Flavia_Marcato 21/09/2012Cinquenta Tons Mais Escuros - E L James - Trilogia Fifty Shades (Livro 2)Notas para leitura:
i. Se você está lendo a resenha do 2º livro da trilogia Fifty Shades, entendo que você já leu o primeiro;
ii. Este texto POSSUI SPOILERS DO 1º LIVRO da trilogia;
Retomando o fim do FSoG:
No fim do 50 tons de cinza, a Ana pede para que o Grey lhe mostre o qual a pior dor que ele pode lhe causar, e advinha o que acontece? Ele lhe causa dor e ela o deixa! Sinceramente o que ela esperava? Não me conformo com o fim do primeiro, não pelo fato dela tê-lo deixado, mas porque ela o deixa por uma coisa que ela o deixou fazer, isso sem mencionar a palavra de segurança que ela não usou!
Ela teve pelo menos um trilhão de motivos para largá-lo, e quando o fez, foi por uma coisa que ela pediu para ele fazer... Enfim!
Em Fifty Shades Darker:
Se passaram três dias desde os acontecimentos do FSoG e o Christian faz uma nova proposta a Ana. Com o objetivo de não perdê-la ele entra no modo fofo/encantador/sensacional/apaixonante (isso sem contar os habituais modos sensual/lindo/possessivo/ciumento/super protetor).
Os dois começam em fim a namorar, no sentido mais baunilha da palavra, e devo confessar que os primeiros capítulos do livro são muito engraçadinhos (“Eu não vou tocar em você até você me implorar”), mas num contexto geral o livro é uma fofura só.
Acho que porque sou uma eterna romântica, tenho essa tendência a amar esse 2º livro, achando-o inclusive melhor que o primeiro. É encantador sabe!
Mas como a historia não pode ficar só focada somente em Ana e Grey, temos o Jack Hyde que aparece no final de FSoG e vai ter uma participação bem ativa em FSD, além de Leila (Lembra? ela colocou Toxic da Britney no Ipod do Christian!) e a tão odiada e detestada Sra. Robinson.
Achei legal o lance com a Leila e tudo o mais, a historia do Hyde eu meio que saquei de cara, mas a Sra Robinson, ahhh eu queria que ela aparecesse mais! Eu queria que ela fosse uma grande vilã, dessas que merecem ser lembradas, mas no fim ela é só uma pessoa detestável!
O conteúdo adulto neste livro parece menos intenso que no primeiro e tem menos destaque, mas aqui a escrita da autora melhora consideravelmente, e inclusive temos menos menções ao inconsciente e a deusa interior de Ana (não que eu me incomodasse com isso).
A única coisa que me incomodou é que o cliffhanger de FDS não é nem de longe tão bom quando to de FSoG e isso acaba reduzindo um pouco a sensação de desespero pelo próximo, mas nada serio!
Em suma, esse segundo livro é melhor que o primeiro da trilogia, e eu recomendo amplamente, é um romance sensacional que merece muito ser lido. E o fim embora não seja sensacional é de uma fofura sem igual!
P.S.: Se eu produzisse o filme, este teria como música tema a The Scientist – Coldplay (www.youtube.com/watch?v=EqWLpTKBFcU)