Úrsula

Úrsula Maria Firmina dos Reis...




Resenhas - Úrsula


786 encontrados | exibindo 421 a 436
29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 |


jackpveras 21/08/2022

Úrsula é aquele tipo de romance que você começa a ler sem empolgação, é seduzido pela intensidade dos personagens e pelas suas motivações, ora previsíveis, ora psicopatológicas, e pelo final absurdamente visceral. Ao decodificar a última palavra, o leitor sente a ressaca literária às últimas consequências.
comentários(0)comente



Danie 18/08/2022

Eu tentei, eu tentei e?
Como eu tentei gostar dessa coleção e não rolou. Quando a autora começa, ela pede perdão pela linguagem simples. Eu tipo, oi?
A escrita da autora é rebuscada demais. E cansativa. E os plots também deixam a desejar.
Um exemplo de escrita de autores clássicos que afastam o leitor contemporâneo.
comentários(0)comente



Michela Wakami 17/08/2022

Muito bom.
Eu fui positivamente supreendida com essa leitura, iniciei as cegas, sem saber nada sobre o livro, e simplesmente amei.
comentários(0)comente



Sil 11/08/2022

A obra, uma das primeiras do romance abolicionista e literatura afrodescendente do Brasil, mostra o romance entre Úrsula e Tancredo, dois brancos. Antes de saber sobre a história eu havia ficado confusa com isso, pois achei que a história seria sobre personagens negros. Errei muito, mas entendi com alguns vídeos sobre a obra no Ytube, que ao falar de romance abolicionista significa que é um gênero pioneiro em retratar os escravizados que estavam no Brasil com humanidade, ao contrário de tantas obras em que eles eram parte do cenário e seus sentimentos e histórias nunca eram levados em conta.

Apesar de gostar de ler eu nunca fui uma grande aluna de literatura, então alguns conceitos me fogem ainda hoje em dia, mas a obra faz jus a sua época com características marcantes. A idealização da mulher, pura e virginal, acontece todo o tempo com Úrsula. A jovem foi privada de sua vida para cuidar da mãe doente e ao se apaixonar por Tancredo ele faz dela o maior exemplo de mulher já existente, afirmando há todos os momentos que ela é um anjo, pura e santa. Da mesma forma que todos ao seu redor tem a mesma visão da jovem. A exaltação da regionalidade, com descrições das paisagens, clima, as terras. Entre outras características do movimento literário, que qualquer estudioso de literatura poderia usar a obra como referencia.

Ao que mais importa, além da própria Úrsula, é o que diferencia o livro de tantos outros de sua época. Foi escrito por uma mulher negra, uma das poucas alfabetizadas em sua época e que lutou pela educação o quanto pode. Seu romance não teve uma recepção muito positiva e ao que tudo indica é por isso que Úrsula foi ignorado dos estudos literários por tantos anos. Hoje por ser um exemplo ao falar sobre escravizados da época ele é usado até mesmo em vestibulares.

Hoje em dia temos diversas obras que podem nos mostrar a humanização de escravizados, entretanto ao ler uma obra da própria época o sentimento parece estar muito mais intrínseco. É triste ver o quanto Túlio deseja a sua liberdade, pois na época havia ainda alguma esperança de que a alforria significava que o negro seria totalmente livre e hoje sabemos que essa liberdade não passava de um papel e que eles não tiveram oportunidades de trabalho, não puderem constituir uma nova vida digna. Da mesma forma que ao acompanhar a história de mãe Susana, uma velha que foi roubada de sua família no continente Africano, vemos como foi o sofrimento dos escravizados ao serem sequestrado de sua própria terra para servir em outro lugar de forma tão desumanizada. São histórias que nos mostram o verdadeiro sentimento de quem estava ali na época, literalmente vivendo a história.

Úrsula é disponível na Amazon gratuitamente e além do romance da autora o livro conta com mais alguns contos escritos por ela que também foram publicados na época. Eu recomendo muito a leitura pela sua importância e qualidade.

site: https://www.kzmirobooks.com/2021/07/ursula-de-maria-firmina-dos-reis.html
comentários(0)comente



Paty Gazza 10/08/2022

É inegável a importância desse livro para a nossa literatura, visto que é considerado o primeiro romance brasileiro escrito por uma mulher e por trazer questões da escravidão. O prefácio me levou a acreditar que a história não se focaria tanto no par romântico, mas foi exatamente o que aconteceu. Como esse não é um gênero dos meus preferidos, acabei não me envolvendo muito com a história. No entanto, as reflexões que são feitas no que se refere aos escravos são super pertinentes (infelizmente até hoje) e o final trouxe acontecimentos que me surpreenderam.
comentários(0)comente



Talvanes.Faustino 09/08/2022

Muito bom
O romance de MF é ótimo, o que deixa a desejar é a edição. Precisava de uma revisão, um tratamento editorial com mais cuidado.
comentários(0)comente



anelymdosanjos 08/08/2022

Aí está a importância de se resgatar obras de autoras
É provável que eu nunca tivesse contato com Úrsula, ou até mesmo com a Maria Firmina dos Reis se não fosse pela proposta de uma ptofessorA na faculdade. Veja, aí está a importância de se resgatar obras de mulheres. Elas costumam escancarar algumas coisas que nem os mais reconhecidos dentro da literatura seriam capazes de fazer somente com às suas metáforas e ironias.
Não há em mim a intenção de dar qualquer spoiler sobre o livro. Mas se minha opinião vale de algo para alguém, leia a obra, mas leia o subtexto, o que está sendo dito com todas as palavras, mas não está no enredo principal.

Por fim, é um deleite. Bem escrito, fluído, não há encheção de linguiça e ambas as histórias, que se cruzam de alguma forma, são muito boas de serem lidas.

(Confesso que muito me dói o destino de todos os bonzinhos...)
Danny109 15/08/2022minha estante
Acho q é o contrário, a escrita dela é muito boa no sentido de ser muito tocante e poética porém ela enrola demais e acaba não explicando o contexto das cenas (e fora q chega uma hora q ela simplemente viaja demais e não volta)




Rayy_biaa 03/08/2022

Úrsula
Realmente uma leitura obrigatória!
Apesar da maioria das pessoas acharem que esse livro é entediante e chato, pelo fato de ser indicado na grande parte, para estudo, e acabam que infelizmente não desfrutando da real experiência que essa obra. Maria, uma mulher revolucionária, cujo em meio ao caos, se colocou a frente e enfrentou o sistema, mesmo que indiretamente. A história tende a ser meio chata ou difícil as vezes, pela linguagem usada ser de um outro tempo na qual dificulta um pouco realmente a nossa leitura. Mas nao deixem que essas pequenas barreiras impeçam de ler Ursula, adianto que essa experiência vai enriquecer tanto na sua vida social, como estudantil!
comentários(0)comente



Rita 29/07/2022

Esse livro merece muito mais destaque do que já teve. Muito mais mesmo.

Apesar de em princípio parecer uma história romântica, percebi em todo ela os traços e falas voltados contra a escravidão.

O capítulo IX, que possui um incrível diálogo entre Susana e Túlio, fez eu chorar horrores, mas está longe de ser a única parte do livro a apresentar a crueldade e barbaridade da escravidão e das pessoas a favor dela.

Além disso, há diversas reflexões sobre o ser mulher na época e sobre como era preciso se sujeitar a coisas que não devíamos nos sujeitar nunca, em nenhuma ocasião, que existem e refletem até hoje em nossa sociedade.

Um livro essencial e valioso além da conta. As camadas dessa história, o como ele é um marco histórico, a forma como ele deve ter sido lido na época em que foi escrito...

Eu nem tenho palavras no momento para falar o que esse livro merece, mas posso afirmar que ele é com certeza uma obra de arte inestimável.
comentários(0)comente



Fernanda 29/07/2022

Úrsula e outras obras Maria Firmina dos Reis
É um livro de importante valor histórico. Inclusive pelo fato de ser a primeira escritora negra brasileira que se tem noticia. Eu gostei da escrita da autora e até da história, apesar de alguns clichês. Não sei porque esse livro me lembrou um pouco a escrava Isaura não me julguem rs.
Tem uma escrita antiga e português arcaico as vezes lembra o português de Portugal. Bem dramatico, digno de uma novela mexicana. Inclusive podiam fazer uma novela sobre essa história ou um filme.
comentários(0)comente



Polly 28/07/2022

Úrsula: diferente do que eu esperava (#175)
Preciso dizer que Úrsula não me conquistou, e me deixou com a impressão de que não era exatamente essa história que a autora queria nos contar. Escolhi ler Úrsula por sua importância histórica. Maria Firmina dos Reis é a primeira escritora negra do país e Úrsula o primeiro romance abolicionista do Brasil. É inegável que esse livro tem uma importância inestimável para a nossa literatura e nossa cultura.

No entanto, enquanto lia a história da frágil protagonista, minha impressão era que a Maria Firmina dos Reis idealizou a história dessa personagem para contar nas entrelinhas as histórias das pessoas escravizadas da trama. Pelo menos, foram as trajetórias de Túlio e Suzana que me fizeram ler as páginas com voracidade e não a de Úrsula. As histórias de Túlio e Suzana me pareciam ter muito mais importância, muito mais sentimento. A verdade é que eu queria que a Maria Firmina dos Reis me contasse bem mais sobre eles.

Sei que é provável que contar mais uma história trágica e romântica tenha sido a maneira encontrada pela autora de falar sobre o que realmente importava para ela, mas a protagonista que dá nome ao livro não tem nada de muito especial. O bucolismo também me afastou um pouco da narrativa e, embora eu ame tragédias, Úrsula, a personagem, não ganhou meu coração.

A leitura vale por seu pioneirismo e historicidade. É preciso celebrar mulheres e o feito de Maria Firmina dos Reis foi importantíssimo para as que vieram depois, mas fico com a impressão de que se ela tivesse liberdade de escrita, se não fosse necessário encaixar-se numa escola literária e a obrigação de ter que escrever uma história ~publicável~ para época, a escrita de dos Reis teria sido muito mais engajada. Se ela tivesse tido liberdade, é provável que esse romance se chamasse Túlio ou Suzana.
Vilamarc 28/07/2022minha estante
A história secundária é o foco. As personagens negras se sobrepõem ao romance principal.




spoiler visualizar
comentários(0)comente



bardo 21/07/2022

A leitura dessa obra gera sentimentos um tanto ambíguos, se por um lado é óbvia a importância histórica e porque não dizer a qualidade da escrita de Maria Firmina que não tem nada a dever de outros escritores do mesmo período; por outro o estilo é um tanto afetado e por vezes irritante. Vale dizer que não é exatamente um defeito da autora, mas aparentemente um efeito de sua época e de suas influências. Seus personagens são por demais melodramáticos e intensos, dados a sentimentos que soam quase caricatos. Outra coisa um tanto incômoda é que se por um lado ela dá voz a personagens negros e indígenas, notadamente seus personagens negros ainda que orgulhosos guardam uma relação de servilidade e quase adoração pelos personagens brancos que os humanizam. Além disso sua escrita apresenta um certo maniqueísmo na caracterização dos personagens brancos que ou são francamente abjetos e odiosos ou são quase angelicais em suas virtudes, em suas descrições permeia uma afetação que dá nos nervos. A despeito disso é uma autora que vale a pena conhecer, ainda que julgue que a presente edição falhe em juntar poesia e prosa. Quase metade do livro dedicado a obras em poesia não me parece uma boa estratégia já que leitores mais afeitos a prosa não costumam apreciar tanto assim textos poéticos, ainda mais de uma autora que já em sua escrita em prosa apresenta uma certa afetação e quase preciosismo em alguns trechos.
comentários(0)comente



Angelis 21/07/2022

Necessário
Úrsula de Maria Firmina é contemporâneo ao Romantismo e essencial a leitura, inédito pela história de sua autora e quebrando preconceitos de uma época escravista e racista ao extremo a obra veio para mostrar esse mundo, evidenciando as dificuldades dos personagens com um caráter psicológico e fiel à época.
Com uma abordagem incrível da religião e das relações afetivas, o livro nos deixa tensos, tristes, felizes, raivosos e chorando por personagens que nunca imaginávamos chorar.
O livro faz um profundo questionamento sobre as capacidades do amar e até onde o amor pode ser levado como leve e verdadeiro. Até onde o amor vence sem a necessidade do sangue e amargura?

?Orai pelo infeliz Úrsula?

* Super recomendo ler a introdução da autora !! confie em mim, irá se surpreender ;)
comentários(0)comente



Luzia67 19/07/2022

Úrsula é um clássico. Maria Firmino consegue prender sua atenção mesmo com a linguagem antiga.
A primeira escritora negra, maranhense, foi professora e escreveu além de Úrsula outros contos.
Vc se vê na pele de Úrsula, amando e sentindo.
Recomendo
comentários(0)comente



786 encontrados | exibindo 421 a 436
29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR