Úrsula

Úrsula Maria Firmina dos Reis...




Resenhas - Úrsula


786 encontrados | exibindo 466 a 481
32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 |


Nay 18/05/2022

Incrível
Comecei a ler literatura brasileira há pouco e estou amando! A leitura do livro Úrsula foi um pouco maçante em alguns trechos, mas é, sem dúvidas, um livro incrível, acho importante sim, você levar em conta o contexto histórico e cultural. Às vezes sentia que estava lendo uma obra de Shakespeare.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



CatGR0 14/05/2022

Não gostei
O livro em si tem o vocabulário bem rebuscado. E eu demorei muito pra avançar na leitura. Acho que o fato de ter sido uma obrigação pra uma prova na escola, eu também fiz de malgrado a leitura. Masss, o romance é muito fantasioso. E o livro é bem digno de uma novela (e não estou falando positivamente). Eu não recomendo.
comentários(0)comente



Diovana.Krauchemberg 11/05/2022

Incrível!!
Outro livro que eu não teria lido se não fosse por um clube de leitura!
A forma da escrita é meio massante e as vezes eu me perdia, mas a história é incrível. Adorei cada personagem, a história deles, a forma como foi narrada, me sentia numa novela de fofocas sem fim. Fico triste de pensar que a Maria Firmina não teve o seu devido reconhecimento quando publicou esse livro!
comentários(0)comente



Patricia Milani 01/05/2022

Amei a leitura do livro, desde as primeiras páginas já gostei do estilo da escrita da autora. O enredo é muito envolvente e todos os personagens são bem trabalhados. O final fez jus ao livro e vai muito de encontro a crítica que a autora traz. Após a leitura assisti aos vídeos disponibilizados pela editora Antofagica e através deles pude perceber muitas coisas que me passaram despercebidas durante a leitura. Enfim leia está obra tão importante para a nossa história e tire suas próprias conclusões.
comentários(0)comente



raquelrocha 30/04/2022

Incrível
Uma edição que faz jus para essa obra da Maria Firmina. No tempo que ainda existia escravidão, ela deu voz para os negros, e se colocou contra a escravidão. Uma tristeza esse livro se esquecido, e pouco trabalhado. Mas ele resistiu e vai continuar resistindo. Se tornou um dos meus livros favoritos, recomendo para todos.
comentários(0)comente



.geo. 27/04/2022

Meu ranking foi Úrsula, depois Escrava e por último Gupeva.
O poema que mais gostei foi: Não quero amar mais ninguém

"Que importa que sejam sonhos
Os meus amores?
Pois bem,
Eu quero amores sonhando,
Não quero amar mais ninguém."
comentários(0)comente



Duda 26/04/2022

Úrsula
Um romance leve com personagens interessantes como Túlio, Susana e Antero. Que apresentam pontos de vista diferentes da vida dos escravizados.
comentários(0)comente



Dri 23/04/2022

Um resgate importantíssimo
Não foi fácil a leitura, é uma narrativa com muitas descrições, muito vocabulário da época desconhecido para mim, e, como dizem os estudiosos, uma narrativa ultrarromantica. Os personagens se apaixonam instantaneamente, perdidamente e desesperadamente. O destaque da trama fica por conta dos personagens escravizados, que narram de forma precisa e dolorosa os sofrimentos da escravidão. Há inclusive um relato da captura de uma das personagens na África e de seu calvário até a chegada ao Brasil, chocante e de fazer qualquer pessoa sentir vergonha da humanidade. Os textos de apoio são muito ricos, contextualizando o período em que o livro foi lançado, contando passagens da vida da escritora e nos abrindo os olhos para a conquista impressionante que foi a publicação do romance em 1860, no Maranhão. Grata por ter conhecido uma parte da obra e ter tido um vislumbre da incrível mulher e escritora Maria Firmina dos Reis.
comentários(0)comente



IGuittis 22/04/2022

Um romance que tem em seu núcleo principal somente personagens brancos, mas que é nas falas e pensamentos dos personagens secundários, os escravos dessa história, que a autora nós expõe a situação que era, a vontade de liberdade, a revolta pelas atrocidades.
É sim um romance "meloso", com pessoas que se apaixonam de um momento para o outro, que tem um vilão completamente desumano, que muitas vezes nos dias de hoje só consideraria-mos tudo um grande absurdo. Mas para a época que ele foi escrito, eu considerei um ótimo romance. Vale muito a pena conhecer.
comentários(0)comente



naju 18/04/2022

ORAI PELA INFELIZ ÚRSULA!
Juro, que vida sofrida hein Úrsula???

Apesar da linguagem extremamente difícil, e do conceito muuuuuito romântico, é um livro muito bom, levando em conta a época que foi escrito.

As críticas à escravidão e ao patriarcado, tratadas de maneira tão necessária e evidente na história, merecem todo o reconhecimento.

A história de vida inspiradora da autora, Maria Firmina dos Reis, (que foi, por muitos anos, APAGADA da história da literatura brasileira) deve ser critério suficiente para todos terem interesse em ler esse romance!
comentários(0)comente



Maiara.Alves 17/04/2022

Necessária!
A obra de Maria Firmina dos Reis foi ignorada por mais de 100 anos e era considerada rara, e só recentemente é que ganhou novas edições, começando a ser reconhecida pela sua importância.

Maria Firmina foi a primeira escritora negra brasileira, em pleno período escravocrata, e escreveu a primeira obra abolicionista no Brasil.

Em Úrsula, o romance que dá título ao livro, é um exemplo clássico do romantismo, com a presença da natureza em seu estado de perfeição, a donzela pura e o amor impossível, em que há a presença de um ser que representa tudo que há de mal e outro que representa o homem perfeito.
Mas o que realmente se destaca em Úrsula não é o romance, mas sim o papel de fala que os escravos possuem, mesmo sendo personagens secundários, em especial Túlio, preta Susana e tio Antero. Susana faz um relato, no mínimo devastador, sobre sua partida de sua terra-mãe África e o sofrimento enfrentado no navio negreiro.

Os demais contos que estão presentes na coleção também representam o romantismo.

Apesar da linguagem rebuscada, é uma obra rica em detalhes e composta de relevantes debates e extremamente bem escrita. Obra maravilhosa, de uma importância tremenda. Maria Firmina necessita cada vez mais ser lida!

comentários(0)comente



Liduina 17/04/2022

Úrsula
Grata surpresa o que encontrei no livro. Uma escrita romântica, com floreios, mas muito gostosa de ler. A autora conseguiu ao longo da trama nos surpreender e mais ainda nos deixar curiosos para descobrir como seria o desfecho. Achei que valeu a pena desfrutar da leitura.
comentários(0)comente



Leninha38 16/04/2022

Não quero contexto histórico, só quero bons livros
Como fã de literatura brasileira digo com sinceridade que isso aqui é uma perda de tempo, e eu raramente acho livros uma perda de tempo. Não serve nem pra horrível, só é mal escrito, sem enredo, sem aprofundamento, sem tempero, sem nada. Só é um clássico por conta do contexto histórico, e eu dispenso contexto histórico, só quero bons livros.
comentários(0)comente



Binapizza 12/04/2022

Ótimo leitura
O que me deixa mais feliz de ler esse livro é imaginar a Firmina escrevendo esse livro. Imaginando os detalhes de cada personagem.
Esse livro é várias obras delas tem um valor imensurável. Eu me sinto honrada. ??
comentários(0)comente



786 encontrados | exibindo 466 a 481
32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR