Thiago 02/05/2022
Início e final empolgantes, meio sofrido...
Este livro apresenta uma trama com pontos positivos e outros nem tanto. A premissa inicial - uma senhora identificou um assassino em sua cidadezinha e, ao buscar denunciá-lo à Scotland Yard, também é morta - é muito instigante ao leitor, digna das melhores histórias de Agatha Christie.
Além disso, o final é excelente. A autora nos instiga a "descobrir" o culpado por volta de antes da metade do livro só para nos mostrar que, ao final, nada sabíamos. Sem contar que há uma boa dose de vibração no último trecho, sendo esse assassino bastante interessante.
No entanto, há alguns problemas. Esta obra não conta com os dois maiores detetives da autora, Poirot e Miss Marple, o que, por si só, não é ruim. Há diversos romances sem eles que são sensacionais. Contudo, este não é um deles. O condutor da investigação e a maior parte dos suspeitos são completamente sem carisma, o que atrapalha muito a emoção da leitura, pois não torcemos para ninguém. Há até um lugar comum que nada agrega à obra.
Aos fãs de Agatha Christie, este livro pode ser tanto ótimo, por complementar suas coleções, quanto péssimo, por estar muito aquém de seus melhores. Aos leitores comuns, provavelmente será só uma obra mediana.