Chanel.Gigi 25/04/2021
Vi veri veniversum vivus vici
Primeiramente, o livro se trata de uma história em quadrinhos, um formato que eu nunca li além da turma da Mônica e Luluzinha (risos). Portanto, foi uma experiência completamente nova pra mim. Após a leitura pude concluir que esse formato deixa a história muito mais dinâmica e simples de ler, uma vez que a imaginação através das imagens já está visualmente feita. A única preocupação que tive foi em acompanhar o enredo, uma vez que os acontecimentos decorrem muito rapidamente. Ademais, muitos personagens "secundários" estão presentes e ganham espaço conforme a leitura anda. As vezes o autor da foco maior pra um, as vezes esquece de outro, mas é claro, tudo gira em torno do V.
Muitas referências estão presentes nesse livro e, em sua totalidade, são geniais (se você entender, claro hahaha). Apesar de ter uma explicação das referências no final da hq, as vezes elas se tornam massivas. Faz parte da estética do livro e compreendo isso, sem isso a identidade seria um pouco comprometida, porém não é algo que me agrada tanto pela enorme quantidade presente. Outra coisa que me desagrada é os enigmas intermináveis de V que, apesar de comporem uma parte importante da harmonia do personagem principal, se tornam intragáveis em algumas partes. Mas isto é apenas um gosto pessoal meu, gosto das coisas explicadas detalhadamente.
Eu diria que é uma leitura com muitas descobertas, não chegando a ser um plot, pois o enredo continua seguindo como deveria. A ambientação da história também me agrada muito pois, apesar de ser um mundo distópico para nós, tem muita semelhança com a realidade vigente. O fato de se tratar de um governo autoritário também é outro fator interessante na história e, principalmente, a identidade que o V assume devido a isso. V não é uma pessoa, é uma ideia, um conceito de governo melhor.
O fim não me desagradou mas também não fez o contrário. É o fim que o livro merecia, que o personagem merecia. Chega a ser poético, se não trágico. Entretanto, como não gosto desse elemento "o resto fica para a imaginação do leitor", me incomodou muito a falta de respostas de como o sistema governamental ficou após os acontecimentos finais.
Em suma, é um livro que recomendo. É uma obra genial com muitas elementos próprios que não se assemelham a nenhuma características de histórias parecidas.
Finalizado em: 25-04-2021