Maiara.Alves 17/04/2022Necessária! A obra de Maria Firmina dos Reis foi ignorada por mais de 100 anos e era considerada rara, e só recentemente é que ganhou novas edições, começando a ser reconhecida pela sua importância.
Maria Firmina foi a primeira escritora negra brasileira, em pleno período escravocrata, e escreveu a primeira obra abolicionista no Brasil.
Em Úrsula, o romance que dá título ao livro, é um exemplo clássico do romantismo, com a presença da natureza em seu estado de perfeição, a donzela pura e o amor impossível, em que há a presença de um ser que representa tudo que há de mal e outro que representa o homem perfeito.
Mas o que realmente se destaca em Úrsula não é o romance, mas sim o papel de fala que os escravos possuem, mesmo sendo personagens secundários, em especial Túlio, preta Susana e tio Antero. Susana faz um relato, no mínimo devastador, sobre sua partida de sua terra-mãe África e o sofrimento enfrentado no navio negreiro.
Os demais contos que estão presentes na coleção também representam o romantismo.
Apesar da linguagem rebuscada, é uma obra rica em detalhes e composta de relevantes debates e extremamente bem escrita. Obra maravilhosa, de uma importância tremenda. Maria Firmina necessita cada vez mais ser lida!