Orgulho e Preconceito

Orgulho e Preconceito Jane Austen




Resenhas - Orgulho e Preconceito


10664 encontrados | exibindo 1321 a 1336
89 | 90 | 91 | 92 | 93 | 94 | 95 |


nanda 22/03/2021

Tão lindo
É um clássico e eu entendo o porquê de tanta gente amar, é um livro incrível!! Ainda bem que eu li! De início fiquei com medo de não me adaptar e linguagem e também ao fato de ser um estilo fora da minha zona de conforto, mas acabei gostando muito e a leitura fluiu bem mais do que eu esperava. No começo achei um pouco arrastado mas logo passou.
Já tinha visto o filme, acho que isso ajudou na compreensão da história e a me situar melhor na narrativa (inclusive recomendo assistir antes de ler, deu certo pra mim). É um romance lindo, mas é também mais que isso, tem personagens incríveis fala sobre muitas outras coisas e eu adorei! Consegui entrar na história e me senti dentro da época.
Recomendo muito, só não recomendo para aqueles que não gostam de romances e livros de época. As partes finais aumentaram muito mais meu carinho pela história, e to apaixonadinha por esse livro agora. Mais uma obsessão pra lista!
comentários(0)comente



Mari Alcobas 21/03/2021

Surpreende
Leitura de época... adorei... conseguiu me prender e manter a leitura em ritmo muito legal. Recomendo.
comentários(0)comente



Ju 21/03/2021

Gostei do livro, com certeza melhor que o filme, espera mais em alguns aspectos, queria que tivesse falando um pouco mais sobre o amor de Lizzy e Darcy no final, mas o livro é ótimo para sair um pouco da nossa realidade e vê o que o amor pode fazer, sem falar que ele faz a gente ficar com aquele gostinho de querer achar um amor ?assim? numa geração tão líquida.
comentários(0)comente



Gi Tarrasco 08/11/2024

Não rolou pra mim, mas amei Elizabeth.
"Orgulho e Preconceito" é um clássico que dispensa apresentações, principalmente por causa do Sr. Darcy e da relação "complicada" com Elizabeth Bennet. No entanto, ao ler essa história, fiquei com sentimentos divididos sobre a trama e seus personagens.

A história gira em torno da família Bennet, com uma Sra. Bennet obsessiva em casar as filhas e um Sr. Bennet irônico e meio ausente. No início, isso até parece engraçado, mas depois fica evidente o quanto ele é relapso com as mulheres da sua casa, e o quão desastroso isso é. A autora critica o peso social do casamento para as mulheres da época, mas a narrativa acaba se arrastando, cheia de jantares, fofocas e diálogos arrastados que se tornam cansativos de forma quase desesperadora.

O famoso Sr. Darcy começa como um homem arrogante, mas, conforme o romance avança, vemos ele amolecendo e se apaixonando. No entanto, essa mudança poderia ter sido mais explorada, o que, para mim, diminui um pouco o impacto do romance dele com Elizabeth. Por outro lado, os primeiros diálogos entre os dois são ótimos, e Elizabeth é uma protagonista cativante! Inteligente, autêntica e cheia de personalidade, ela foi uma personagem muito bem construída em sua evolução. Eu particularmente amei a relação de cumplicidade dela com sua irmã Jane.

No fim, o livro não funcionou para mim. Elizabeth é sensacional, mas outros pontos ficaram bem abaixo das expectativas que criei. Quanto ao Sr. Darcy, apesar das atitudes honradas, ele talvez seja um pouco supervalorizado. Menciono isso porque já li alguns romances nos quais ele é colocado como o ideal de homem. E, sinceramente, colocar alguém em um pedestal por fazer o mínimo quando se está realmente interessado por uma mulher? Complicado...
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



OgaiT 19/11/2021

"A felicidade pelo casamento"
Equivocadamente tachado de romance "água com açúcar", devido às suas diversas adaptações para o cinemana e para TV, Orgulho e Preconceito é uma narrativa que faz um retrato fiel da sociedade rural inglesa de forma sarcástica, por vezes, irônica.
No entanto, o que é válido observar nesse romance, são as representações femininas com características nada convencionais à época, algo mais perceptível na protagonista: Lizzy Bennet, visto que esta é uma jovem com ideais e ações que fogem a idealização feminina estabelecida até então pelo cânone.
Conforme afirma Jaqueline Sant'ana, por conta de suas características "bela e bondosa", Jane é a protagonista perfeita para os romances escritos à época, porém, este papel é designado à Lizzy que não se destaca pela beleza, mas sim por ser ousada e por ter sempre uma resposta ácida para as devidas situações.
Se por um lado temos uma heroína que fuja aos padrões estabelecido, por outro temos um típico milionário em busca de uma mulher que complete o ambiente doméstico. Teríamos, desse modo, uma espécie de embate entre opostos que se atraem - parece familiar? Sim, este é sem dúvidas o mote para 90% das comédias românticas, fato que permite considerá-la um ícone da cultura pop.
A união conjugal como forma de ascensão social é, portanto, o cerne desse romance de costumes que a todo momento ressalta a necessidade de habilidades às jovens mulheres com vistas a atrair a atenção de "um bom partido".
"Kitty e Lydia se magoaram muito mais com a deserção dele do que eu. Elas são muito novas e não sabem como o mundo é, e ainda não se abriram à convicção devastadora de que homens bonitos também precisam ter algo com o que viver, tanto quanto os sem graça". (p. 173).
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Maria22510 10/07/2023

Sr. Darcy...
"Em vão tentei lutar contra isso. Mas de nada adiantou. Não posso reprimir meus sentimentos. Permita que eu lhe diga como são ardentes o meu amor e a minha admiração por você."
comentários(0)comente



Suzana 29/11/2021

Elizabeth e Sr. Darcy ??
Não importa quantas vezes eu veja o filme, ou quantas vezes eu leia esse livro, SEMPRE VOU AMAR ESSA HISTÓRIA!

E apesar de conhecer a história muito bem ao ponto de saber certas falas de cor, ler esse livro foi uma experiência incrível. Surtei de novo em todas as partes que eu sempre surto.

A evolução dos protagonistas, o amor deles, o respeito que eles desenvolvem um pelo outro... Tudo isso é lindo de mais de acompanhar e acredito que nunca vou me cansar!!

Além da história ser maravilhosa o livro é muito fácil de ler, apesar de ser um tantinho enrolada e em algumas partes parecer que não vai pra frente, isso é uma característica da época em que foi escrito. Então, dá pra passar muitos panos ksks.

?Você me mostrou o quão insuficientes eram todas as minhas pretensões de agradar a uma mulher digna de ser agradada.? - Sr.Darcy.
comentários(0)comente



leaoliterario 06/07/2023

"Eu não teria dificuldade em perdoar o orgulho dele, se ele não tivesse ferido o meu.? .
comentários(0)comente



Bellawage 18/10/2024

Tudo alimenta o que já é forte
Demorei muito para me envolver com a história, muito pelo fato das personagens serem, em grande maioria, intragáveis.
Uma família que adora passar uma vergonha como essa, eu estou para ver!
Sr. Darcy, Lizzy, Sr. Bingley e Jane me fizeram permanecer na história.
Foram muitas histórias cruzadas e eu queria um desenvolvimento maior entre o casal principal.
Mas tem cada pedrada nessa livro, que não dá pra se chocar e se identificar ao decorrer da leitura
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gabriel Guterres 15/08/2022

Orgulho e Preconceito - Jane Austen
Simplesmente maravilhoso. Apesar da linguagem difícil e do esforço que precisa ser empregado nessa leitura, esse é um livro maravilhoso que merece ter uma chance. As personagens são cheias de vida e retratam bem a realidade e os costumes da época. Fica evidente a crítica social da autora a uma sociedade que restringia a participação das mulheres na sociedade e presava pelo dinheiro em detrimento ao amor.
Gabriel Guterres 15/08/2022minha estante
Apenas explicando ei realmente lê Orgulho e Preconceito da Jane Austen em 2019. Como não tinha achado a edição da L&PM acabei resenhando outra. Eu realmente tenho a edição da Tricaju física e a da L&PM em e-book. Vou resenhar e classificar a da Tricaju quando eu refizer a leitura da obra.


DANILÃO1505 15/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!




RozamarieH 11/10/2024

Um clássico é um clássico por um motivo
Tem bem uns 10 anos ou mais que ensaiava para começar este livro, e só o que consigo pensar agora é: por que diabos eu demorei tanto?!
Um livro tão diferente do que estamos acostumados quando se trata de romance, sem contato físico ou seduções explícitas, mas até mais cativante e arrebatador.
Uma história de amor que já perdura há mais de dois séculos é, sem dúvidas, uma história que merece ser lida.
comentários(0)comente



Samiiiis_ 28/06/2023

Orgulho e preconceito
Demorei um pouco pra história me prender mas eu gostei.
Tenho receio em clássicos e romances de época, então realmente foi um desafio
Mas o livro conseguiu me tirar boas risadas
Só tive problema pra gravar os nomes e as vezes ficava meio perdida
comentários(0)comente



10664 encontrados | exibindo 1321 a 1336
89 | 90 | 91 | 92 | 93 | 94 | 95 |