesar da narrativa fluida e muitas vezes até poética. Não é uma leitura leve, agradável, mas é extremamente necessária.