Perto Do Coração Selvagem

Perto Do Coração Selvagem Clarice Lispector




Resenhas - Perto Do Coração Selvagem


1047 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


adaniborges 23/07/2024

Obra que se realiza em dois planos, alternando entre a vida atual da protagonista (Joana) e sua infância.

Um ritmo sem cronologia, composto conscientemente de forma caprichosa. Uma prosa-poética.

Antonio Candido aponta que Clarice obteve méritos de destaque por fazer o que ninguém fazia na literatura brasileira de sua época, “estender o domínio da palavra sobre regiões mais complexas e mais inexprimíveis, ou fazer da ficção uma forma de conhecimento do mundo e das ideias”.

A protagonista se questiona em vários momentos sobre os mais variados acontecimentos, a constante busca por sentidos e a indagação sobre os mistérios da vida que cercam o homem.

Segundo Antonio Candido, “Clarice aceita a provocação das coisas à sua sensibilidade e procura criar um mundo partindo das suas próprias emoções, da sua própria capacidade de interpretação”.

Um coração selvagem que anseia a liberdade de ser solitária. De possuir sem ser possuída. Joana “era tristemente uma mulher feliz”.
comentários(0)comente



Clariz 21/07/2024

Apaixonada por clarice
"Não, odiar-se-ia mais se já fosse
um tronco imutável até a morte, apenas capaz de dar frutos mas não de crescer dentro de si
mesma. Desejava ainda mais: renascer sempre, cortar tudo o que aprendera, o que vira, e
inaugurar-se num terreno novo onde todo pequeno ato tivesse um significado, onde o ar fosse
respirado como da primeira vez" -pag 41

me desafiei a finalmente ler esse livro dps de enrolar por 6 meses e... ainda bem que eu li. N foi uma leitura facil e eu acho q so consegui absorver uns 40% de tudo que o livro tem pra dar, mas ainda assim foi uma leitura fascinante cheia de reflexoes e que me abre as portas para leituras mais complexas e profundas. Minha meta e ler ele dnv quando eu tiver 22/23 anos que foi quando a Clarice o escreveu.
comentários(0)comente



Isabelle333 21/07/2024

Intenso
?como ligar-se a um homem senão permitindo que ele a aprisione??
e toda narrativa depois dessa frase ( não que antes tenha deixado de ser importante ) foi uma sucessão de explodir minha cabeça 100% do tempo , a leitura por si só foi longa , tanto pela falta de tempo quanto pela escolha de ler Clarice aos poucos , pra mim esse tipo de leitura não é sentar e ler tudo de vez , tendo em vista que ele não é necessariamente um livro que só tem um entendimento, um significado ou propositivo , é o tipo de livro que cada um sente uma coisa , toca as pessoas de formas e jeitos diferentes , e no fim , marca na vida de todos e todas.
comentários(0)comente



Gabriele387 18/07/2024

Sobre criar e sobre liberdade. É difícil às vezes me concentrar na leitura, os devaneios? fazem sentido, depois não to entendendo mais nada.
comentários(0)comente



ellywithbooks 18/07/2024

Perto do coração selvagem
Um livro introspectivo, denso no fluxo de consciência, faz muita gente não entender, mas tem que entender clarice através do sentimento. Joana, a personagem principal, tem muitas questões pessoas e a narradora traz suas questões íntimas para o leitor, eu nem sei como fazer resenha de um livro que traz muito do íntimo das personagens, principalmente Joana, que através da narradora nos faz entender seu ser, pelo seu passado para entender o presente, suas questões com Otávio e Lídia, e consequentemente o seu amante, mostrando como ela age nessas situações da sua vida presente tendo em vista seu passado. :(
comentários(0)comente



Ma Passos 17/07/2024

Clarice é Clarice
É meu terceiro livro dela e eu já estou acostumada com suas obras. Confesso que essa foi uma leitura um pouco mais arrastada que o normal, não de forma negativa, mas tive algumas dificuldades para entender e eu realmente queria absorver o máximo.

Pensar que essa foi a primeira obra dela é insano, mas não surpreende porque estamos falando de Clarice Lispector.

Acho que essa é uma leitura mais difícil, você precisa prestar atenção em cada palavra, se perder uma, já era. Mas isso só acontece nos famosos fluxos claricianos, na narrativa é tranquilo.

História cativante e muito interessante, amo como ela torna histórias cotidianas em algo fascinante. Destaco que, fiquei encantada na parte que narra a infância da personagem, é a melhor narrativa que já vi.

site: https://medium.com/@mapassos/clarice-nasceu-literariamente-brilhante-uma-resenha-de-perto-do-cora%C3%A7%C3%A3o-selvagem-a2e0320b7266
comentários(0)comente



Anna 17/07/2024

Denso e intenso
Achei que nunca fosse terminar esse livro, mas não abandonei ?????? achei a escrita um pouco densa (por causa da chuva de pensamentos e questionamentos existenciais da Joana), é um livro bem intenso e passei menos tempo tentando entender as passagens e mais tempo sentindo o que cada uma daquelas palavras provocavam em mim. É difícil de acreditar que tenha mesmo sido o primeiro livro da Clarice, eu com a idade dela só pensava em abobrinha enquanto ela escrevia simplesmente uma obra fascinante?
comentários(0)comente



jurdangf 17/07/2024

?
"Agora os pensamentos já se solidificavam e ela respirava como um doente que tivesse passado pelo grande perigo."
nossa que livro bom !! me identifiquei demais e senti as palavras como um aviso, um conselho.
comentários(0)comente



malu 16/07/2024

Essa leitura foi meu primeiro contato com a obra de clarice lispector, não foi uma leitura fácil, a transmutação da protagonista quase o tempo todo torna a leitura um pouco cansativa, pois exige atenção o tempo todo, mas valeu a pena não desistir de terminar , é intenso, é questionador, é incômodo, é clarice lispector
comentários(0)comente



julhiasz 15/07/2024

Simplesmente surreal, eu tinha esse livro há muito tempo e sempre empurrava porque sentia que iria demandar uma atenção mais forte. Realmente demandou muito de mim, mas de uma forma boa, profunda, que eu não esperava. Me fez precisar parar a leitura diversas vezes para me afastar e me aproximar, entender o que estava acontecendo na narrativa.
Esse é o primeiro livro da Clarice Lispector, e desde desse primeiro é perceptível a genialidade dessa mulher. A escrita profunda, a exposição do eu autor e personagem, o fluxo de tempo e mudanças de narrativa no meio da história.
Clarice sempre sendo genial!
comentários(0)comente



gabielalala 14/07/2024

Clarice tem um jeito de falar coisas que passaram pela minha cabecinha mas nunca soube expressar. E que personagem é a Joana???? Agnt não só conhece ela mas todo o mundo particular dentro dela.
comentários(0)comente



gslly.y 10/07/2024

"meu desespero é seco como as areias do deserto...
... e minha perplexidade me sufoca"

acho que esse é o primeiro livro da Clarice que eu termino e fico embasbacada sem saber como explicar ele. tudo sobre esse livro é complexo. acho que representa muito bem a coisa estranha e selvagem que é a vida e ter consciência de sua existência mas sem saber como lidar

alguns dos meus trechos favoritos:

"se o brilho das estrelas dói em mim, se é possível essa comunicação distante, é que alguma coisa quase semelhante a uma estrela tremula dentro de mim"

"mal posso acreditar que tenho limites, que sou recortada e definida. sinto-me espalhada no ar, pensando dentro das criaturas, vivendo nas coisas além de mim mesma"

"um dia virá em que todo meu movimento será criação, nascimento, eu romperei todos os nãos que existem dentro de mim, provarei a mim mesma que nada há a temer"
comentários(0)comente



fefexx 09/07/2024

Meu primeiro Clarisse
Recomendo muito!! Tive um pouco de dificuldade em ler porque não sou acostumada com a escrita da Clarice (inclusive me identifico muito com a progressão da escrita dela, parece os meus pensamentos), tenho de dizer que adorei e com toda certeza quero continuar a ler suas obras. ??

?Agora os pensamentos já se solidificavam e ela respirava como um doente que tivesse passado pelo grande perigo. Alguma coisa ainda balbuciava dentro dela, porém seu cansaço era grande, tranquilizava seu rosto em máscara lisa e de olhos vazios. Das profundezas a entrega final. O fim...?
comentários(0)comente



Júlia 07/07/2024

A inquietude da mente é atemporal
O livro é antigo, mas a angústia é sempre atual.
a escrita em formato de fluxo de consciência me agrada muito, já que permite a compreensão de um sentimento, mesmo que ainda não experimentado, no momento em que leio.
amo as reflexões de joana sobre o passado não ter que definir o futuro, ou pelo menos não desejar que fosse assim. a importância de uma decisão, a multiplicidade do ser, frustar-se, submeter-se etc.
escrita desconcertante. o próprio questionamento de ?para que serve a felicidade, se o ato de buscá-la seria admitir que agora sou triste?? me pega.

?Talvez fosse apenas falta de vida: estava vivendo menos do que podia.?

?mas não importa, encontro a maior serenidade na alucinação. É curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer, porque no momento em que tento falar não só não exprimo o que sinto como o que sinto se transforma lentamente no que eu digo.?

?Vamos chorar juntos, baixinho. Por ter sofrido e continuar tão docemente.?

?Que você não saiba qual o maior homem da atualidade apesar de conhecer muitos deles, está bem. Mas que você não saiba o que você mesma sente, é que me desagrada.?

?admitir que talvez só encontre felicidade se for buscá-la nas fontes pequenas. Ou senão morrerei de sede.?

?Amo mais o que quero do que a mim mesma.?

?É necessário certo grau de cegueira para poder enxergar determinadas coisas.?

?Onde se guarda a música enquanto não soa? que façam harpas de meus nervos quando eu morrer.?

?Deus, como ela afundava docemente na incompreensão de si própria.?

?Erguerei dentro de mim o que sou um dia.?
comentários(0)comente



Lucas990 05/07/2024

Esse foi o livro da Clarice que eu menos gostei.
A história em si é boa, mas achei um pouco cansativa. Claro que o problema pode estar em mim, eu ando na maior preguiça de ler um livro ultimamente, e resolvi iniciar essa leitura bem no meio dessa fase.
Para além dessa minha meia culpa, eu não consegui me interessar tanto pela vida da protagonista, algumas partes são bem chatas, o que é uma pena.
Minha opinião sobre o livro não tira minha admiração pela autora, na verdade, tira um pouco minha admiração por mim mesmo.
comentários(0)comente



1047 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR