A Relíquia

A Relíquia Eça de Queiroz
Marcatti




Resenhas - A Relíquia


137 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10


Anota 12/08/2021

"à inutilidade da hipocrisia"
que leitura! que quebra de expectativas! A Relíquia, essa obra tão descarada e tão interessante.

o protagonista, Teodorico, está disposto a fazer de tudo para herdar a herança de sua "titi" Dona Patrocínio das Neves" a beata riquíssima que herdou uma fortuna imensa de seu tio comendador.

Teodorico, depois de ficar órfão, foi acolido pela senhora, que tem uma personalidade muito intolerante a coisas mundanas (inclusive o amor), mas quando vai a faculdade de advocacia, o jovem se depara com a vida libertina e se perde dentre rabos de saia e prostitutas. Na frente de titi, um grande apreciador e temente às coisas santas, mas longe, se delicia nas predições das ruas de Lisboa.

até aceita o desejo da tia para que vá à Jerusalém, a terra santa, para que lhe traga uma Relíquia santa e única que cure seus males, mas a única coisa que Teodorico Raposo deseja é que a velha se vá logo para herdar todo o dinheiro e propriedades que se encontra em seu nome.

Essa personalidade de mulherengo no protagonista me fez ficar um pouco desconfortável por vezes, qualquer mulher jovem e bonita já queria lhe atirar seu charme, mas talvez isso possa fazer sua ruína...

experiência muito boa pela literatura portuguesa através dessa Edição da Panda Books, muitas notas e ilustrações, a melhor coleção de clássicos do mercado editorial, recomendo todos da coleção que se volta para adequar e explicar muitas coisas com uma linguagem que qualquer jovem de hoje entenderia. Não há mais desculpas para não ler clássicos com essa coleção!!!!
comentários(0)comente



elisaalyz 22/07/2021

As últimas páginas são as melhores
Também li esse livro pro vestibular e lembro que eu achava que ia dar duas estrelas até mais da metade do livro, pois eu estava ficando muito entediada com a demora de alguns capítulos e, sinceramente, o livro quase nunca me agradava.

Mas aí chegou o final e eu sinceramente achei que esse final supera todo o resto do livro.
comentários(0)comente



profuilma 20/07/2021

Ele conta a história de um rapaz órfão, criado pela tia, uma mulher fria, hipócrita, muito rica e que se diz defensora da moral cristão. Teodorico Raposo, seu sobrinho, no intuito de receber a herança tenta agradá-la, por isso cria um falso perfil de religioso e fiel a igreja. Mas, na verdade sonha em herdar tudo e viver com todo o luxo e luxúria possível. Ele queria conhecer Paris, a tia negou. Então, consegue que a tia banque uma viagem a Jerusalém, a tia quer uma relíquia cristã, a partir daí, ele começa a se enrolar em romances até que um pequeno equívoco abala seus planos.
E qual será a relíquia que o "Rapozão" trouxe para a tia , leitor?
Você vai morrer de rir!
Vale dizer que Eça de Queirós produziu uma obra com grandes críticas a sociedade da época, principalmente à igreja e a nobreza. Já que a história é uma grande crítica aos falsos cristãos que usam a religiosidade para manipular, condenar e justificar suas próprias maldades.
comentários(0)comente



Alessandra 04/07/2021

Surpreendente!
Uma leitura que me encheu de curiosidade, suspense e divertimento!

A linguagem poética de Eça de Queiroz, enfeita essa crítica ao fanatismo religioso, como florzinhas no caminho de Jerusalém.

Adorei!!!
comentários(0)comente



Vanessa.Masfely 28/05/2021

Uma história interessante e até engraçada pelo grau de hipocrisia do personagem.
Mas é de uma leitura difícil e extremamente descritiva.
Em outro momento posso encontrar com ele de novo, só que mais preparada e, quem sabe, mais interessada.
comentários(0)comente



misy 12/05/2021

religiosidade por interesse
li esse livro por causa da escola, já que estou vendo o realismo. eça de queiroz critica a igreja católica através da sátira, por meio de um personagem chamado teodorico, um homem que queria receber a herança da sua tia, uma mulher extremamente religiosa. a trama gira em torno dessa religiosidade e em uma viagem dele à Palestina.
possui muitas descrições dos personagens e cenários e uma linguagem que pode ser cansativa ao chegar no meio do livro. é uma história que traz muitas das opiniões do autor sobre como conseguir convencer alguém da veracidade das coisas e como existe uma dinâmica de interesses na sociedade. também trás uma conclusão inesperada!!
comentários(0)comente



Raphael Milão 23/04/2021

Mais ou menos
Eu sei que é um clássico, mas achei a leitura um pouco maçante e com isso perdendo um pouco de interesse no livro.
comentários(0)comente



lexsouza 24/03/2021

Crítica a religiosidade instituída
Um Eça mais leve de ler, com passagens engraçadíssimas e críticas a hipocrisia carola das religiões e religiosos. E sim, muita, mas muita, descrição.
comentários(0)comente



ruanzucchi 09/03/2021

As observações do prof. Marcílio, nesta edição, são essenciais e contribuem muito com a leitura. Definitivamente, a melhor no mercado!
comentários(0)comente



Cami 22/02/2021

A Relíquia
Teodorico Raposo é o sobrinho da D. Patrocínio das Neves, velha riquíssima que é muito religiosa. Para agradar a tia e ser digno de herdar suas riquezas, Teodorico finge uma vida religiosa e esconde suas depravações. Devido a saúde fragilizada da velha rica, ele é incumbido a trazer de Jerusalém uma relíquia sagrada que possa melhorar a saúde da tia.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Leticia 16/02/2021

Um clássico
primeiro clássico que eu li, mas eu não gostei muito do enredo da história, também é uma linguagem pouco difícil para se ler na primeira vez, acho que eu vou pegar pra reler outra vez para entender um pouco mais, mas valeu a pena e quem quer ler algum clássico é bom,é uma leitura ok
comentários(0)comente



Clara.Brogliato 15/02/2021

Meu xodó
Criei um grande amor por este livro ao realizar um trabalho e aprofundar mais sobre a vida de Raposão e Titi.
comentários(0)comente



Thais.Nascimento 12/02/2021

Gostei do livro e das críticas que o autor inseriu nessa história por meio das personagens extremamente hipócritas. O que dizer da Dona Patrocínio, se eu pudesse defini-la em uma só palavra diria que ela é cínica, uma mulher extremamente religiosa que se usa como exemplo da santidade e dos bons costumes mas que não tem um pingo de amor ao próximo, caridade ou misericórdia em seu coração. E o Teodorico então, diria que ele é dissimulado, um homem que odeia a vida que tem ao lado da tia, mas que prefere viver uma vida dupla, enganando a todos a arranjar um emprego e viver do próprio sustento. Confesso que gostei das personagens mas os capítulos em Jerusalém me davam sono. No mais é isso, um livro bom com algumas ressalvas.
comentários(0)comente



Mat 11/02/2021

Uma leitura mais fácil do que eu esperava.
Achei que seria mais difícil de ler. Talvez tudo fique mais fácil depois de ler Iracema, hahaha.
Caso você esteja lendo para o vestibular, saiba que no site Jornal da Usp tem um texto muito bom sobre a obra :)
comentários(0)comente



137 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR